#JOGAJUNTO

Mais basquete

Promessa de espetáculo

10-10-2014 | 05:51
Por Liga Nacional de Basquete

No 2º jogo da NBA no Brasil na história, Cavaliers e Heat duelam neste sábado, na HSBC Arena; partida marcará o reencontro de LeBron James com seu ex-time

Duelo entre os ex-companheiros de time Dwayne Wade e Lebron James será uma das atrações do duelo (Montagem/LNB)

Duelo entre os ex-companheiros de time Dwayne Wade e LeBron James será uma das atrações do jogo entre Heat e Cavaliers (Montagem/LNB)

Chegou a hora do segundo duelo entre times da NBA em solo brasileiro na história. Neste sábado, às 18 horas (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do canal SporTV 2, Cleveland Cavaliers e Miami Heat se enfrentarão na partida que que marcará o reencontro de LeBron James com seu ex-time. O duelo faz parte da programação do NBA Global Games, espécie de turnê das equipes da liga norte-americana durante a pré-temporada pelos quatro cantos do mundo.

Depois de fazer o primeiro jogo no Brasil no último ano, com a vitória do Chicago Bulls sobre o Washington Wizards, também na HSBC Arena, a NBA colocou o país sul-americano novamente no roteiro dos jogos internacionais e, mais uma vez, com uma equipe que conta com um brasileiro em seu plantel.

Em 2013, o pivô Nenê Hilário, dos Wizards, teve a oportunidade de atuar em solo verde-amarelo e, agora, será a vez de Anderson Varejão ter a honra de jogar em casa. Dono da camisa 17 dos Cavaliers desde 2004, o pivô brasileiro é uma das referências da equipe agora comandada pelo técnico David Blatt.

“Estou realizando um sonho. Para mim, há alguns anos, jogar uma partida da NBA no Brasil sequer passava pela cabeça. Agora está acontecendo. Fico feliz em fazer parte de um momento tão especial como este, não só para o Brasil, mas para o basquete e, principalmente, para mim”, declarou Varejão.

"Dono da festa": Varejão contará com o apoio da torcida brasileira no duelo deste sábado (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

“Dono da festa”: Varejão contará com o apoio da torcida brasileira no duelo deste sábado (Alexandre Loureiro/Inovafoto)

Apesar de ser apenas a segunda partida do time de Miami e a terceira do esquadrão de Cleveland na preparação para a temporada 2014/2015 da NBA, ao jogo que acontecerá no Rio de Janeiro terá um sabor especial. O duelo marcará o reencontro do ala LeBron James, que retornou ao Cavaliers, com a equipe em que atuou por quatro anos e conquistou dois títulos da liga norte-americana.

Para a excursão em solo brasileiro, que teve início na última quarta-feira e contou com diversas atividades fora das quadras também, como clínicas com crianças e visitas a pontos turísticos do Rio de Janeiro, as duas equipes vieram com seus elencos completos. Porém o Cleveland Cavaliers pode ter um importante desfalque para o jogo na HSBC Arena.

Com uma lesão no tornozelo direito, o jovem armador Kyrie Irving, eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da última Copa do Mundo e também da edição passada do All-Star Game (Jogo das Estrelas) da NBA, não participou dos dos treinamentos realizados pela equipe no Rio de Janeiro e deve ficar de fora do confronto que contará com a participação de diversas estrelas do basquete mundial.

Mesmo se o desfalque de Irving realmente se confirmar, o fã brasileiro não terá do que reclamar. Além de James e Varejão, o Cavaliers também conta com os serviços do ala/pivô Kevin Love, escolhido para as três últimas edições do All-Star Game e contratado para esta temporada junto ao Minnesota Timberwolves. Por sua vez, o Heat tem em seu plantel jogadores consagrados como Dwayne Wade e Chris Bosh, além de Luol Deng, que chegou para ocupar o lugar de Lebron no quinteto inicial.

A cidade do Rio de Janeiro foi mais uma vez a cidade escolhida para abrigar o embate entre os esquadrões norte-americanos. Palco dos principais eventos recentes de basquete em solo brasileiro, a HSBC Arena receberá os craques da NBA pelo segundo ano seguido. O ginásio localizado na Barra da Tijuca, na capital carioca, recebeu as duas últimas finais do NBB, recentemente sediou a disputa da Copa Intercontinental 2014, que consagrou o Flamengo como campeão mundial, e agora abrigará o confronto entre Cavaliers e Heat.

HSBC Arena vem se tornando a "casa do basquete" nos últimos anos (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

HSBC Arena vem se tornando a “casa do basquete” nos últimos anos (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)