#JOGAJUNTO

NBB Caixa

1 x 0 CAP

Paulistano CAP 82
x
78 Bauru Basket BAU
20
1ºQ
X
19
21
2ºQ
X
15
25
3ºQ
X
16
16
4ºQ
X
28

Gin. Antonio Prado Jr

27 de maio de 2017
Por

Na liderança praticamente o tempo todo, Paulistano vence Jogo 1 contra o Bauru e larga na frente nas Finais do NBB CAIXA

DOCUMENTOS:
Súmula
82
X
78
82
PTS
78
13
A3C
7
12
A2C
17
19
LLC
23
42
RT
40
15
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Paulistano/Corpore largou na frente na briga pelo título do NBB CAIXA 2016/2017. Com uma grande atuação coletiva, a equipe da capital paulista venceu o Jogo 1 contra o Gocil/Bauru Basket, realizado neste sábado (27/05), no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), pelo placar de 82 a 78.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Liderança (quase) do início ao fim: O Paulistano ficou à frente no placar praticamente todo o tempo. Apenas no final do primeiro quarto, em três rápidas oportunidades, o Bauru figurou na liderança. Depois disso, os donos da casa se firmaram na ponta do marcador e garantiram o triunfo.

3º quarto decisivo: Na pausa para o intervalo, o Paulistano vencia por sete pontos, mas foi no terceiro quarto que a equipe conseguiu dominar a partida de vez. Com vitória parcial por 25 a 16, a equipe da capital chegou para os dez minutos finais vencendo por 16 pontos (66 a 50).

A união faz a força: Nove jogadores pontuaram para o Paulistano na partida, sendo cinco deles em dígitos duplos. O garoto Yago foi o cestinha com 14 pontos, seguido por Hure, com 13, Lucas Dias e Arthur Pecos, com 12 cada, e Guilherme Hubner, que marcou dez.

Fala aí: “Foi muito importante o trabalho que fizemos por 35 minutos. Isso nos fez abrir uma boa vantagem no placar e fizemos um trabalho quase perfeito. Sabemos que Bauru é uma grande equipe, com jogadores de muita experiência, e que eles poderiam reagir a qualquer momento. Mas o mais importante é a vitória e a vantagem aberta no terceiro quarto fez a diferença. Demos o primeiro e importante passo na série”, disse o argentino Hure.

Eles tentaram: Três jogadores do Bauru dividiram o posto de cestinha do jogo. Os alas Léo Meindl e Alex Garcia e o ala/pivô Jefferson marcaram 18 pontos cada e totalizaram 54 dos 78 pontos anotados pela equipe no duelo. O trio foi responsável por 22 dos 28 pontos do ótimo último quarto bauruense – os outros seis fora de Gegê (duas bolas de 3).

Fala aí: “Sabemos que temos qualidade, mas é inadmissível tomar 25 pontos em um quarto (terceiro) para uma equipe que quer ser campeã. Falhamos nos rebotes defensivos e precisamos nos concentrar muito para o próximo jogo. Temos que colocar tudo em quadra na próxima partida”, disse o bauruense Léo Meindl.

Números comprovam: O aproveitamento nas bolas de três pontos fez a diferença para a vitória do Paulistano. Os donos da casa acertaram 13 em 37 tentativas (35,1%), enquanto que os visitantes tiveram apenas sete acertos em 32 arremessos tentados (21,9%).

Baixa importante: Bauru atuou desfalcado do armador Valtinho. O experiente jogador de 40 anos sofreu uma lesão muscular na coxa durante o Jogo 5 das semifinais contra o Pinheiros e foi vetado pelo departamento médico. O camisa 9 é dúvida para as próximas partidas.

E agora? O Jogo 2 das Finais do NBB CAIXA acontece na próxima sexta-feira (02/06), às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), com transmissão ao vivo do SporTV. Já o Jogo 3 será realizado no domingo (04/06), às 14h30, no Ginásio Gigantão, em Araraquara, com transmissões simultâneas de Band e SporTV.

Começo movimentado: Em pouco mais de dois minutos jogados, o Paulistano abriu oito pontos de frente (10 a 2). Só que Bauru não se intimidou, rapidamente reagiu e empatou o jogo em 13 a 13. No final do primeiro quarto, os visitantes assumiram a liderança pela primeira vez na partida, mas com uma bola de três pontos de Hure no estouro do cronômetro, os donos da casa fecharam a parcial inicial em vantagem (20 a 19).

Abriu de novo: Assim como no período anterior, o Paulistano dominou os minutos iniciais do segundo quarto e colocou sua vantagem novamente em oito pontos (27 a 19). Durante a parcial, Bauru reagiu graças a boas jogadas de Léo Meindl e de Alex, que marcou seus cinco primeiros pontos no jogo. Mas três bolas de três pontos seguidas, sendo duas de Yago e outra de Georginho, fizeram o clube da capital chegar ao intervalo com sete pontos de frente (41 a 34).

Todo do Paulistano: O equilíbrio do primeiro tempo deu lugar ao domínio dos donos da casa no terceiro quarto. Com sua defesa funcionando muito bem, principalmente para cima de Alex e Jefferson, e um ótimo aproveitamento nas bolas de três pontos (4/7), os comandados de Gustavo De Conti venceram a parcial por 25 a 16 e entraram no último quarto com uma vantagem de 16 pontos (66 a 50).

Teve emoção: No início do último quarto, o Paulistano ampliou a diferença no placar para 22 pontos, mas Bauru não se entregou e reagiu de maneira expressiva, ao marcar 14 pontos seguidos. Com o trio Alex, Jefferson e Léo Meindl chamando a responsabilidade, a equipe foi pouco a pouco diminuindo a desvantagem e os donos da casa precisaram mostrar bom aproveitamento na linha do lance livre para garantir o resultado positivo.