#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

#10Fatos – Flamengo x Franca

14-02-2018 | 05:09
Por Liga Nacional de Basquete

Leandrinho invicto, confronto de G-4 e série de reencontros: tudo que você precisa saber do jogaço desta quinta-feira entre Flamengo e Franca

Um duelo de titãs abrilhantará a quinta-feira (15/02) do NBB CAIXA. Flamengo e Sesi Franca Basquete, vice-líder contra terceiro colocado, farão um confronto direto valendo o segundo lugar do campeonato. O duelo será na Arena Carioca 1, às 21h15 (de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo Facebook Live na página oficial do NBB e também do SporTV 2.

Entre os destaques da partida estão o primeiro duelo entre Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa no NBB CAIXA, a situação das duas equipes na tabela de classificação e outros reencontros. Tudo que você precisa saber sobre esse aguardado confronto está aqui, neste texto. Confira e não perca esse jogão por nada!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Leandrinho e Varejão já se enfrentaram 16 vezes na NBA (NBA/Divulgação)

Varejão x Leandrinho

Dois dos maiores astros do basquete brasileiro, Anderson Varejão e Leandrinho Barbosa estarão frente a frente pela primeira vez no NBB CAIXA. Será a primeira vez que dois campeões da NBA se enfrentam no maior campeonato do basquete brasileiro. Já na liga norte-americana, foram 14 confrontos entre eles, com nove triunfos para Leandrinho e cinco para Varejão.

Também é reencontro

Outro fato que apimenta ainda mais o embate entre Varejão e Leandrinho nesse Flamengo x Franca é que os dois já atuaram na equipe adversária na carreira.

Anderson despontou para cenário nacional e internacional do basquete atuando pelo Franca, na categoria juvenil, entre 2000 e 2001. No ano seguinte, partiu para o Barcelona (ESP) e deu início à sua longa trajetória no exterior.

Do outro lado, Leandrinho defendeu as cores do Flamengo no NBB CAIXA 2011/2012 durante o período de lockout da NBA. Ele disputou seis partidas com a camisa rubro-negra e teve médias de 19,0 pontos e 4,0 assistências.

Leandrinho 100%

E por falar nele, Leandrinho Barbosa está invicto pelo Franca no NBB CAIXA. Desde sua estreia, o ala de 35 anos disputou sete partidas até o momento e venceu todas – contra Vitória, Basquete Cearense, Vasco da Gama, Botafogo, Caxias, Joinville e Bauru. Nesses jogos, as médias foram de 15,0 pontos, 2,3 assistências, 1,6 roubos de bola e 12,6 de eficiência.

Vale a vice-liderança

O confronto entre Flamengo e Franca vale nada menos que a vice-liderança do NBB CAIXA. O clube da Gávea é o atual dono do segundo lugar, com 16 vitórias e três derrotas. Logo atrás, na terceira posição, estão os francanos, que têm um triunfo a menos. Em caso de triunfo paulista, as campanhas ficarão igualadas, mas a vantagem do desempate será dos comandados do técnico Helinho por já terem ganhado o duelo do primeiro turno (100 a 82).

Foi arrasador

Falando nisso, o duelo entre Franca e Flamengo no primeiro turno foi bastante marcante. Diante de um Pedrocão lotado, a equipe francana não deu chances aos rubro-negros e levou a melhor por largos 100 a 82 – maior marca ofensiva da equipe na atual temporada do NBB CAIXA. Seis atletas do Franca pontuaram em dígitos duplos na partida: Léo Meindl (16), Rafael Mineiro (16), Cipolini (15), Coelho (14), Gruber (13) e Antonio (10).

Franca dominou o Flamengo no primeiro turno no Pedrocão (Newton Nogueira/Franca Basquete)

Pelo mando de quadra

Confrontos diretos como esse Flamengo x Franca são importantíssimos para definição de mando de quadra nos playoffs em caso de empate de campanhas. No momento, os francanos têm vantagem sobre os rubro-negros (+18 pontos) e um triunfo nesta quinta-feira selaria de vez essa superioridade.

Para reverter esse cenário negativo no empate com Franca, o clube carioca precisa vencer por uma diferença maior ou igual a 18 pontos. Se a fase de classificação acabasse hoje, Flamengo (2º) e Franca (3º) se enfrentariam na semifinal caso avançassem das quartas, com mando flamenguista.

Engrenando de novo

Depois de perder a liderança e uma invencibilidade de nove partidas para agora líder Paulistano, o Flamengo retomou o rumo positivo com duas boas vitórias no Sul, sobre Joinville (91 a 81) e Caxias do Sul (98 a 75). Com 15 pontos nos dois jogos, Anderson Varejão foi um dos pontos positivos da turnê e entrará em quadra contra Franca vivendo seu melhor momento pessoal no NBB CAIXA.

Bola no Marquinhos

O grande nome do Flamengo na temporada é Marquinhos. O camisa 11 rubro-negro é o cestinha isolado do NBB CAIXA, com média de 18,4 pontos por partida – quase 2,0 pontos a mais que o segundo colocado Holloway, que tem 16,6 pontos de média. Vale lembrar que, há duas rodadas, no confronto direto contra o Paulistano, o jogador guardou incríveis 37 pontos e estabeleceu o novo recorde de pontos da temporada. Será que ele vai crescer de novo?

Mais Flamengo

No histórico geral do confronto no NBB CAIXA, Flamengo e Franca fizeram 26 jogos, com 16 vitórias para o clube da Gávea e dez para o esquadrão da Capital do Basquete. No entanto, o último confronto entre eles no Rio de Janeiro foi vencido pelos francanos. No Tijuca Tênis Clube, a equipe paulista ganhou na prorrogação, por 83 a 80, com bola de 3 pontos de Pedro no estouro do cronômetro.

Passagens douradas

Três atletas do elenco do Franca não só jogaram, como foram campeões do NBB CAIXA com a camisa do Flamengo: o armador Rafa Luz e o ala/pivô Rafael Mineiro, que conquistaram o título da edição 2015/2016, e o ala/pivô Jefferson William, campeão da temporada 2008/2009 pelo clube rubro-negro. Rafa Luz, por sua vez, jogará contra o Flamengo pela primeira vez.

Rafa Luz foi campeão do NBB CAIXA pelo Flamengo e enfrentará seu ex-clube pela primeira vez (Fotojump/LNB)