#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Como foi?

14-05-2015 | 01:04
Por Liga Nacional de Basquete

Equilíbrio, bons jogos e grandes atuações individuais; relembre todos os detalhes da segunda edição da Liga Ouro, a divisão de acesso ao NBB

Quatro equipes entraram na briga pelo título da Liga Ouro 2015 e pela oportunidade de figurar entre as principais equipes do basquete brasileiro, com uma vaga para oitava edição do NBB em jogo. O Caxias Basquete (RS) provou sua superioridade, desde a fase de classificação, e com um forte grupo de jogadores ficou com a taça e a chance de compor o maior campeonato de basquete do Brasil na próxima temporada.

Mas o que marcou mesmo a segunda edição da Liga Ouro foi o equilíbrio e a similaridade das equipes. Todos mostraram ter força jogando em casa, apresentaram variações de estilos de jogo e isso deixou o campeonato emocionante e brigado até sua decisão.

Cravada de André, do Caxias

Na decisão, Caxias bateu o Sport em quatro jogos e se sagrou campeão da Liga Ouro 2015 (Guilherme Peixinho/LNB)

Na primeira fase, logo nas semanas iniciais, a tabela de classificação se dividiu. O Sport Club do Recife (PE) e o Caxias ficaram na parte alta e brigaram pela liderança da fase de classificação, posto que dá vantagem à equipe para passar direto à decisão. Enquanto isso, Campo Mourão (PR) e CEUB (DF) se encaravam na outra extremidade, brigando pela terceira e última vaga para os playoffs.

Apenas na última semana as coisas se definiram e o time gaúcho levou a melhor. Estabilizado na liderança, o time fechou a fase de classificação invicto como mandante (6 jogos até então) e garantiu vaga na decisão. Sport e Campo Mourão, nessa ordem, foram os classificados para a semifinal, e o time nordestino ficou com a vantagem do mando de quadra, devido a melhor posição na classificação.

O CEUB foi o primeiro a se despedir ficando com a quarta colocação. O time candango, com uma base jovem, oscilou e não deixou algumas vitórias escaparam e isso pesou na hora da definição.

+ Veja como ficou o fim da fase de classificação da Liga Ouro 2015

Na Semifinal

A briga pela segunda vaga na decisão foi uma verdadeira guerra entre Sport e Campo Mourão. Já sem opções para inovar, as equipes que haviam se enfrentado quatro vezes na primeira fase (3 vitórias do Sport e 1 do Campo Mourão) fizeram um confronto emocionante e decidido apenas no quinto jogo.

Cada equipe fez bem sua lição de casa. Atuando na Ilha do Retiro, em Recife, o Sport abriu 2 a 0, mas no Paraná, o Campo Mourão também fez valer o seu mando quadra empatou a série em 2 a 2.

No jogo que decidiu o finalista, o jovem time do Sport esteve melhor, comandou o jogo e entrou no último quarto do jogo com 16 pontos de vantagem (66 a 50). No entanto, o Campo Mourão partiu para o tudo ou nada e conseguiu empatar o jogo, levando a decisão do segundo finalista para prorrogação. No tempo extra, a vibração da torcida fez a diferença e o Leão venceu, eliminando seu rival e chagando a grande decisão da Liga Ouro 2015.

+ Veja como foi o 5º e decisivo jogo da Semifinal da Liga Ouro 2015

Sport e Campo Mourão fizeram um playoff eletrizante na briga por um lugar na final (Carlos Ezequiel Vannoni/Sport)

Sport e Campo Mourão fizeram um playoff eletrizante na briga por um lugar na final (Carlos Ezequiel Vannoni/Sport)

Decisão

Com moral depois da suada e brigada série semifinal, o Sport chegou confiante à decisão. Quem não entrou nesse combinado foi o Caxias, que com o mando de a quadra, conquistado na fase de classificação, logo mostrou que tinha experiência, frieza e um jeito bem pessoal de jogar.

Nos dois primeiros jogos, confrontos bem parecidos. Em Caxias, o time da casa sentiu os começos das partidas e demorou para encaixar seu ritmo. Porém, nos dois jogos ao lado de sua torcida, os gaúchos fizeram dois segundos tempos de imposição e abriram uma boa vantagem de 2 a 0 na série, jogando a pressão para o lado rubro-negro que faria dois jogos em casa.

No Recife, no Jogo 3, o time da casa contou com o grandioso apoio de sua apaixonada torcida que deu show nas arquibancadas. O Caxias conseguiu implantar seu ritmo, mas errou mais que seu adversário. A vitória do Sport veio com um time bem jovem em quadra, uma defesa muito bem postada, que pressionou o Caxias e deixou a série em 2 a 1.

No quarto jogo, o time gaúcho mostrou como ser campeão. Controlando a bola, jogando sempre na liderança e sem sentir a pressão que vinha das arquibancadas, o Caxias fez um jogo perto da perfeição para uma decisão.

Com autoridade, o Caxias Basquete levantou a taça de modo merecido e depois de uma campanha irretocável, que acabou com o time invicto em sua quadra (oito vitórias em oito jogos), consagrou o comandante Rodrigo Barbosa, que também é um dos fundadores da equipes que agora tem a chance de jogar o campeonato mais importante do país.

+ Veja como foi a vitória que deu o titulo ao Caxias   

Caxias-Basquete-Campeão-da-Liga-Ouro-2015

Festa gaúcha: Caxias fechou a decisão em 3 a 1 e ficou com o troféu de campeão da Liga Ouro 2015 (Guilherme Peixinho/LNB)

MVP

Maior destaque do campeão Caxias , o armador Cauê Verzola de 26 anos foi coroado como MVP das Finais da Liga Ouro 2015. O jogador realmente comandou seus companheiros e sempre acompanhado de bom rendimento de mais um jogador liderou cada uma das quatro vitórias de sua equipe na série decisiva.

+ Sólido e eficiente: Cauê Verzola  é eleito o MVP da Finais da Liga Ouro 2015

Cauê-Verzola-Caxias-

Cauê recebeu o troféu de MVP das mãos do ex-jogador e comentarista da LNB, Cadum Guimarães (Guilherme Peixinho/LNB)

Também eficiente

A Liga Ouro 2015 teve muitos nomes que apareceram e se destacaram. Dentre esses, quem realmente se destacou foi Cauê. Além de ter sido coroado o MVP das Finais, o armador do Caixas foi o jogador mais eficiente de toda a competição, com média de 18,2 pontos de valorização por jogo.

Cestinhas

Vindo da 7ª edição do NBB, o ala Schneider, do Campo Mourão, foi quem se destacou na pontuação. O jogador que vestiu a camisa da Liga Sorocabana de Basquete em 13 jogos na temporada 2014/15 da elite do basquete nacional se transferiu para o time paranaense e lá liderou o ataque da Divisão de Acesso.

Schneider fechou a competição com média de 14,2 pontos por jogo e foi seguido de perto pelo experiente ala Guto, um dos destaques do campeão Caxias e dono da segunda melhor média de pontos do campeonato (14,1 por jogo).

No Garrafão

Quem merece destaque é o forte ala/pivô do Caxias Bruno Ferreira. O camisa 12 joga com uma alta intensidade, perto do aro e sempre buscando uma segunda chance. Com esse estilo aguerrido de jogar, Bruno foi o maior reboteiro da competição com média de 7.19.

Destaque também para o experiente pivô Davisson, único representante do CEUB entre os principais destaques individuais da Liga Ouro 2015. O jogador, que já vestiu a camisa do São José/Unimed no NBB em temporadas anteriores, registrou média de 7,1 rebotes por jogo – segunda maior do campeonato.

Maestros

Nas assistências, mais uma vez, o nome o armador Cauê Verzola aparece como destaque. Sempre com a bola passando em suas mãos, o jogador cumpriu muito bem suas “obrigações” e além de somar com pontos, colocou seu time pra jogar, com a maior média de passes decisivos: 6,8 por partida.

Destaque para o segundo maior assistente, o armador Victinho, do Sport. O promissor jogador, de 23 anos, que foi o líder de assistências na última edição da LDB (Liga de Desenvolvimento), apareceu muito bem nos momentos importantes, principalmente na semifinal e terminou a Liga Ouro 2015 com a boa média de 5,8 assistências por jogo.

+ Confira todos os destaques individuais da Liga Ouro 2015

Primeiro e único

Um dos grandes momentos da Liga Ouro 2015 foi o triplo-duplo do armador Michel, do Campo Mourão. O jogador, de 28 anos, em partida válida pela sexta rodada da fase de classificação, diante do CEUB, somou as grandes marcas de 19 pontos, 14 rebotes e 12 assistências, a maior atuação individual já vista nas duas edições do campeonato.

+Veja como Michel chegou ao primeiro e único triplo-duplo da Liga Ouro  

Michel fez história ao anotar o primeiro triplo-duplo da Liga Ouro (Diego Reis/Divulgação)

Michel fez história ao anotar o primeiro triplo-duplo da Liga Ouro (Diego Reis/Divulgação)

Primeiro e único #2 

Quem também merece atenção é o ala/pivô Rafael Stabile. Depois de fazer parte do elenco do Rio Claro Basqyuete na conquista do título da primeira edição da Liga Ouro, o jogador Basquete mostrou que tem “pé quente” e, com a camisa do Caxias, se sagrou novamente vencedor da Divisão de Acesso, tornando-se assim o primeiro atleta bicampeão da competição.