#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novo cenário

20-12-2017 | 05:02
Por Liga Nacional de Basquete

Em confronto diferente contra o irmão Marcelinho, Duda Machado aponta alto nível do clássico desta quinta-feira entre Bauru e Flamengo: “duelo especial”

Duda e Marcelinho Machado se enfrentarão pela 7ª vez na história do NBB CAIXA, mas a 1ª em um clássico do basquete nacional (Luiz Pires/LNB)

Sempre um atrativo para lá de interessante, o confronto entre os irmãos Duda e Marcelinho Machado não é uma coisa nova. Depois de atuarem por cinco temporadas juntos no Flamengo, o caçula Duda seguiu carreira solo e atuou por Macaé, Rio Claro e Solar Cearense e agora Sendi/Bauru. Ao todo, foram seis partidas entre eles NBB CAIXA – duas vitórias para o mais novo e quatro para o mais velho.

Mas desta vez, o duelo entre os irmãos Machado acontecerá em uma condição um tanto quanto diferente. Com a ida de Duda para o Bauru, o confronto será realizado pela primeira vez na situação de clássico, envolvendo duas das maiores potências da modalidade do país que já fizeram duas Finais decisões de NBB CAIXA. O jogo será nesta quinta-feira (21/12), em São Carlos (SP), com transmissão ao vivo via Facebook Live na página do NBB.

Os irmãos também já se enfrentaram em um Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas, em 2016, na cidade de Mogi das Cruzes (SP). Na ocasião, Marcelinho entrou na disputa como atual bicampeão, mas Duda, que na época atuava o Solar Cearense, estragou a festa do irmão mais velho e ficou com o título da disputa de arremessos longos pela primeira vez.

“É sempre uma ocasião especial poder estar em quadra com meu irmão. Bauru e Flamengo são dois dos maiores times do basquete brasileiro, prova disso é que foram finalistas em duas das três últimas edições do NBB. Tenho certeza que será um duelo especial para nós, com cada um defendendo suas cores, mas, principalmente para o torcedor que vai acompanhar um duelo de alto nível com dois times que lutam sempre por títulos”, disse Duda.

Se tratando da disputa direta entre eles no NBB CAIXA, Marcelinho leva vantagem nas vitórias, com seis contra apenas duas do irmão. Mas no quesito pontos, Duda está na frente. Nas seis partidas, o caçula somou 117 (média de 19,5 por jogo), contra 100 do camisa 4 rubro-negro (16,6 por jogo). Atualmente, o atleta do Bauru tem média de 11,1 pontos por partida, enquanto o ala de 42 anos tem 5,2 pontos de média.

Além de toda a rivalidade existente no clássico, Bauru e Flamengo farão um confronto por posições no G-4 da atual temporada do NBB CAIXA. O Dragão está na quinta colocação, beirando o grupo dos quatro primeiros, com campanha de cinco vitórias e três derrotas (62,5% de aproveitamento). Já o rubro-negro carioca se encontra em terceiro, com quatro triunfos e apenas um revés (80% de aproveitamento).

+Confira a tabela de classificação completa da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA

“Será um jogo entre dois times que entraram no campeonato como favoritos a chegar nos playoffs decisivos, pelo histórico e pela força dos elencos. É um jogo que exige atenção do início ao fim, e uma postura defensiva muito consolidada para vencer”, analisou o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.