#JOGAJUNTO

NBA / NBB Caixa

Caboclo no Celtics!

28-08-2022 | 10:20
Por Liga Nacional de Basquete

Bruno Caboclo assinou um contrato oficial com o Boston Celtics para a temporada 22/23 da NBA

Atual King Of The Season do NBB, Bruno Caboclo chamou novamente a atenção da maior liga de basquete do mundo e assinou com o Boston Celtics, último vice-campeão da NBA. O ala/pivô de 26 anos ficou uma temporada e meia fora, então nesse meio tempo jogou na França e no Brasil, onde fez história com a camisa do São Paulo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Bruno Caboclo saiu cedo do Brasil, ainda com 17 anos, mas teve tempo o suficiente para demonstrar todo o seu basquete na LDB, na época, pelo Pinheiros. Do time pinheirense, Caboclo foi direto para o draft, quando em 2014 foi draftado pelo Toronto Raptors na 20° posição. Na NBA, Caboclo defendeu o próprio Raptor, Sacramento Kings, Houston Rockets e Memphis Grizzlies, onde teve mais minutagem e conseguiu demonstrar o seu basquete.

Na temporada 2020/2021, Caboclo acabou perdendo espaço na rotação do Houston Rockets e rumou à França, onde por cerca de seis meses, defendeu o Limoges da França. Nesse tempo, Caboclo colecionou grandes atuações, tanto pelo seu clube, quanto pela seleção brasileira, onde se destacou como um dos principais nomes desta geração. Com as grandes partidas, sempre surgiam boatos de um possível vinda de Bruno Caboclo ao Brasil, para a disputa do NBB, e assim se fez.

Em outubro de 2021, após uma longa novela de negociações, Bruno Caboclo assinou com o São Paulo, na época, atual vice-campeão do NBB. Pelo tricolor, Caboclo cansou de colecionar highlights sensacionais e números absurdos, o que em sintonia com seu carisma e humildade, encantou os torcedores são-paulinos que o viam jogar no Ginásio do Morumbi.

Caboclo foi peça fundamental no primeiro título da história do São Paulo, o campeonato paulista de 2021, conquistado sobre o Sesi Franca, onde apesar de não conseguir disputar a final, marcou como um dos principais jogadores da campanha. A partir deste momento, Caboclo chegou ao patamar de estrela nacional, sendo convocado inclusive para ser capitão do Jogo das Estrelas em 2022 – no qual acabou campeão, derrotando o time Novas Estrelas, que era comandado por Yago Matheus.

+ Confira mais detalhes do Jogo das Estrelas 2022 

Caboclo foi peça fundamental na campanha do São Paulo dentro da Copa Super 8 SKY, onde a equipe paulista chegou até a final. Nessa partida, o ala/pivô chamou a responsabilidade para si e diminuiu uma vantagem de praticamente 16 pontos implantada no inicio do jogo, ficando a apenas uma bola do título, que acabou nas mãos do 123 Minas.

Mas foi na Basketball Champions League Americas onde ele levou o São Paulo ao seu auge. Após uma grande semifinal contra o 123 Minas, o São Paulo passou por cima do Biguá na grande final do campeonato e conquistou o maior título da história do clube – o que rendeu também uma vaga no mundial. Nesse campeonato, com médias de 23 pontos, 11 rebotes, 3,5 tocos e 32 de eficiência por jogo, Caboclo foi eleito o MVP.

+ Confira mais detalhes do título da BCLA

Para coroar a temporada de Caboclo com chave de ouro, o ala/pivô ajudou a levar o São Paulo até a semifinal do NBB, no qual acabou caindo frente o Sesi Franca, campeão da edição. Apesar de não terminar com o troféu cobiçado, Bruno foi eleito o King Of The Season, com médias de 6,8 pontos, 7,7 rebotes, 1,7 toco e 19,4 de eficiência por jogo, além de diversas grandes atuações e highlights marcantes.

A bela temporada com o São Paulo o credenciou à uma vaga no Utah Jazz, onde jogou a Summer League desse ano. Apesar de demonstrar seu potencial jogando em mais de uma opção, além de esbanjar diversos tocos ao longo do torneio, o Jazz decidiu não assinar com o brasileiro. Já o Celtics, atual vice-campeão, não perdeu a oportunidade e chamou o brasileiro para compor o seu elenco, primeiro com um contrato de 10 dias, onde auxiliou em treinamentos e chamou a atenção da comissão técnica, garantindo para ele um contrato por um temporada completa.

Bruno se junta agora ao seleto grupo que conta com Didi Louzada (Portland Trail Blazers), Raul Neto (Cleveland Cavaliers) e Gui Santos (Golden State Warriors) como os únicos brasileiros na maior liga de basquete do planeta.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.