#JOGAJUNTO

LDB

LDBa todo vapor

28-08-2019 | 06:48
Por Liga Nacional de Basquete

Jogadores decisivos, vitórias elásticas e mais: confira tudo o que aconteceu no segundo dia da 2ª etapa da LDB 2019

O segundo dia de jogos da segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 chegou ao fim.

Com seis partidas realizadas, três no Ginásio Antonio Prado Jr e três no Continental Parque Clube, tivemos manutenção de invencibilidade do Pinheiros, primeira vitória do Minas Tênis Clube e triunfos importante de Sesi Franca Basquete, Flamengo, Corinthians e Praia Clube/Gabarito.

Confere aí tudo que rolou na maior competição de base do basquete brasileiro!

+ Tabela de classificação da LDB 2019

#1 – ADRM/Maringá 60 x 66 Minas Tênis Clube

Na primeira partida do dia, realizada no Ginásio Antonio Prado Jr, o Minas Tênis Clube conseguiu sua primeira vitória na LDB 2019. Em partida decidida na prorrogação, a terceira do time na competição, a equipe mineira venceu o ADRM/Maringá, por 66 a 60, e pôde comemorar o primeiro triunfo.

No confronto das duas equipes que ainda não tinham vencido, o Maringá começou melhor. No primeiro quarto, o time paranaense impôs seu ritmo e abriu uma boa vantagem (17 a 5). A reação do Minas só aconteceu no último quarto, quando a equipe tirou a desvantagem de 14 pontos e levou a decisão para a prorrogação.

+ Fotos da partida

Um dos destaques Sub-18 da competição, Tiago foi decisivo no triunfo do Minas (Luiz Pires/LNB)

No tempo extra, brilhou a estrela do ala/pivô Tiago Dias, do Minas. Discreto no jogo até então, com apenas quatro pontos, o jogador de 18 anos foi responsável por 12 dos 13 pontos do time na prorrogação, com direito a três arremessos certeiros de longa distância, o que deixou a equipe minastenista muito próxima da vitória.

Além de Tiago, quem também se destacou pelo Minas foi o ala Lucas, cestinha da partida com 19 pontos, além de cinco rebotes e 22 de eficiência. O ala/armador Gui Carvalho, com 12 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, e o armador Mário, com 11 pontos, também tiveram boas atuações.

Pelo Maringá, os destaques ficaram por conta do ala/pivô Jeferson, que anotou 14 pontos e pegou sete rebotes, e do armador Menegassi, com 12 pontos, cinco rebotes e duas assistências.

#2 – EC Pinheiros 100 x 46 Coritiba Monsters/Sociedade Thalia

No primeiro jogo realizado no Continental Parque Clube, o EC Pinheiros mostrou, mais uma vez, que não está para brincadeira nesta LDB. Superior em todos os quartos, o time da capital paulista venceu o Coritiba Monsters, por 100 a 46, e conquistou sua sétima vitória na competição (100% de aproveitamento).

Com o triunfo, o Pinheiros assumiu a primeira colocação da LDB 2019, pois igualou as sete vitórias do Paulistano e ultrapassou o rival devido ao saldo de cestas (249 a 220).

Buffat teve grande atuação na vitória do líder invicto Pinheiros (João Pires/LNB)

Em meio a uma bela atuação coletiva, o ala Jonas Buffat foi o grande destaque da partida. O jogador de 19 anos foi o cestinha do jogo com 21 pontos, mais cinco roubos de bola, quatro assistências e 28 de eficiência.

+ Fotos da partida

Além dele, outros cinco jogadores fizeram dez ou mais pontos: o armador Gabriel Campos (18), o pivô Maicon (14), o ala/pivô Mãozinha (13), o ala/armador Valter (11) e o pivô Victor (dez).

Pelo Coritiba, os destaques ficaram por conta do ala Henrique Kirsten, que anotou 16 pontos, quatro rebotes e duas assistências, do armador Bruno Bertoli, com 12 pontos, e do ala/armador Felipe, com 11 pontos e oito rebotes.

#3 – Flamengo 59 x 55 Curitiba Basquetebol/Círculo Militar

O Flamengo estreou com vitória na segunda etapa da LDB 2019. No Ginásio Antônio Prado Jr, o rubro-negro carioca bateu o Curitiba, por 59 a 55, e conquistou sua quinta vitória em seis jogos na competição (83,3% de aproveitamento).

+ Tabela de classificação da LDB 2019 

O duelo ficou marcado pelo equilíbrio de ambas equipes, que batalharam até os segundos finais pela vitória. Já no primeiro tempo de jogo, o confronto já dava pistas de que seria decidido somente no final do duelo, já que o Curitiba foi para o intervalo com a vantagem no placar, mas apenas de um ponto (28 a 27).

Na volta dos vestiários, o Flamengo voltou melhor, tratou de virar a partida na ida para o último e decisivo período (47 a 36) e segurou as ações da equipe paranaense para conquistar sua primeira vitória na segunda etapa.

Matheusinho foi o grande nome da vitória do Flamengo (Luiz Pires/LNB)

Pelo Flamengo, o principal destaque ficou por conta do armador Matheusinho, que anotou um duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes, além de cinco assistências e 23 de eficiência.

+ Fotos da partida

Enquanto na equipe curitibana, o ala pivô Guapi, com um duplo-duplo de 17 pontos e 12 rebotes, foi o principal destaque e saiu de quadra com 20 de eficiência.

#4 – Corinthians 80 x 75 São José Basketball

No Ginásio do Continental Parque Clube, o Corinthians conseguiu uma vitória importante sobre um rival direto, o São José. Após um jogo pegado do começo ao fim, a equipe do Parque São Jorge venceu o time joseense, por 80 a 75, e alcançou seu quinto triunfo em sete jogos (71,4% de aproveitamento).

Com um primeiro tempo apertado, o São José foi para o intervalo na frente, com um ponto de vantagem (40 a 39). Já no segundo tempo de jogo, o Corinthians conseguiu a reação, virou a partida e se manteve na frente até o estouro do cronômetro para sacramentar sua quinta vitória no campeonato.

+ Fotos da partida

Daniel Von Haidyn foi o cestinha da partida (João Pires/LNB)

Daniel Von Haydin foi o principal nome da vitória alvinegra. O ala/armador atuou bem e anotou um duplo-duplo de 25 pontos (cestinha da partida) e 11 rebotes (28 de eficiência).

Do lado joseense, o armador Guirro, que flertou com um duplo-duplo (12 pontos e oito rebotes), figurou como o principal nome na atuação da equipe do interior paulista no duelo.

#5 – Praia Clube/Gabarito 100 x 49 Basquete Cearense

No outro confronto do dia, no Ginásio Antônio Prado Jr, o Praia Clube/Gabarito se impôs frente ao Basquete Cearense e venceu o confronto pelo expressivo placar de 100 a 49. Com a vitória, a equipe de Uberlândia chega ao seu terceiro triunfo em sete jogos (42,9% de aproveitamento).

Para conseguir o triunfo pelo placar elástico, a equipe mineira contou com a ótima atuação do ala/armador Matheus Bernardo, que encerrou o confronto com 20 pontos, seis rebotes, três assistências e 26 de eficiência.

+ Fotos da partida

Com boa atuação de Matheus Bernardo, Praia conquistou vitória com placar centenário (Luiz Pires/LNB)

No Basquete Cearense, o armador Lassance foi quem se destacou e encerrou o duelo como o cestinha da equipe, com 19 pontos anotados.

#6 – Sesi Franca Basquete 86 x 52 União Corinthians   

No último confronto do dia, no Ginásio do Continental Parque Clube, o Sesi Franca Basquete venceu o União Corinthians, por 86 a 52, e conquistou sua sétima vitória em oito jogos (87,5% de aproveitamento). O resultado consolidou de vez a equipe Francana no pelotão de cima da competição – terceira colocada.

Franca conseguiu vitória importante e colou de vez nos líderes (João Pires/LNB)

O primeiro tempo ficou marcado por um jogo parelho, em que o União Corinthians soube explorar bem suas ações ofensivas, mas viu o Pinheiros ficar com a vantagem no placar na ida para os vestiários (32 a 24).

No terceiro quarto, o panorama do confronto não mudou e a equipe da Capital do Basquete administrou bem a vantagem (55 a 44). Com isso, o time francano voltou para os dez minutos finais com a missão de assegurar de vez mais uma vitória e, com um sistema ofensivo e defensivo que funcionou bem, conseguiu seu sétimo triunfo na competição.

+ Fotos da partida

O trio formado pelo ala/armador Vitor (14 pontos), o armador Jean (11 pontos) e o ala Gui Abreu (15 pontos e nove rebotes) foi o principal destaque do Franca na partida. Juntos, os três computaram 46,5% dos pontos da equipe no confronto.

Já no União Corinthians, quem chamou a responsabilidade e teve uma atuação contundente foi o ala/armador Victor, autor de 15 pontos (cestinha da equipe) e cinco rebotes.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).