#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Com chavede ouro

05-09-2019 | 04:04
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação no terceiro quarto, Seleção Brasileira conquista 3ª vitória e encerra primeira fase com 100% de aproveitamento

A Seleção Brasileira segue invicta na Copa do Mundo da China. Na madrugada desta quinta-feira (05/09), o time comandado pelo treinador Aleksandar Petrovic levou a melhor sobre Montenegro, por 84 a 73, e fechou a fase de classificação com chave de ouro.

O resultado positivo garantiu a primeira colocação do Grupo F para o Brasil, com três vitórias em três partidas disputadas (100% de aproveitamento). Na próxima fase, os brasileiros enfrentarão a República Tcheca (sábado, às 05h30) e Estados Unidos (segunda-feira, às 09h30) em busca de uma vaga nas quartas de final do Mundial.

+Confira as próximas partidas da Copa do Mundo 2019

O principal destaque da Seleção Brasileira na vitória desta quinta-feira foi o armador Marcelinho Huertas, cestinha do time com 16 pontos, além de seis assistências e 19 de eficiência – eleito o Melhor da Partida pela FIBA.

“No basquete tudo muda muito rápido, a gente teve três ataques ruins e eles meteram quatro bolas de três pontos. Então, temos que ter tranquilidade nessa hora, saber a característica de cada jogador, como eles estão nos atacando e a gente precisa saber se ajustar na quadra, sem depender dos pedidos de tempo do Petrovic. Felizmente conseguimos ajustar no final e sair com a vitória que era o mais importante”, avaliou o armador.

 

Ver essa foto no Instagram

 

@basquetecbb 🇧🇷 remain perfect in Group F ✅. #FIBAWC #BrasilGotGame

Uma publicação compartilhada por FIBA Basketball World Cup (@fibawc) em

Além dele, outros três atletas atingiram dois dígitos de pontuação: o pivô Cristiano Felício contribuiu com 14 pontos e oito rebotes (23 de eficiência), o ala Marquinhos anotou 13 pontos e o também ala Alex Garcia terminou o jogo com 11 pontos.

“Depois de uma partida tão emocionante contra a Grécia, hoje entramos com, não sei, 60% da nossa intensidade, mas foi o suficiente para vencermos esse jogo importante. Parabéns a todos os jogadores, pois muita gente não acreditava que o Brasil fosse sair desse grupo com os seis pontos”, disse Petrovic.

Terceiro quarto forte e tranquilidade no fim: o resumo do jogo

A partida começou bem equilibrada. No Brasil, o armador Marcelinho Huertas entrou no jogo rapidamente e anotou sete dos primeiros 12 pontos da Seleção Brasileiro. Mas do outro lado, o armador Derek Needham também estava quente e liderou Montenegro em uma boa corrida no quarto inicial. A vantagem estava em quatro pontos para o time montenegrino, até o ala Alex Garcia acertar uma linda bola de 3 pontos e finalizar a primeira parcial com o placar bem próximo (19 a 20 para o rival).

Vindo do banco, o pivô Anderson Varejão, destaque na vitória contra a Grécia, entrou forte no jogo e anotou cinco pontos de cara, colocando o Brasil na liderança. O grande destaque do adversário, o pivô Nikola Vucevic, do Orlando Magica (NBA), entrou no segundo quarto e foi responsável por não deixar o time brasileiro abrir uma boa vantagem. O jogo seguiu apertado, até o ala Marquinhos acertar a mão e anotar sete pontos consecutivos, dando uma boa folga para o time brasileiro, que foi para o intervalo na frente por 43 a 38.

Cristiano Felício foi importante nas jogadas com Marcelinho Huertas (Divulgação/FIBA)

Assim como nos dois primeiros jogos, o terceiro quarto do Brasil foi ótimo. Com muita intensidade na defesa e no ataque, o selecionado verde-amarelo conseguiu aumentar a diferença, com destaque para Marcelinho Huertas, que aproveitou muito bem os espaços nas jogadas de pick’n roll com o pivô Cristiano Felício. No final do período, o placar apontava 66 a 54 para os brasileiros.

Nos últimos dez minutos de jogo, tudo parecia tranquilo para a Seleção Brasileira, que chegou a ficar com 15 pontos de vantagem (73 a 58). A partir daí, os montenegrinos esquentaram a mão e converteram quatro bolas de 3 pontos em sequência, diminuindo a diferença para apenas um ponto (73 a 72). Sob pressão, o Brasil contou com a experiência do quinteto em quadra (Huertas, Leandrinho, Alex, Marquinhos e Varejão) para retomar o controle do jogo e vencer por 84 a 73.

Estreia na segunda fase já neste sábado

A fase de grupos da Copa do Mundo 2019 chegou ao fim nesta quinta-feira (05/09). Com todas as partidas dos grupos já realizadas, os classificados para a segunda fase estão definidos e os primeiros jogos acontecerão na madrugada da sexta-feira (06/09).

+Saiba como estão os grupos da 2ª fase da Copa do Mundo

O Brasil está no Grupo K, junto com a Grécia, segunda colocada do grupo brasileiro na primeira fase, além de Estados Unidos e República Tcheca, os dois classificados do Grupo E. Vale lembrar que a pontuação da fase inicial continua e as equipes enfrentarão os dois times que vieram do outro grupo.

Depois dessas duas rodadas, as duas melhores seleções da chave avançarão para as quartas de final da competição, que será disputada em jogo único, assim como as semifinais e a grande final.

O primeiro adversário do time brasileiro será a República Tcheca, no sábado (07/09), às 05h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, às 09h30, Grécia e Estados Unidos se enfrentarão pelo mesmo grupo.

“Agora é mentalizar o próximo jogo. Essa é a oportunidade que a gente tem. Temos que pensar nesse primeiro jogo para só depois pensarmos nos EUA. É um jogo em que a vitória garante a nossa presença nas quartas de final e isso é um passo muito grande para a vaga olímpica”, finalizou Marcelinho Huertas.

Próximos jogos do Grupo K na Copa do Mundo

07/09 (Sábado)

05h30 – Brasil x República Tcheca

09h30 – Estados Unidos x Grécia

09/09 (Segunda-feira)

05h30 – Grécia x República Tcheca

09h30 – Brasil x Estados Unidos