#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Novo comando

02-10-2014 | 04:29
Por Liga Nacional de Basquete

Para sua estreia no NBB, Rio Claro faz mudança na comissão técnica e anuncia Chuí como novo treinador; Marcelo Tamião vira supervisor

Chuí viverá sua terceira experiência à frente de uma equipe do NBB (Divulgação)

Chuí viverá sua terceira experiência à frente de uma equipe do NBB (Divulgação)

Antes de fazer sua estreia no NBB, o Rio Claro Basquete anunciou uma troca no comando da equipe. Nesta quinta-feira, o time do interior paulista anunciou a contratação de Chuí para a disputa de sua primeira temporada no maior campeonato de basquete do país.

Treinador do Rio Claro durante a campanha vitoriosa na Liga Ouro 2014 (Divisão de Acesso ao NBB), Marcelo Tamião continuará no time, mas não no banco de reservas. O antigo técnico rio-clarenese e um dos responsáveis pelo retorno do basquete na cidade será o supervisor o time e trabalhará fora das quatro linhas.

+ Leia também: Rio Claro acerta contratação do ala/armador Duda Machado 

Último trabalho de Chuí foi no comando do Uberlândia (Divulgação)

Último trabalho de Chuí foi no comando do Uberlândia (Divulgação)

“Eu estava há cinco anos no comando da equipe. Começamos um trabalho do zero e, pouco a pouco, fomos fortalecendo a estrutura. Sempre sentimos falta de uma pessoa para cuida do externo e estávamos buscando alguém há algum tempo. Eu já até havia sugerido essa mudança, mas em um primeiro momento não foi aceito. Agora, vamos jogar nosso primeiro NBB e é um momento importante para evoluirmos também fora da quadra. Coloquei novamente essa ideia e a diretoria aceitou”, explicou Tamião.

Aos 50 anos, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o popular Chuí, comandará a terceira equipe durante sua trajetória no NBB. Antes de assumir o esquadrão da cidade de Rio Claro, o treinador dirigiu Araraquara, durante toda a temporada 2008/2009 e no início da edição seguinte (2009/2010), e o Unitri/Pilhas Energizer, entre as temporadas 2010/2011 e 2011/2012.

Antes de tornar técnico, Chuí construiu uma brilhante carreira como jogador e foi pentacampeão brasileiro, com três títulos pelo Franca Basquete (1997, 98 e 99) e dois pelo Vasco da Gama (2000 e 2001). Pela seleção brasileira, foi bicampeão sul-americano (1989 e 1993), medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina (1995) e participou do Campeonato Mundial da Grécia (1998).

“O Chuí como jogador foi fantástico e como técnico também. Ele é uma pessoa honesta e íntegra e vai nos ajudar bastante. Acho importante termos alguém de respeito, que todo mundo conhece, no comando da equipe e o Chuí nos dará isso. Tenho cereza que ele nos ajudará muito para darmos sequência nesse bom trabalho que estamos fazendo”, elogiou o agora supervisor Tamião.

Recentemente, Chuí reviveu seus áureos tempos como atleta durante o Jogo das Estrelas 2014. Ao lado de seu filho Cauê Borges, atualmente na Liga Sorocabana, e da também ex-jogadora Roseli, o novo comandante do Rio Claro se sagrou campeão Arremesso das Estrelas, competição de arremessos entre trios.