#JOGAJUNTO

LDB

A essência mogiana!

05-07-2023 | 06:52
Por Gustavo Marinheiro

Luiz Guilherme é mais uma das grandes promessas do Mogi Basquete na Liga de Desenvolvimento de 2023

Mogi das Cruzes carrega uma das maiores e mais belas tradições no basquete brasileiro, com direito a projetos inesquecíveis, campanhas marcantes e jogadores que, ano após ano, se tornaram ídolos dentro do clube. Junto com as vitórias, cresceu a paixão pelo esporte e a vontade em diversos jovens de seguir nessa mesma jornada, como é o caso de Luiz Guilherme, ala do Mogi Basquete na LDB 2023 e uma das esperanças do basquete mogiano.

Luiz Guilherme é o jogador mais jovem do elenco do Mogi Basquete na LDB 2023 (Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete)

Chegada ao Mogi

A jovem estrela é fruto do bom trabalho que a equipe segue realizando em suas categorias de base há anos. Luiz é cria de Mogi (SP) e cresceu em uma época vencedora e cativante do basquete mogiano adulto, quando a cidade inteira focava e torcia pelo projeto. O jogador ainda comentou sobre como os jogadores do elenco principal eram referências paras os jovens do Clube:

“Quando o meu pai me apresentou o basquete, logo de cara eu já me empolguei. Depois de começar a treinar em um projeto público e pegar o jeito pelo esporte, me inscrevi no Colégio Mello Dante, que era a escola mais forte no basquete da região. Me destaquei muito por lá e logo de cara já fui chamado para o Mogi, quando ainda tinha meus 12 anos. Viver essa experiência de representar um time com tanta história é diferente. Quando o Mogi ainda jogava NBB, todo mundo via o elenco adulto como referência, todos os jogadores da base se inspiravam nele”, afirmou Luiz Guilherme.

O ala ainda comentou sobre a importância de estar em um clube com estrutura que oferecesse treinos diários, fisioterapeuta e preparador físico para todas as categorias. Com todo esse apoio, Luiz assumiu um grande protagonismo dentro da equipe e logo de cara foi ganhando espaço na base, na LDB e até mesmo no adulto.

“Quando comecei a me destacar eu já percebi que era isso que eu queria para minha vida. Não importa a categoria que eu estou, sempre entro pra ser o melhor. Seja sub-22; adulto; o que for, independente de onde eu jogar, vou entrar para ser o melhor. O fato de ser o mais novo me ajuda muito, porque entro sempre sem o peso da responsabilidade, apenas para ser um ‘algo a mais’. É muito melhor jogar assim”, afirmou Luiz.

Elenco da seleção brasileiro sub-19 reunido pré-Copa do Mundo (Divulgação)

A primeira convocação

Antes de iniciar a LDB 2022, Luiz foi convocado pela seleção brasileira sub-19 para integrar o elenco que jogou a Copa do Mundo. O atleta dividiu quadra com outros grandes prospectos do basquete brasileiro, como Reynan Gabriel, Samis Calderon e Du Klafke. Mesmo sendo 3 anos mais novo que a grande maioria dos presentes, disputou amistosos, realizou treinamentos e foi peça importante para a preparação da equipe que ficou com o 11° lugar na competição mundial.

“Estar ali com os melhores caras é um desafio gigante e algo que inspira muito. Tem jogador ali que é cotado com potencial de NBA, tive que me esforçar muito para marcar eles. Agora estou com uma expectativa muito boa para ser convocado para a seleção brasileira sub-17. Fui chamado junto com mais quatro jogadores para integrar esses treinos e sinto que nós estamos cavando o nosso espaço”, disse o jogador.

Recordes no NBB 

No dia 25 de janeiro de 2022, Luiz Guilherme quebrou o seu primeiro recorde no NBB ainda com 15 anos e 1 mês de idade. A jovem estrela se tornou o jogador mais novo da história do NBB a anotar pontos em uma partida. Além disso, o atleta está na seleta lista de jogadores mais jovens a entrar em quadra em uma partida válida pelo campeonato, sendo superado apenas por Matheus Jamelão e Du Klafke, que conseguiram esse feito poucos dias antes.

“Eu sabia já que poderia bater esse recorde. No finalzinho do jogo me colocaram em quadra para ter a experiência de jogar pelo NBB e consegui anotar alguns pontos, fiquei muito feliz. É uma sensação inexplicável, quando comecei, não esperava isso, depois que vi tudo que poderia alcançar, só me esforcei (e me esforço) ainda mais”, disse o ala.

Luiz Guilherme em quadra com a camisa do Mogi Basquete pela LDB 2023 (Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete)

O Mogi e Luiz em 2023

Pelo segundo ano seguido na maior competição de basquete de base do país, Mogi foi uma das sedes da primeira fase do campeonato. Luiz falou um pouco sobre como ter o apoio da torcida é importante para a continuidade do projeto e como jogar no seu próprio ginásio torna todo o trabalho mais fácil.

“Em casa é outra energia. No Hugo Ramos cabem 4 mil pessoas e sempre lota, isso inspira muito a gente, faz todo mundo ter mais vontade de jogar. A LDB é um campeonato muito difícil, muito cansativo, sempre precisamos entregar o nosso máximo e eu tenho certeza que na próxima fase vamos confirmar a nossa classificação. Vamos buscar”, disse Luiz.

O Mogi Basquete realizou a pré-inscrição da próxima edição do NBB, que começa em outubro de 2023 e será finalizado em junho de 2024. Não existe ainda uma certeza com relação a equipe e sua respectiva participação na elite do basquete brasileiro, mas para finalizar a entrevista, Luiz comentou sobre essa possibilidade e como estão as suas expetativas.

“O Mogi é um time que aposta na base. Não sei se voltaremos ao NBB, mas tenho certeza que se rolar, vou ter muitas oportunidades de jogar e vou receber o apoio da torcida. Quero representar novamente essa camisa”, finalizou o ala.

Luiz cresceu em Mogi, viveu o basquete desde os seus primeiros anos e desde sempre defendeu a mesma camisa. Assim como tantos que passam pela cidade e se apaixonam pelo Clube, o jogador carrega essa mesma paixão e vontade de tornar a cidade ainda maior e mais forte no cenário do basquete brasileiro. Luiz Guilherme carrega a essência do Mogi basquete.

Leia mais:

O Futuro do NBB: Gabriel Campos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

O Futuro do NBB: Mãozinha; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

O Futuro do NBB: Márcio Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

O Futuro do NBB: Gui Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro