#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Avante, Paulistano!

07-10-2016 | 12:11
Por Liga Nacional de Basquete

Em sua primeira participação na Liga Sul-Americana, jovem time do Paulistano faz bonito e fecha Grupo C invicto após expressiva vitória sobre o Guaros de Lara (VEN)

Solta o grito: Paulistano debutou na Liga Sul-Americana com uma campanha invicta no Grupo C (José Jiménez-Tirado/FIBA)

Solta o grito: Paulistano debutou na Liga Sul-Americana com uma campanha invicta no Grupo C (José Jiménez-Tirado/FIBA)

A estreia do Paulistano/Corpore na Liga Sul-Americana não poderia ter sido melhor. Mesmo em um grupo forte, disputado na “temida” cidade de Barquisimeto, na Venezuela, o time comandando pelo técnico Gustavo De Conti venceu suas três partidas e garantiu classificação à próxima fase do torneio continental de maneira invicta

Logo de cara, na abertura da chave, a equipe paulista venceu o Trouville (URU) e deu um importante passo rumo à segunda fase. Depois, os brasileiros derrotaram o Búcaros (COL), com facilidade, e garantiram um lugar entre os oito melhores colocados com uma rodada de antecedência.

“Fizemos uma grande partida contra o Trouville e conquistamos uma importante vitória logo de cara. Depois, contra o Búcaros, não começamos tão bem, mas conseguimos fazer um grande segundo tempo e vencemos. Com a classificação nas mãos entramos mais tranquilos para jogar contra o Guaros”, disse o técnico Gustavo De Conti.

Mas o melhor ainda estava por vir. Diante do anfitrião da chave e atual campeão da Liga das Américas e da Copa Intercontinental, Guaros de Lara (VEN), o Paulistano conquistou a mais expressiva vitória internacional de sua história, mesmo desfalcado dos titulares Georginho e Renato, poupados pela comissão técnica.

“O Guaros não é qualquer time e é um time super campeão, uma das grandes potências do continente,. Muitos jogadores do time deles estiveram com a seleção venezuelana nas Olimpíadas e é muito duro vencê-los jogando na Venezuela. Nosso time que é muito jovem ganhou muita confiança com essa grande vitória”, exaltou De Conti.

Com grandes atuações dos alas Lucas Dias e Eddy, que marcaram 23 e 22 pontos, respectivamente, e também do armador Arthur Pecos, que flertou com um triplo-duplo, o esquadrão da capital paulista derrotou os venezuelanos do Guaros de Lara, pelo placar de 90 a 78, e fechou o Grupo C na primeira colocação.

“Fizemos nosso melhor jogo na temporada até agora. Jogamos coletivamente muito bem, mas ao mesmo tempo tivemos desempenhos individuais brilhantes de alguns atletas. Fomos dominantes, principalmente nos momentos chaves do jogo e vencemos um supertime que é o Guaros”, afirmou o técnico Gustavo.

Mogi, do Paulistano

Expressiva vitória sobre o Guaros de Lara coroou o ótimo desempenho do Paulistano no Grupo C (José Jiménez-Tirado/FIBA)

Dono da quinta colocação do último NBB CAIXA, o Paulistano/Corpore chegou para sua primeira participação na Liga Sul-Americana na história com um elenco bastante reformulado e com uma baixa média de idade (22,8 anos). Em relação à temporada passada, os únicos remanescentes foram Pecos, Mogi, Jhonatan e Guilherme Hubner.

Para suprir as saídas de nomes importantes como Kenny Dawkins, Gruber e Caio Torres, o time da capital paulista apostou na juventude e contratou os jovens promissores Georginho e Lucas Dias, ambos ex-Pinheiros. Além da talentosa dupla, também chegaram Eddy e Renato Carbonari, que retornaram ao clube após passagens por Macaé e São José, respectivamente.

Esta é apenas a segunda oportunidade em que o Paulistano disputa um torneio continental. Antes, a equipe havia participado da Liga das Américas 2015, após o vice-campeonato do NBB CAIXA 2013/2014. No entanto, naquela oportunidade, os comandados de De Conti venceram apenas um de seus três jogos e acabaram eliminados na primeira fase.

“A maioria dos jogadores não tinha experiência internacional e nossa objetivo era dar uma maior rodagem ao grupo. Mas ao longo da competição nossa meta mudou e vimos que podíamos jogar de igual para igual com qualquer equipe do grupo”, analisou o comandante do Paulistano.

Agora, com a classificação à próxima fase da Sul-Americana na bagagem, o Paulistano/Corpore volta a pensar na nos playoffs Campeonato Paulista, em que disputa as quartas de final contra Osasco. A série está empatada e o duelo decisivo acontece nesta segunda-feira (10/10), às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Júnior, em São Paulo (SP). Quem vencer avança às semifinais.

dsc_5361

Após ótima campanha na Liga Sul-Americana, Paulistano tentará classificação às semifinais do Paulista (Ale da Costa/Portrait)