#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Colhendo os frutos

11-05-2015 | 10:16
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico e um dos fundadores da equipe, Rodrigo Barbosa leva Caxias Basquete ao título da Liga Ouro 2015 e ao acesso à elite do basquete brasileiro

O treinador Rodrigo Barbosa é um dos principais nomes do Caxias Basquete (RS). O, hoje, treinador, é um dos fundadores da equipe, que em 10 anos cresceu, venceu a Liga Ouro 2015 e agora tem a chance de colocar o Rio Grande Sul no mapa do NBB,  a principal competição de basquete do Brasil.

O comandante gaúcho, de caraterística tranquila, um jeito calmo de conversar, transferiu essa personalidade para sua equipe e isso deu estabilidade e segurança para seus grupo de jogadores.

Rodrigo ao vivo na web após a vitória

Além de exercer a função de técnico, Rodrigo é um dos fundadores da equipe do Caxias (Guilherme Peixinho/LNB)

Rodrigo Barbosa está próximo de completar 40 anos e desde 2004 investe em uma equipe de basquete profissional para a cidade de Caxias do Sul. Em 2005, depois da chegada de alguns parceiros, o sonho ganhou corpo e foi com essa estrutura que o Caxias Basquete foi aparecendo no cenário nacional.

“Eu sou de Porto Alegre, trabalhei bastante com basquete até chegar em Caxias e acreditar que a cidade podia ter um clube profissional. Claro que fui ajudado por diversas pessoas, mas essa equipe realmente é um filho pra mim que eu vi crescer e, graças a deus, seguiu crescendo”, explicou Rodrigo.

+ Regular e eficiente, armador Cauê Verzola foi eleito o MVP das Finais da Liga Ouro 2015

Pela primeira vez, o Caxias Basquete conquista em quadra o direito de disputar uma edição do NBB. O clube ainda precisa passar por análises estruturais para carimbar de vez seu passaporte e colocar o estado do Rio Grande do Sul no mapa da principal competição da modalidade do país.

A campanha

O Caxias desde os primeiros jogos mostrou regularidade e disciplina em maneira de atuar. Sempre liderado pelo armador e MVP das finais, Cauê Verzola, o time gaúcho foi ficando forte, estabelecendo novos nomes confiáveis e assim chegou ao primeiro lugar na fase de classificação.

Com um mando de quadra potente, o time gaúcho não perdeu em seu território, completando oito jogos invictos diante de seu torcedor. Ao todo, o Caixas esteve em quadra 16 vezes: venceu 11 e perdeu apenas cinco, derrotas sempre como visitante.

+ Relembre como foi o jogo que deu o título da Liga Ouro 2015 ao Caxias

A disciplina e o jeito cadenciado de jogar, fizeram do Caxias Basquete um espelho de seu comandante. Sempre muito centrado, o treinador não costuma chamar muita atenção do publico, não esbraveja a beira a quadra, mas orienta, corrige, conversa e apoia seus comandados.

“Eu já cometo erros por excesso, falei e agi de maneira diferente, mas foi bom para aprender também. Conheço bem meus jogadores, sei como cada um pode render mais e por isso priorizo trabalhar de uma maneira mais direta, apoiando e orientando. Acredito no potencial da minha equipe e sei o que ela pode render. Ganhamos essa estabilidade com segurança nos jogos, entendo o corrigindo os maus momentos”, comentou Rodrigo.

Comandante sereno: Rodrigo tem comportamento tranquilo durante as partidas (Guilherme Peixinho/LNB)

Comandante sereno: Rodrigo tem comportamento tranquilo durante as partidas (Guilherme Peixinho/LNB)

A decisão

Depois de o Caxias abrir 2 a 0 jogando em casa, o Sport venceu a terceira partida, mesmo pressionado no fim da partida, e se manteve vivo na decisão. Ao invés de abalar, a derrota deu mais força e mais recursos ao Caxias para vencer o Jogo 4 e sagrar-se campeão da Liga Ouro 2015.

“O último jogo nós tivemos o controle do placar. Jogamos com o adversário perto do marcador, mas sempre liderando. Com a vantagem, nosso ritmo é melhor, tivemos paciência para trabalhar e segurar a vantagem até que no fim atingimos nosso objetivo, ser campeão e pensar em jogar o NBB”, analisou Rodrigo Barbosa.

A vitória na partida decisiva foi especial. Antes do jogo realizado na última sexta-feira, o Sport tinha apenas uma derrota como mandante em toda a Liga Ouro 2015, quando perdeu para o CEUB (DF) na última rodada da fase de classificação, já classificado para os playoffs.

Como forma de agradecimento, Rodrigo cumprimentou todos seus jogadores após o título (Guilherme Peixinho/LNB)

Como forma de agradecimento, Rodrigo cumprimentou todos seus jogadores após o título (Guilherme Peixinho/LNB)