#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Reencontro especial

16-03-2016 | 06:50
Por Liga Nacional de Basquete

Ídolo da torcida mogiana, Gustavinho, do Caxias, faz novo reencontro com o Hugo Ramos no Desafio de Habilidades e espera por “sabor especial” na experiência

Gustavinho torcida

Gustavinho é ídolo da torcida do Mogi e fará mais um reencontro com o Hugão no Desafio de Habilidades (Cleomar Macedo/Helbor)

Não será um Desafio de Habilidades qualquer para Gustavinho Lima e para o torcedor de Mogi das Cruzes. Um dos maiores ídolos da história recente do basquete mogiano, o armador do Banrisul/Caxias Basquete reencontrará o Hugo Ramos mais uma vez, agora na disputa individual das habilidades do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, que acontecerá neste domingo (20/03), às 10 horas, com transmissão ao vivo dentro do programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

Símbolo de raça e liderança da equipe do Alto Tietê nas quatro temporadas em que ficou por lá, Gustavinho criou raiz nos corações da torcida de seu ex-clube e por isso é fortemente reconhecido e ovacionado toda vez em que volta na cidade. No Desafio de Habilidades, o jogador espera ser aplaudido no Hugão mais uma vez e não esconde a ansiedade para mais este reencontro.

+Quer ver o Gustavinho em ação no Hugo Ramos? Clique aqui e compre seu ingresso

“Passei um tempo muito feliz da minha vida no Hugão e será muito legal reencontrar a torcida mais uma vez. Agora, que não será jogando contra o Mogi, e sim num momento de descontração, será mais legal ainda. Foi muito bom a sede do Jogo das Estrelas ser Mogi, que é uma cidade com muita tradição e que nos últimos anos vem se tornando a capital do basquete. Com certeza terá um sabor especial competir diante da torcida que me contagiou por tantos anos na minha vida”, declarou Gustavinho.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Mogi das Cruzes chegou ao vice-campeonato da Sul-Americana em apenas três anos de projeto (Cleomar Macedo/Helbor)

Com o Mogi, Gustavinho foi vice-campeão da Liga Sul-Americana (Cleomar Macedo/Helbor)

Com a camisa mogiana, Gustavo Santos Pereira Lima conquistou o título da Supercopa Brasil 2012 e levou a equipe ao NBB. Nele, o armador de 30 anos disputou três temporadas com o Mogi e esteve presente na histórica ida à semifinal e a quarta colocação da edição 2013/2014. De quebra, o camisa 4 ajudou o Mogi a ser vice-campeão da Liga Sul-Americana 2014, o primeiro torneio internacional da nova era do basquete da cidade.

+Saiba mais: Espaço #JogaJunto será a área oficial de lazer do Jogo das Estrelas 2016

“Foi um período que ficou marcado na minha vida, pela torcida, pela maneira que fui recebido. Às vezes me arrepiar só de lembrar, de ver alguns vídeos. Aquele time fez a cidade voltar a pegar gosto pelo basquete, o que ficou muito tempo adormecido por não ter time. Mas aquela equipe despertou essa paixão da torcida, que vive intensamente o basquete até hoje. Tenho um carinho muito grande pelo Mogi, mesmo à distância, sigo torcendo por eles nos torneios internacionais. Gosto muito da cidade e só tenho amigos no time”, comentou o armador do Caxias.

Disputar o Desafio de Habilidades do NBB não será uma novidade para Gustavinho, que já participou duas vezes da disputa, e em uma delas, inclusive, foi o vice-campeão. Isso aconteceu no ano de 2013, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), quando foi superado apenas pelo tricampeão Fernando Penna, hoje no Rio Claro Basquete.

Gustavinho

Ainda no Mogi, Gustavinho foi vice-campeão do Desafio de Habilidades de 2013, em Brasília (João Pires/LNB)

Em sua terceira oportunidade na disputa dos mais habilidosos do maior campeonato de basquete do país, o representante do Caxias terá como adversários nomes de peso, como o dono da casa Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor), Rafa Luz (Flamengo), Deryk Ramos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília), Humberto (EC Pinheiros), Kojo Mensah (EC Vitória), André Góes (Macaé Basquete) e o atual campeão Thiaguinho (Franca Basquete).

“Será minha terceira participação, uma bateu na trave e espero fazer bonito dessa vez. Mas acho que o que realmente vale é se divertir. Todos estão credenciados a vencer, pois só tem craque. Tem que ter tranquilidade e se divertir. O grande barato do basquete é fazer o que gosta e se divertir. Quem estiver mais tranquilo, com a cabeça mais leve, vai vencer. Espero sair com esse título diante da torcidona do Mogi”, finalizou Gustavinho.

O Desafio de Habilidades

Implantado na programação do Jogo das Estrelas do NBB em 2011, o Desafio de Habilidades é uma competição que mistura agilidade e precisão. Os participantes percorrem um circuito com oitos estágios, que variam entre dribles, passes e arremesso. A competição nada mais é do que uma corrida contra o relógio. Vence quem fizer o menor tempo.

Primeiro, o jogador executava uma bandeja ou enterrada, logo após isso ele passava em zigue-zague por quatro obstáculos e realizando um passe direto dentro de um arco. Logo após o passe, o competidor arremessava uma bola de 3 pontos. Ao converter o tiro longo, ele realizava um passe picado novamente sobre o arco.

Logo após isso, ele passava novamente pelos obstáculos em zigue-zague e acabava com uma bandeja ou enterrada. Em suas três primeiras edições, o Desafio de Habilidades teve um único campeão, Fernando Penna. Já nos dois últimos anos, os vencedores foram Nezinho e Thiaguinho, curiosamente companheiros de Franca Basquete atualmente.

O Jogo das Estrelas 2016

Com sede em Mogi das Cruzes, cidade localizada próxima à capital do Estado de São Paulo, o Jogo das Estrelas 2016 será realizado nos dias 19 e 20 de março, no Ginásio Professor Hugo Ramos, e mais uma vez reunirá os principais astros da competição nacional.

No primeiro dia (19/03), às 18h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV, será realizado o jogo entre os melhores brasileiros e estrangeiros que disputam a atual edição do maior campeonato de basquete do país. Pelo sexto ano consecutivo acontecerá o confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo. O esquadrão verde-amarelo venceu as últimas quatro edições e lidera o histórico do duelo por 4 a 1.

Depois, no segundo dia do evento serão realizados o Arremesso das Estrelas, o Desafio de Habilidades e os Torneios de 3 Pontos e Enterradas. Toda a programação que acontecerá na manhã de domingo (20/03) terá transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular.