HOJE
100 mil pontos
Por Liga Nacional de Basquete
Pivô Ansaloni anota ponto histórico, mas Araraquara mostra poder de reação e vence o Vila Velha, de virada, por 80 a 66

Ansaloni, o autor dos 100 mil pontos da história do NBB (Célio Messias/LNB)
O pivô Ansaloni, do Vila Velha, colocou seu nome na história do NBB. Foi dele o ponto de número 100 mil da história da competição, anotado quando restavam 4:21 para o final do terceiro quarto. Mas, apesar da marca histórica, o time capixaba viu Araraquara reagir e vencer a partida, por 80 a 66.
Rafinha foi o cestinha da partida, com 23 pontos. Pelo lado paulista, Deivisson, Luisinho e Sobral anotaram 14 pontos cada. Foi a quinta vitória em 21 partidas para o time de Araraquara, que volta a brigar por uma vaga nos playoffs. O Vila Velha tem os mesmo cinco triunfos, porém em 22 partidas disputas na temporada. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em Parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobrás, Caixa e Penalty.
A partida começou equilibrada. As duas equipes trocavam cestas e se alternavam na liderança. O placar de 17 a 15 dos primeiros dez minutos de jogo logo começou a mudar junto com o início do segundo quarto.
Nos primeiros três minutos, o Vila Velha alcançou uma sequência de oitos pontos sem resposta do adversário e levou a diferença para a casa dos dez pontos. Foi então que o ala Jefferson Sobral, que havia começado a partida no banco de reservas, chamou a responsabilidade e comandou a reação de Araraquara.
Com nove pontos de Sobral só no segundo período, o time paulista conseguiu a virada e partiu para o intervalo a frente por um ponto: 35 a 34.
Faltavam apenas 24 pontos para a marca de 100 mil pontos na história do NBB, e o terceiro quarto começou com a contagem regressiva. Com Vila Velha atravessando um bom momento na partida, o pivô Ansaloni foi quem anotou o ponto histórico.
O placar apontava 48 a 43 para os capixabas, quando o ala/armador Riddick fez a jogada pelo lado esquerdo da quadra, infiltrou e deu a assistência para Ansaloni anotar, com uma bandeja, o 100.000º da história do NBB, quando restavam 4:21 minutos para o final do período. Foram os dois primeiros pontos do pivô na partida.
“Jamais imaginei que marcaria o ponto 100 mil. Foram meus primeiros dois pontos no jogo, mas graças a Deus eu consegui. Foi um bom trabalho da equipe, um trabalho em conjunto”, declarou Ansaloni, que recebeu das mãos do ex-jogador e presidente do Vila Velha Luiz Felipe Azevedo uma bola estilizada dos 100 mil pontos.
Passado o momento de festa, o Araraquara iniciou a reação e passou a frente no marcador quando restavam menos de 20 segundos, graças a uma bola de 3 pontos de Luisinho. O ala/armador, inclusive, foi um dos principais responsáveis ela melhora do desempenho da equipe paulista.
Com a pontaria calibrada, Luisinho, ao lado do pivô Deivisson, comandou Araraquara a um quarto período arrasador. Anotando 25 pontos contra 11 do adversário nos últimos dez minutos de jogo, o time treinado por Daniel Wattfy não deu chances para os capixabas buscarem uma reação.
“A equipe fez permanecer hoje um lado defensivo muito bom e atacamos com um pouco mais de tranquilidade no segundo tempo. Foi uma vitória muito importante para continuarmos brigando pelos playoffs”, analisou Wattfy.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca