#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Futuro do NBB:Gabi Campos

10-09-2020 | 04:22
Por Rodrigo Bussula

Velocidade, habilidade e potencial atlético: conheça o armador Gabriel Campos, uma das principais promessas da base do Brasil

Se tivéssemos que apontar uma das principais qualidades do Pinheiros nos últimos anos, a resposta facilmente seria: revelar grandes atletas no cenário nacional. Foi assim com Georginho, atual King of The Season do NBB, Lucas Dias, estrela no Sesi Franca, e tantos outros.

As gerações passaram, mas o DNA formador da base pinheirense continua com nomes como Mãozinha, que já falamos aqui, e Gabriel Campos. Esse, em especial, já coleciona muitos admiradores no auge dos seus 19 anos de idade.

No “hype”, como muitos dizem, o prospecto jogou a sua primeira LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), o principal campeonato das categorias de base do Brasil, que conta com o apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) desde 2017,  ainda na última temporada, no ano em que completou 18 de vida. Logo de cara deixou um belo cartão de visitas, levando o título na mochila e médias de 10,8 pontos, 3,5 rebotes, 4,6 assistências e 11,9 de eficiência.

Tudo isso, claro, usando e abusando de alguns de seus principais atributos, como a velocidade, habilidade, visão de jogo e todo o seu potencial atlético, que ainda pode e deve evoluir muito nos próximos anos. Para o jogador, estrear na maior competição de base do país com um título é algo sensacional.

+ O Futuro do NBB: Mãozinha; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

“A LDB foi algo inexplicável e fora do normal pra mim. Logo na minha primeira participação pude ser campeão e não tem coisa melhor do que começar assim”, disse o jogador.

Mas se engana quem acha que o jogador deixa o sucesso que vem conquistado nos últimos anos, junto da expectativa que recebe, subir para a cabeça. Segundo Gabriel, saber administrar os elogios e a pressão posta em cima do seu trabalho é essencial.

O Futuro do NBB: Márcio Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

“Penso que sou uma grande promessa, mas para chegar onde quero chegar não posso deixar isso subir para minha cabeça e simplesmente me acomodar. Receber elogios é sempre bom, mas temos que saber administrar todos eles. Meu irmão sempre me deu concelhos sobre isso e, também, sempre diz para mim: ‘Gabriel, seja humilde e tenha seriedade, assim você vai chegar aonde você quer’. Sigo isso”, disse o jogador.

Gabriel Campos é uma das grandes promessas do Pinheiros (Bruno Lorenzo/LNB)

O caminho da jovem promessa no basquete começou antes e longe do Pinheiros, inspirado pelo irmão e também jogador, Jefferson Campos, e por sua irmã, Janaína. Seguindo os passos dos irmãos, o jovem Gabriel começou a dar os primeiros passos nas quadras de basquete aos seis anos de idade no time de sua cidade natal, Guarulhos.

“Minha melhor lembrança deste tempo é poder lembrar de ter vivido desde pequeno algo que era uma meta para mim: jogar basquete. Ganhei prêmios individuais e títulos ao lado de companheiros que gostava muito. Essas lembranças ficam”, disse o jogador.

Os prêmios individuais, os títulos e as boas atuações no time da cidade renderam ao jogador um convite para integrar a base do Pinheiros, na capital Paulista. A responsável pela vinda do garoto foi a até técnica do Sub-14 da base da equipe, Thelma Tavernari, que viu potencial na jovem promessa.

O Futuro do NBB: Gui Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

“Ir para o Pinheiros foi uma meta concluída, isso aos 14 anos! Foi um sonho quando cheguei lá e vi toda a estrutura e apoio que o clube podia me proporcionar e proporciona até hoje”, afirmou.

Visando a próxima temporada com mais chances no elenco de cima, o jogador também vem trabalhando a parte física mesmo durante a quarentena. Segundo o armador, a meta é lutar de igual para igual com os adversários independente da média de idade do time.

“Minha preparação na parte física não poderia estar melhor. Meu volume de treino é alto e a preparação mental está sendo trabalhada diariamente, porque independente da média de idade da equipe enfrentaremos este novo desafio de igual pra igual”, finalizou.

O Futuro do NBB: Pedro Nunes; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.