#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Resumão da Liga Ouro

01-04-2019 | 05:31
Por Liga Nacional de Basquete

São Paulo bate Unifacisa na prorrogação e cola no vice-líder Cerrado, que também venceu no final de semana; confira o resumo da Liga Ouro 2019

O segundo turno da Liga Ouro 2019 começou com tudo. Só neste final de semana, quatro partidas agitaram o início da segunda metade da fase de classificação e promoveram o tradicional “sobe e desce” na tabela. Vamos conferir o que rolou?

São Paulo reencontra torcida com vitória na prorrogação

Depois de um mês sem atuar como mandante devido aos incidentes no Ginásio do Morumbi, o São Paulo FC reencontrou seu torcedor com uma vitória para lá de emocionante. No sábado (30/03), o Tricolor venceu a Unifacisa na prorrogação, por 93 a 89, e colou no vice-líder Cerrado Basquete.

Para sair de quadra vencedor, a equipe do técnico Cláudio Mortari resistiu à pressão do time paraibano, que forçou o tempo extra ao conseguir o empate de maneira milagrosa no estouro do cronômetro do quarto período, com bola do norte-americano Nate Barnes. Já na prorrogação, vitória por 19 a 15.

+Estatísticas completas de São Paulo x Unifacisa

Os destaques do time são-paulino ficaram por conta dos duplos-duplos dos pivôs João Vitor, com 22 pontos e 11 rebotes, e o norte-americano Kyle Benjamin, autor de 15 pontos e 17 rebotes. Além deles, o ala Jalen Jones também se sobressaiu, com 21 pontos e oito rebotes.

Autor da bola do empate no quarto período, Nate Barnes um dos grandes nomes da Unifacisa na partida, com 25 pontos e quatro assistências, ao lado de seu compatriota Nick Okorie, ex-Vasco da Gama, que registrou 31 pontos.

Cerrado mantém vice-liderança

O Cerrado Basquete permaneceu firme na vice-liderança da Liga Ouro 2019. No sábado, o time de Brasília venceu o Renata/Rio Claro em pleno Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP), pelo placar de 87 a 74, e se firmou no segundo lugar da competição.


Com 23 pontos, dez rebotes e cinco assistências, o armador Patrick Carioca novamente foi “o cara” do time da capital federal. Quem também se sobressaiu foi o ala Leandro, com 17 pontos, e o ala/pivô Evan Zabriski, com 13 pontos e sete rebotes.

+Estatísticas completas de Rio Claro x Cerrado

Pelo lado do Rio Claro, que ficou com a quinta posição, os destaques ficaram por conta do ala norte-americano Cameron Tatum, com 25 pontos, do ala/armador Gemadinha, autor de 13 pontos, e do armador norte-americano Korian Lucious, com 12.

+Galeria de fotos de Rio Claro x Cerrado

Agora, o Cerrado possui campanha de seis vitórias em nove partidas (66,6% de aproveitamento) e permaneceu na caça ao líder Londrina Unicesumar Basketball, que tem dois jogos a menos e um aproveitamento maior em virtude da campanha de cinco vitórias e duas derrotas (71,4% de aproveitamento).

Golpe duplo para Campo Mourão

O final de semana não fácil para o Oral Sin/Campo Mourão, que sofreu duas derrotas fora de casa para os dois últimos colocados e caiu para a sexta colocação: Pato Basquete (79 a 78) na sexta-feira e Basquete Blumenau (78 a 73).

Com os resultados negativos, o time do interior paranaense, que chegou a ser líder da Liga Ouro no início da temporada, caiu para a sexta colocação, com campanha de quatro vitórias e cinco derrotas (44,4% de aproveitamento), a mesma do Renata/Rio Claro (5º).

Logo atrás do Campo Mourão estão Pato Basquete (7º) e Blumenau (8º), ambos com três vitórias na conta – o time blumenauense possui duas derrotas a mais que o Pato e por isso aparece em último.

+Tabela de classificação completa da Liga Ouro 2019

Esses resultados só mostram o tamanho equilíbrio presente na atual edição da Liga Ouro, que a cada rodada só ganha mais emoção, independentemente da posição das equipes na tabela de classificação.

Próximas partidas

01/04 (Segunda-feira)

20h – São Paulo FC x Cerrado Basquete

02/04 (Terça-feira)

20h15 – Pato Basquete x Londrina Unicesumar Basketball

04/04 (Quinta-feira)

17h30 – Basquete Blumenau x Londrina Unicesumar Basketball

05/04 (Sexta-feira)

19h30 – Oral Sin/Campo Mourão Basquete x Renata/Rio Claro

06/04 (Sábado)

16h – Unifacisa x Pato Basquete

07/04 (Domingo)

10h30 – Oral Sin/Campo Mourão x São Paulo FC

11h – Londrina Unicesumar Basketball x Renata/Rio Claro

+Tabela de classificação completa da Liga Ouro 2019

Sistema de disputa

Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.

As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.

Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.