#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Experiências diferentes

12-05-2014 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Pela primeira vez nas semifinais, Paulistano encara o São José, que disputa vaga na Final pela 3ª temporada seguida; veja mais informações sobre a série semifinal

Trata-se de duas grandes equipes que chegaram à semifinal do NBB por méritos. Vice-líder da fase de classificação, o Paulistano/Unimed classificou-se direto às quartas de final e chegou até a briga pela vaga na Final do NBB pela primeira vez em sua história ao passar pelo o Vivo/Franca, por 3 a 2.

Já o São José lutará pela por um lugar na decisão do maior campeonato do país pela terceira vez consecutiva. Sétimo colocado na primeira fase do NBB6, a equipe do Vale do Paraíba superou o Palmeiras/Meltex nas oitavas, por 3 a 2, e nas quartas, repetiu o êxito sobre o UniCEUB/BRB/Brasília nas quartas na temporada passada e chegou à semifinal ao superar novamente os candangos, desta vez, com um imponente 3 a 0.

E agora? Quem vai para a Final do NBB? Paulistano ou São José? Vale a pena ficar de olho!

Confira informações e curiosidades sobre o confronto semifinal entre Paulistano e São José:

Jefferson é o reboteiro do NBB6 (João Pires/LNB)

Reboteiro do NBB6, Jefferson bateu o recorde de duplos-duplos em uma temporada (João Pires/LNB)

Recorde quebrado 
O ala/pivô Jefferson, do São José, acumula 20 duplos-duplos na atual temporada, números que quebram o recordes de mais duplos-duplos em uma temporada. O recorde anterior pertencia ao ala/pivô Olivinha do Flamengo, que no NBB2 registrou 19 duplos-duplos.

Médias altas
Falando em Jefferson e duplos-duplos, o ala/pivô do São José está com médias de duplo-duplo nos playoffs do NBB. São 11,3 pontos por jogo e 11,3 rebotes em média.

Grupo dos 200 
De quebra, no Jogo 3 da série, Jefferson atingirá a marca de 200 jogos em sua trajetória no NBB.

MVP 1.500
MVP da última Final do NBB, o pivô Caio Torres, do São José, precisa de apenas 25 pontos para atingir a marca de 1.500 pontos em sua trajetória no campeonato nacional.

De novo
Pela segunda vez consecutiva, São José chega as semifinais passando antes pelas oitavas. Este fato aconteceu também no NBB passado, mas antes, isso jamais havia acontecido. Agora, outro time que se junta a ‘Águia do Vale’  é o Mogi, que encerrou a fase de classificação na 12ª colocação e passou por Pinheiros e Limeira para alcançar a inédita vaga na semifinal.

Feito inédito
Outro que fez história foi o Paulistano, que disputará uma série semifinal de NBB pela primeira vez em sua trajetória no campeonato.

Equilíbrio 
As duas equipes já se enfrentaram 12 vezes em jogos válidos pelo NBB. O São José leva uma pequena vantagem no confronto, com sete vitórias, enquanto o Paulistano soma cinco.

2 a 0 
No NBB6, São José venceu os dois jogos em que realizou contra o Paulistano. Foram vitórias de 93×92 e 79×73. O ala/armador Norte-americano Laws, foi o cestinha do confronto para o São José, com média de 17,5 pontos nos dois jogos. Para o Paulistano, o cestinha do confronto foi o ala/pivô César, com média de 14,5 pontos marcados nos dois duelos.

Destaques das quartas
O São José teve dois jogadores como destaques das quartas de final do NBB. O armador dominicano Manny Quezada, com média de 30,0 pontos, foi o cestinha das quartas. Já o ala/pivô Jefferson foi o jogador com a maior média de rebotes, 13,7 sobras de média nas válidas pelas quartas de final.

“Mannymal”
No Jogo 2 da série quartas de final contra o Brasília, Manny Quezada, ao anotar 50 pontos na partida, quebrou o recorde de pontos feitos em apenas um jogo nos playoffs, além de ser o segundo . O recorde anterior era do ala Marquinhos, do Flamengo, 43 pontos.

Mineiro e Holloway, do Paulistano

Paulistano venceu seis dos últimos sete jogos que fez no Ginásio Antonio Prado Jr (Allan Conti/Divulgação)

Fator casa no ataque
O Paulistano terminou a primeira fase do NBB6 com o melhor ataque como mandante. Foram em média, 89,0 pontos por partida jogando em seu ginásio. Já nos playoffs, a média caiu um pouco, porém é a terceira melhor entre os mandantes, 80,6 pontos por partida.

Fator casa nas vitórias
O Paulistano consegue reverter esses bons números ofensivos atuando em seu Ginásio em vitórias. Contando a fase de classificação e a série de quartas de final contra o Franca, são seis vitórias nos últimos sete jogos.

Chega invicto
Por sua vez, o São José também possui um ótimo retrospecto em jogos no Ginásio Lineu de Moura, nas Finais do NBB6, o time do treinado por Luiz Augusto Zanon já disputou quatro jogos em casa, e venceu todos.

Oitavas de final:
São José 78 x 77 Palmeiras
São José  80 x 70 Palmeiras
São José 64 x 60 Palmeiras

Quartas de final:
São José 72 x 70 Brasília

Tabus
São José já disputou cinco jogos no Ginásio Lineu de Moura em série de semifinais na sua história, e nunca saiu de quadra com derrota. Porém, em jogos fora de casa o retrospecto não é nada bom para o time do Vale do Paraíba. Em cinco jogos fora de casa, são cinco derrotas.

São José nunca foi derrotado em duelos semifinais do NBB no Ginásio Lineu de Moura (Claudio Capucho/PMSJC)

São José nunca foi derrotado em duelos semifinais do NBB no Ginásio Lineu de Moura (Claudio Capucho/PMSJC)

Recuperado
Após ficar de fora das quartas de final do NBB por conta de uma cirurgia na mão esquerda, o ala Dedé, do São José, está recuperado e estará à disposição do técnico Luiz Augusto Zanon na série semifinal contra o Paulistano.

Formados lá
Hoje jogadores do São José, o ala/pivô Jefferson e o armador Vitinho passaram pelas categorias de base do Paulistano. Jefferson jogou entre os anos 2003 e 2004. Já Vitinho, defendeu as cores da base do Paulistano por aproximadamente cinco anos.

Antiga casa
Os alas Alex e Dedé, e o pivô Jerônimo, do São José, irão encontrar seu antigo time Paulistano nessa série de semifinal do NBB. Alex disputou as duas últimas edições do NBB (NBB4 e NBB5) com a camisa do Paulistano. Já Dedé e Jerônimo estrearam no NBB jogando pelo Paulistano, o ala disputou o NBB1 e NBB2, e o pivô o NBB3.

Sem desperdício
O duelo marcará o confronto entre duas das três melhores equipes no aproveitamento de lances livres. O Paulistano lidera o fundamento com 80,6% de aproveitamento, enquanto que São José é o terceiro, com 78,6%.

Perfeito
O ala/pivô César, do Paulistano, ainda não sabe o que é errar lances livres nas Finais do NBB6. No total, o jogador arremessou 26 tiros livres ao longo da série contra Franca e obteve 100% de aproveitamento.

Na hora certa
Impecável nos lances livres, César teve uma grande subida de produção nas Finais. Durante a primeira fase, o jogador somou média de 8,9 pontos por jogo e, até agora, nos playoffs soma 15,2 tentos anotados por partida.

César, do Paulistano

César não errou nenhum lance livre nas Finais do NBB 2013/2014 (Allan Conti/Divulgação)

Confira o calendário completo da série semifinal entre São José e Paulistano:

Paulistano Unimed (2º) x São José/Unimed (7º)
Jogo 1 – 13/05 (terça-feira), às 19h30 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 2 – 15/05 (quinta-feira), às 19h30 – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 3 – 18/05 (domingo), às 16 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 4* – 20/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)

*Se necessário