#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Estamos prontos

06-09-2019 | 03:57
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira inicia caminhada rumo às quartas de final neste sábado, contra a República Tcheca, às 05h30

A Copa do Mundo 2019 tem sido inesquecível para a Seleção Brasileira. Isso porque o time verde-amarelo conseguiu finalizar a primeira fase da competição invicto, derrotando grandes equipes do cenário mundial, entre elas a Grécia, do MVP da última temporada da NBA, Giannis Antetokounmpo, e Montenegro, mais recentemente, nesta quinta-feira (05/09).

Mas engana-se quem pensa que os brasileiros ainda estão comemorando o grande feito da fase de grupos. Pelo contrário, a equipe comandada pelo treinador croata Aleksandar Petrovic já fez os últimos ajustes visando o primeiro duelo da segunda fase, contra a República Tcheca, que acontecerá neste sábado (07/09), às 05h30 (horário de Brasília).

Vindo de uma “maratona” de jogos e treinamentos, o comandante da Seleção Brasileira destacou a importância da parte mental neste momento da competição. Para ele, estar bem preparado mentalmente e taticamente é fundamental na reta final da competição, que terá jogos a cada dois dias.

“Não se trata mais de questões físicas, e sim mentais. Estamos treinando há 40 dias, jogamos 11 partidas e agora o mais importante é estarmos bem de cabeça e nos prepararmos taticamente para entrar em quadra com toda a energia que pudermos a cada dois dias. Agora não se treina mais, apenas alongamento, arremessos e scouts (estatísticas) dos adversários”, afirmou Petrovic.

A classificação da República Tcheca para a segunda fase foi, de certa forma, uma surpresa. Antes de começar o campeonato, a Turquia era a favorita para garantir a segunda vaga do Grupo E (junto os Estados Unidos, primeiro colocado), mas a história foi outra no confronto entre as duas seleções europeias.

Em partida bem equilibrada, os tchecos dominaram os turcos nesta quinta-feira e venceram o confronto direto por 91 a 76, garantindo a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo.

Tomas Satoranski, do Chicago Bulls (NBA), é o principal destaque da República Tcheca na Copa do Mundo (Divulgação/FIBA)

O treinador Petrovic pregou respeito a todos os adversários da mesma maneira e falou sobre a vitória do adversário deste sábado contra a Turquia, que estava abalada após a derrota na prorrogação para os Estados Unidos.

“Sempre respeito qualquer adversário da mesma maneira. Acredito que foi muito mais fácil prever uma vitória da República Tcheca por tudo que a Turquia passou no jogo contra os Estados Unidos. Os turcos estavam muito abalados e por isso foi mais fácil para os tchecos se prepararem para o jogo. A Turquia sentiu demais a derrota para os americanos dois dias antes e tiveram muitos problemas emocionais para disputar essa partida”, analisou o treinador da Seleção Brasileira.

Os jogadores mais experientes (Anderson Varejão, Alex Garcia, Leandrinho Barbosa e Marquinhos) estão se sobressaindo na Copa do Mundo até aqui. Membro de uma geração mais jovem, o pivô Cristiano Felício possui um papel importante na Seleção Brasileira, principalmente por conseguir manter um alto nível no jogo interno do time.

Depois de grande partida contra Montenegro, Felício está pronto para os confrontos da 2ª fase (Divulgação/FIBA)

O jogador do Chicago Bulls foi um dos destaques do Brasil na vitória sobre Montenegro, com atuação de 14 pontos, oito rebotes, duas assistências e 23 de eficiência (a maior do time). Para ele, os bons resultados na primeira fase já aconteceram e o foco agora é totalmente no duelo com a República Tcheca.

“A primeira fase foi excelente para nós, conseguimos três grandes vitórias, mas isso já é passado. Agora é hora de pensar apenas no jogo contra a República Tcheca. Sabemos que será uma partida muito dura, temos que entrar com a mesma postura e pensar jogo após jogo”, afirmou o camisa 6 do Brasil.

Vitória contra República Tcheca encaminhará classificação

Na segunda fase, os classificados da primeira etapa se juntam em quatro grupos de quatro equipes, com os resultados anteriores mantidos. Os duelos acontecerão entre os times que ainda não se enfrentaram, ou seja, que estavam em grupos opostos na primeira etapa da competição.

O Grupo K conta com os dois melhores dos Grupos E (Estados Unidos e República Tcheca) e F (Brasil e Grécia). Com três vitórias cada, Brasil e Estados Unidos estão momentaneamente na liderança, seguidos por Grécia e República Tcheca, com dois triunfos e uma derrota.

+Resultados mantidos e novos grupos: entenda a 2ª fase da Copa do Mundo 2019

Caso vença o duelo deste sábado, a Seleção Brasileira deixará encaminhada sua classificação para as quartas de final. Para isso acontecer, os Estados Unidos precisarão vencer o confronto com a Grécia, também confirmando sua vaga no mata-mata.

Em caso de outros resultados, a decisão ficará para a rodada final do Grupo, na segunda-feira (09/09), que contará com os duelos entre Grécia x República Tcheca e Brasil x Estados Unidos.

Partidas da 2ª fase da Copa do Mundo

Grupo I

06/09 (Sexta-feira)

05h – Polônia 79  x 74 Rússia

09h – Argentina 87 x 67 Venezuela

08/09 (Domingo)

05h – Venezuela x Rússia

09h – Polônia x Argentina

Grupo J

06/09 (Sexta-feira)

05h30 – Sérvia 90 x 47 Porto Rico

09h30 – Espanha 67 x 60 Itália

08/09 (Domingo)

05h30 – Porto Rico x Itália

09h30 – Espanha x Sérvia

Grupo K

07/09 (Sábado)

05h30 – Brasil x República Tcheca

09h30 – Estados Unidos x Grécia

09/09 (Segunda-feira)

05h30 – Grécia x República Tcheca

09h30 – Brasil x Estados Unidos

Grupo L

07/09 (Sexta-feira)

05h – Austrália x República Dominicana

09h – França x Lituânia

08/09 (Domingo)

05h – Lituânia x Rep. Dominicana

09h – França x Austrália