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Uma novahistória

05-11-2020 | 11:37
Por Rodrigo Bussula

Campo Mourão retorna ao NBB após dois anos de ausência e reinicia projeto na elite do basquete nacional

Campo Mourão retorna ao NBB após duas temporadas fora  (Divulgação/Campo Mourão)

Após dois anos longe da elite do basquete brasileiro, o VipTech Campo Mourão está de volta ao NBB. Com muito planejamento ao longo desses anos, a equipe se organizou e conseguiu realizar, mais uma vez, o sonho de jogar no maior campeonato de basquete do Brasil.

A história do Campo Mourão na competição não é de hoje e começa ainda em 2014, quando a equipe disputou a Liga Ouro, antiga divisão de acesso ao NBB, pela primeira vez. O resultado não foi dos melhores e o time do Paraná caiu nas semifinais para o Rio Claro.

Isso não foi motivo para desanimo, e a equipe paranaense disputou mais duas edições da competição (2015 e 2016), sem tirar o olho do objetivo principal que era a vaga no NBB. Até que em 2016, mesmo com o vice-campeonato perante o Vasco da Gama, o Campo Mourão conseguiu uma vaga para a temporada seguinte do NBB – disputou o NBB 2016/2017 e 2017/2018.

Vale destacar a campanha da equipe em sua estreia na competição, em que foi aos playoffs, mas caiu nas para o Universo/Vitória – 3 a 2 na série.

Agora, o retorno ao NBB vem com muita cautela e planejamento. É o que explica o técnico Emerson Souza.

“A montagem da equipe foi feita a princípio no meio de muitas dificuldades dentro da pior crise da nossa era. Com uma perca de 60% do seu orçamento, a equipe foi montada em cima de muito estudo, baseados em 4 princípios: Jogadores de destaque em temporadas passadas dentro do projeto, jogadores de potencial que já jogaram o NBB e precisam de mais tempo de jogo na competição, jogadores vindos da Liga Ouro que acreditamos ter potencial para jogar o NBB e estrangeiros de primeiro ano que possam surpreender e ajudar a elevar o nível da equipe nesse retorno”, afirmou o comandante.

O elenco

Dentro do caminho traçado pelo comandante e o corpo diretivo da equipe, o Campo Mourão montou um elenco interessante para a disputa do NBB 2020/2021. Ao todo, a equipe conta com um plantel de 13 jogadores dos mais diversos perfis.

Um dos que chegaram, com status de destaque, é o ala/armador norte-americano Anton Cook, que atuou no NBB na temporada 2018/2019  com as cores do Joinville, onde anotou médias de 15,6 pontos, 2,5 rebotes, 2,5 assistências e 10,9 de eficiência.

“Espero melhorar minhas atuações de temporadas anteriores, individualmente falando. Bem como lutar por uma vaga nos playoffs. Posso dizer que o NBB é uma liga que funciona muito bem. É uma ótima liga”, afirmou o norte-americano.

No Joinville, Anton Cook foi um dos principais cestinhas do NBB 2018/2019 (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Outro que também desembarcou na equipe é o armador argentino Stefano Pierotti, campeão do NBB 2016/2017 pelo Bauru. Sua última atuação de destaque em solo nacional foi pelo Londrina, ainda pela Liga Ouro 2019, onde anotou médias de 14,2 pontos, 4,1 rebotes, 4,5 assistências e 14,3 de eficiência Para o armador, essas experiências contribuíram muito para sua evolução.

“Minha passagem por Bauru me ajudou muito, treinei ao lado Valtinho (um ídolo pra mim), Ricardo Fischer e Alex, que me ajudaram e me ensinaram muito pra crescer como jogador. Agora tentarei ajudar meus companheiros e passar um pouco de esse aprendizado para fazer uma boa temporada. A liga ouro serviu para melhorar a confiança no meu jogo e consegui ter mais tempo de quadra e, consequentemente mais ritmo”, disse.

Além dele, o norte-americano Matt Frierson, que atuou na NCAA D1 pelo The Citadel Bulldogs, foi outro que chegou na equipe de Campo Mourão. Em seu Senior Year, o jogador anotou médias de 12,5 pontos, 2,1 rebotes, 1,0 assistências e 37,1% de aproveitamento da linha dos 3 pontos.

Além dos três, a equipe também é formada pelos seguintes nomes: o armador Rapha Souza, os alas/armadores Luiz Muller, Wander Broock, os alas Castellon, Luizinho, os alas/pivôs Magna, Marciel Pajé, Omar Bertolin e os pivôs Lucão, Tom e Pezão.

Estrutura para o NBB

Pensando no retorno ao NBB, o Campo Mourão reformou o Ginásio de Esportes JK, casa da equipe no NBB. A reforma, visando a participação da equipe nesta temporada, teve o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado.

Além disso, o time também correu atrás de ações fora das quatro linhas, como o patrocínio master com a VipTech e o processo de filiação ao CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), a Fundação de Esportes de Campo Mourão e a Assercam.

Outro ponto interessante é o projeto Basquete Cidadão que a equipe desenvolve, trabalhando com times masculinos e femininos na cidade, com crianças e adolescentes em suas mais diversas idades. Para Emerson de Souza, técnico da equipe, o projeto é importante, assim como o sonho de um dia ter mais estrutura para realizá-lo de uma forma mais eficiente.

“A gestão do nosso projeto Basquete Cidadão é feita na experiência que o projeto tem com a Liga Nacional de basquete desde 2014, quando entramos pela primeira vez na Liga Ouro. Esse intercâmbio com os gestores da LNB, e dos principais projetos do país, nos faz crescer e repensar o nosso projeto dia a dia. Queremos ter um profissional responsável por cada departamento, desde o projeto social que atende 600 crianças em 11 núcleos , passando pela base , liga regional e até o adulto,  com suporte especializado na área jurídica, financeira, marketing, comunicação, técnica entre outras tão importantes”, disse o treinador, que completou:

“Sabemos que para ter uma estrutura dessa precisamos de muito recurso e é com esse objetivo que alguns profissionais assumem mais de um departamento e trabalham na base da superação para um dia termos os recursos e a estrutura ideal para administrar esse projeto iniciado em 2008 e que em pouco tempo já é considerado o maior do sul do Brasil”, finalizou.

Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão, ressaltou a importância do projeto Basquete Cidadão (Alex Tavares/LNB)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

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