#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Que venha o Final Four!

23-02-2015 | 12:43
Por Liga Nacional de Basquete

Bauru derruba o Pioneros (MEX), segue invicto na Liga das Américas e avança ao Fínal Four com a liderança do Grupo E; São José perde para o Regatas (ARG) na última bola

Bauru, do inspirado armador Ricardo Fischer, bateu o Pioneros garantiu a liderança do Grupo E (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Bauru, do inspirado armador Ricardo Fischer, bateu o Pioneros garantiu a liderança do Grupo E (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Na noite deste domingo, o Paschoalotto/Bauru entrou em quadra já classificado ao Final Four da Liga das Américas 2015 e decidiu primeiro lugar do Grupo E diante do também garantido na próxima fase Pioneros de Quintana Roo (MEX). Em duelo disputado, os brasileiros superaram os donos da casa, em pleno Poliforum Benito Juarez, em Cancún (MEX), por 92 a 79, e garantiram a liderança da chave com 100% de aproveitamento.

Por se tratar do encontro entre os dois primeiros colocados da chave, Bauru e Pioneros fizeram um grande jogo, marcado pelo alto nível. Em meio a muita disputa, os brasileiros tiveram dificuldades nos três primeiros períodos, mas sacramentaram sua vitória através de um grande último quarto, vencido por 28 a 15, e conheceram sua sexta vitória em seis jogos na Liga das Américas 2015.

Os destaques do Bauru da partida que encerrou as disputas do Grupo E ficaram por conta do armador Ricardo Fischer, responsável por 19 pontos, oito assistências e seis rebotes, do ala Alex Garcia, com 17 pontos, cinco sobras e cinco assistências, do ala/pivô Jefferson William, que anotou 17 pontos e seis rebotes, além de Rafael Hettsheimeir e Robert Day, com 12 e 11 pontos, respectivamente.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Bauru e Pioneros (MEX)

“Os resultados são frutos de muito trabalho. Todos estão trabalhando muito por esse time e na noite de hoje tivemos a capacidade de jogar na casa de um adversário competente como o Pioneiros e conquistar uma vitória expressiva marcando 92 pontos”, afirmou Guerrinha.

Apesar da derrota, o cestinha da partida veio da equipe mexicana: o ala Romel Beck, que saiu do banco de reservas, acertou seis bolas de 3 pontos e totalizou expressivos 28 pontos. Outros destaques do Pioneros ficaram por conta do armador norte-americano Brody Angley, com 17 pontos, e de seu compatriota, o pivô Justin Keenan, autor de um duplo-duplo de 12 pontos e dez rebotes.

Atual campeão sul-americano, Bauru chega ao Final Four invicto na Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Atual campeão sul-americano, Bauru chega ao Final Four invicto na Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Agora, os bauruenses aguardam as disputas do Grupo F para conhecer seu adversário na primeira rodada do Final Four. Por terem ficado em primeiro no Grupo E, os comandados do técnico Guerrinha enfrentarão o vice-líder do outro quadrangular semifinal, enquanto que o Pioneros medirá forças com o primeiro colocado.

Com o atual campeão Flamengo, o Trotamundos (VEN), Halcones Rojos (MEX) e Peñarol de Mar del Plata (ARG) briga pelas duas últimas vagas no Final Four, as disputas do Grupo F acontecerão entre os dias 27 de fevereiro e 01 de março na cidade de Mar del Plata (ARG). Os rubro-negros farão sua estreia diante do Halcones, na sexta-feira, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Enquanto aguarda o Final Four da Liga das Américas, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março em sede ainda não definida, o Bauru fará três partidas pelo NBB, onde é líder absoluto, diante do Unitri/Pilhas Energizer (26/02) e Minas Tênis Clube (28/02), ambas no Ginásio Panela de Pressão, e contra a Liga Sorocabana (02/03), fora de casa.

São José é derrotado no último segundo

Na primeira partida da rodada final do Grupo E, o São José encerrou sua participação na Liga das Américas 2015 com derrota para o também eliminado Regatas Corrientes (ARG), com bolas de 3 pontos do garoto Arengo no estouro do cronômetro, no Poliforum Benito Juarez, na cidade de Cancún (MEX), pelo placar de 89 a 86.

São José chegou a ter 15 pontos de frente, mas foi superado pelo Regatas, de Arengo, na última bola (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

São José chegou a ter 15 pontos de frente, mas foi superado pelo Regatas, de Arengo, na última bola (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Depois de perder o primeiro quarto (25 a 22), a equipe do técnico Zanon sobrou em quadra nos dois períodos seguintes e chegou a ter 15 pontos de vantagem. Mas quando tudo parecia caminhar para uma tranquila vitória, os argentinos reagiram no último quarto e, com bola de 3 pontos do ala/armador Arengo no estouro do cronômetro, viraram o jogo e venceram de maneira emocionante.

Juan Pablo Arengo, de apenas 18 anos, foi um dos destaques do Regatas em quadra e anotou 14 pontos, 12 deles oriundos de quatro tiros para 3 pontos. O pivô norte-americano Hakeem Rollins, que chegou a ser anunciado pelo Winner/Limeira no início da temporada mas não teve sua vinda ao Brasil concretizada por problemas particulares, dominou os garrafões e registrou um duplo-duplo de 27 pontos e 12 rebotes.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas de São José e Regatas Corrientes (ARG)

Fundamental na reação argentina em quadra foi o armador Philip Hopson, que entrou em quadra somente no terceiro quarto e marcou 16 pontos e distribuiu seis assistências. Pelo lado do São José, cinco atletas anotaram dez ou mais pontos: o ala Dedé (18), os norte-americanos Jimmy Baxter (15) e Andre Laws (14), e os pivôs William Drudi (12) e Renan Lenz (10).

Confira horários (de Brasília) e resultado das partidas do Grupo E da Liga das Américas 2015:

Sede: Cancún (MEX)

– 20/02 (Sexta-feira)
Paschoalotto/Bauru 90 x 70 Regatas Corrientes (ARG)
Pioneros de Quintana Roo (MEX) 85 x 71 São José/Unimed

– 21/02 (Sábado)
São José/Unimed 67x 95 Paschoalotto/Bauru
Regatas Corrientes (ARG) 58 x 70 Pioneros de Quintana Roo (MEX)

22/02 (Domingo)
São José/Unimed 86 x 89 Regatas Corrientes (ARG)
Pioneros de Quintana Roo (MEX) 79 x 92 Paschoalotto/Bauru