#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Próximos passos

02-06-2014 | 04:43
Por Liga Nacional de Basquete

Depois do tricampeonato do NBB, Flamengo terá desafios importantes logo no início da próxima temporada: Copa Intercontinental e partidas contra times da NBA

Time do Flamengo

Campeão de tudo na temporada, Flamengo terá Maccabi Tel Aviv e times da NBA pela frente (Luiz Pires/LNB)

A temporada 2013/2014 do Flamengo ficará marcada na história do basquete do clube. Com três títulos nas três competições que participou – Estadual, Liga das Américas e NBB –, a equipe rubro-negra entrará no merecido período de férias, mas depois, logo no início da próxima temporada, terá duas verdadeiras pedreiras de nível internacional pela frente.

No final do mês de setembro, os comandados de José Neto disputarão a Copa Intercontinental diante do Maccabi Tel Aviv, de Israel. O torneio que envolve o campeão da Liga das Américas e o dono do título da Euroliga e vale o título mundial de clubes da modalidade da bola laranja.

Disputado em duas partidas – em caso de uma vitória para cada lado, o saldo de cestas definirá o campeão -, a competição organizada pela FIBA (Federação Internacional de Basquete) acontecerá Rio de Janeiro (RJ), em datas e local ainda a serem definidos pela entidade máxima do basquete mundial.

No último ano, o Pinheiros/SKY, campeão da Liga das Américas 2013, mediu forças com o Olympiacos (GRE), então campeão europeu, no retorno da Copa Intercontinental. Realizada entre os anos de 1966 e 1987 – somente entre 1971 e 1973 a competição não foi disputada -, a competição chegou a ser revivida em 1996, mas não teve continuidade.

Em 2013, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a volta do torneio e os gregos acabaram levando a melhor sobre o clube paulista, em disputa realizada na cidade de Barueri (SP). Agora será a vez do Flamengo tentar dar ao Brasil o segundo título da Copa Intercontinental na história – o primeiro foi com o Esporte Clube Sírio, em 1979.

Campeão da Euroliga, Maccabi Tel Aviv será o adversário do Flamengo no Mundial (Divulgação/FIBA)

Campeão da Euroliga, Maccabi Tel Aviv será o adversário do Flamengo no Mundial (Divulgação/FIBA)

“Nosso pensamento é de vencer o Maccabi. Eles têm um investimento maior do que o nosso, mas isso não ganha o jogo. Vamos em busca do título para colocar o Flamengo no topo do mundo”, declarou o experiente ala Marcelinho, que seguirá na equipe na próxima temporada.

Já no mês seguinte, em outubro, a equipe da Gávea se prepara para, talvez, um dos maiores desafios da história do clube e um dos maiores do basquete brasileiro, inclusive. Em convite feito pela NBA, o Flamengo participará da pré-temporada das equipes da liga norte-americana e fará dois jogos nos Estados Unidos.

O convite segue os moldes do que é feito com clubes da Euroliga, inaugurando um intercâmbio sem precedentes no basquete nacional e dando força à atuação da NBA no país . Além da ida do Flamengo aos Estados Unidos, a liga norte-americana confirmou a realização do segundo jogo oficial de pré-temporada no país, dia 11 de outubro, com Miami Heat e Cleveland Cavaliers. Em 2013, Chicago Bulls e Washington Wizards se enfrentaram no Rio de Janeiro.

“É um sonho meu jogar contra os jogadores da NBA. Conheço alguns jogadores de lá e será muito legal para o nosso time e para o basquete crescer no Brasil. É uma grande oportunidade e tenho certeza que será muito bom”, declarou o pivô norte-americano do Flamengo, Jerome Meyinsse, eleito o MVP da Final do NBB 2013/2014.

Acordo foi selado em reunião com dirigentes do Flamengo e da NBA Brasil

Acordo foi selado em reunião com dirigentes do Flamengo e da NBA Brasil (Divulgação)