#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Anularam o cara

20-05-2017 | 05:28
Por

Com ótimo trabalho defensivo, Bauru limita Holloway a apenas 12 pontos no Jogo 4 e sofre sua menor pontuação na série contra o Pinheiros

Alex foi um dos principais responsáveis pela ótima defesa sobre Hollioway (Ricardo Bufolin/ECP)

Para vencer o Jogo 4 e empatar a série semifinal em 2 a 2, o Gocil/Bauru Basket teve um trabalho defensivo praticamente impecável. Marca registrada da equipe ao longo da temporada, a defesa fez a diferença na partida realizada neste sábado, na capital paulista, principalmente para cima de Desmond Holloway.

Um dos grandes destaques do campeonato, o ala norte-americano do EC Pinheiros teve média de 27 pontos por jogo nos três primeiros jogos do confronto semifinal. Mas, neste sábado, o camisa 22 sofreu com o ótimo trabalho defensivo do Bauru e deixou a quadra com apenas 12 pontos – sua menor pontuação nos últimos dez jogos.

“Conseguimos defender bem e ter uma rotação boa em cima dele (Holloway) para defender, com Alex, Gegê e Valtinho. Isso foi bom porque cada um tem uma característica de marcar, e estão fazendo isso bem. As ajudas foram fundamentais também. Tudo isso faz com que o volume dele abaixe. Ao mesmo tempo ele também não fez um grande jogo. Esses fatores fazem com que a gente cresça na defesa e reduza a pontuação deles”, analisou o técnico Demétrius.

Sempre com dobras no pick and roll, além de ótimas ajudas, Bauru não deu espaços a Holloway. Prova disso é que o norte-americano acertou apenas três dos 13 arremessos de quadra que tentou. Além disso, os comandados de Demétrius não se sobrecarregaram de faltas para cima do “gringo”, que teve apenas cinco lances livres na partida – nos três primeiros jogos foram 35 lances livres para ele.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do Jogo 4 da semifinal entre Bauru e Pinheiros

“Fizemos ajustes do Jogo 2 para o Jogo 3. Jogamos seis jogos contra o Pinheiros já (fase de classificação e playoffs). Temos sempre que mudar, nos adaptar às novas situações e principalmente na defesa. Sei que o Alex é um grande defensor, mas o revezamento no Holloway foi essencial. Valtinho passou por ele, o Gui também, teve troca, dobra, ajuda. Ele é um grande jogador, prova isso o tempo todo, mas estamos trabalhando com o nosso carro chefe, que é a melhor defesa do NBB”, disse o pivô bauruense Shilton.

Bauruenses dobraram o jogo todo para cima do cestinha do Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

Ao limitar a produção de Holloway, Bauru sofreu sua menor marca na série. Nas duas vitórias do Pinheiros, a equipe sofreu 98 e 89 pontos, respectivamente. Já no triunfo no Jogo 3, os bauruenses sofreram 77 pontos. Já neste sábado, a pontuação do clube da capital paulista caiu ainda mais com os 72 pontos anotados.

“O Holloway é um grande jogador, está fazendo uma grande temporada, não só nos playoffs. Contra Vasco e Flamengo ele foi impecável e contra nós também. Conseguimos diminuir o ímpeto dele. Ele é agil, gosta de infiltrar, então pará-lo é fundamental para reduzir a pontuação do Pinheiros”, explicou o armador Gegê.

+ Defesa fulminante, Jefferson inspirado e experiência decisiva: Bauru Decide vitória sobre Pinheiros no período final

Depois de parar Holloway e empatar a série em 2 a 2, Bauru terá a chance de decidir em casa no Jogo 5. O duelo que definirá o adversário do Paulistano/Corpore nas Finais do NBB CAIXA acontecerá nesta terça-feira (23/05), às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“O mando de quadra só vale quando fazemos nosso trabalho e vamos em busca da vitória. A gente sempre conta com o apoio da nossa torcida. Com a energia que vem das arquibancadas, o 100% vira 110% e vamos nos doar sempre por eles. Vencemos duas seguidas e estamos em um bom momento. Temos que saber aproveitar isso no Jogo 5”, concluiu o pivô Shilton.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.