#JOGAJUNTO

NBB Caixa

2 a 1

Brasília BRA 83
x
98 Limeira LIM
13
1ºQ
X
22
25
2ºQ
X
19
21
3ºQ
X
23
24
4ºQ
X
34

Ginásio da ASCEB

27 de abril de 2015

Em duelo parelho até o terceiro quarto, Limeira se sobressai nos dez minutos finais, vence Jogo 3 contra Brasília fora de casa e fica a um passo da semifinal do NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
83
X
98
83
PTS
98
10
A3C
12
21
A2C
20
11
LLC
22
25
RT
26
16
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Depois de largar na frente nas quartas de final do NBB e sofrer o empate em sua casa, a Winner/Limeira foi ao Distrito Federal e recuperou sua vantagem na disputa. Nesta segunda-feira, no Ginásio da ASCEB, a equipe limeirense levou a melhor sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, pelo placar de 98 a 83, e abriu 2 a 1 na briga pela vaga na semifinal do nacional.

Sem poder contar com o treinador Dedé Barbosa, que cumpriu suspensão automática por ter sido desqualificado na partida anterior, o esquadrão do interior paulista foi comandado pelo assistente técnico Jece Leite, que também comanda a equipe Sub-22 de Limeira, terceira colocada na última edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7

Mesmo sem seu comandante no banco de reservas, os limeirenses mostrou todo seu poder coletivo e teve seis atletas anotando dígitos duplos na pontuação. Com destaque para o armador Nezinho, que mostrou que ainda conhece bem os atalhos da quadra do Brasília, onde atuou nos últimos seis anos, responsável por 21 pontos e três roubos de bola.

“A sensação de jogar um playoff aqui (em Brasília) não é fácil. Tenho um carinho muito grande pela cidade, peguei um apreço muito grande, meus filhos cresceram aqui. Mas sou profissional e adoro onde estou jogando. Viemos de uma derrota doída em casa na última partida, por isso viemos pra vencer e tivemos um grande resultado. O Jece (Leite) fez um grande trabalho. Estamos muito focados e quarta-feira tem mais”, disse Nezinho.

Companheiro de posição de Nezinho, o garoto Deryk saiu do banco de reservas e foi um dos principais destaques do duelo, com direito a quatro bolas de 3 pontos em cinco tentativas e 18 pontos no total. Quem também se sobressaiu na equipe paulista foi a dupla norte-americana formada por David Jackson e Chris Hayes, autores de respectivos 16 e 14 pontos.

O pivô Bruno Fiorotto, responsável por 11 pontos e oito rebotes, e o ala/armador dominicano Ronald Ramon, que deixou a quadra com dez pontos, completam a lista dos atletas do Limeira que registraram dez pontos ou mais. Pelo lado do Brasília, cinco jogadores também pontuaram em dígitos duplos: Arthur (17), Ronald (16), Guilherme Giovannoni (15), Fúlvio (12) e Kyle LaMonte (10).

“Faltou atenção para nós no segundo tempo, principalmente na defesa. Demos muitas oportunidades para bolas de 3 pontos deles, esse é o forte de Limeira, eles buscam isso e estavam com aproveitamento excelente. Uma vez que não conseguimos marcar as bolas de fora acabamos abrindo a defesa e eles começaram a ir lá dentro. Paciência, perdemos, agora vamos descansar, preparar pro jogo de quarta-feira e tentar empatar a série”, disse o capitão Giovannoni.

Com o resultado, a equipe do Estado de São Paulo quebrou a invencibilidade histórica do Brasília em partidas de playoffs do NBB no Ginásio da ASCEB. Em toda as seis edições anteriores, a agremiação do Distrito Federal havia disputado sete partidas no local da partida desta segunda-feira e levou a melhor nas sete oportunidades.

Agora, a partida que pode dar à classificação à semifinal da temporada 2014/2015 do NBB ao Limeira será já nesta quarta-feira (29/04), novamente no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 20 horas (de Brasília), mais uma vez com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

O jogo

Limeira entrou em quadra e logo nos primeiros ataques mostrou que não estava para brincadeiras. Com três bolas de 3 pontos seguidas, a equipe paulista abriu 9 a 0 com pouco mais de três minutos de bola em jogo. Ainda com ampla superioridade, principalmente no setor ofensivo, o time visitante chegou a ter 13 pontos de vantagem (18 a 5) e ameaçou uma deslanchada ainda maior. Com a entrada do jovem pivô Ronald, o Brasília mostrou uma leve melhora, principalmente na defesa, mas os limeirenses conseguiram administrar bem e fechar o período inicial da partida com 22 a 13 de frente.

Assim como fez o Limeira na etapa anterior, o time da casa começou a segunda parcial com mão quente e, depois de dois tiros de longa distância e uma bandeja, emplacou uma corrida de 8 a 3 e reduziu a frente adversária para quatro pontos (25 a 21). Os paulistas até recuperaram a boa vantagem e abriram oito pontos na segunda metade do período (32 a 24), mas o esquadrão candango tornou a complicar a vida dos limeirenses, cortou a diferença para apenas um ponto no minuto final (39 a 38) e foi para os vestiários perdendo por 41 a 38.

O Brasília voltou do intervalo determinado a mudar a história do jogo. Com sete pontos seguidos de Guilherme Giovannoni e dois de Ronald, os donos da casa não só passaram à frente pela primeira vez na partida como abriram cinco pontos de frente (46 a 41) e deixaram o duelo ainda mais interessante. Mas cinco pontos do garoto limeirense Deryk baixaram a frente candanga para um ponto e colocaram fogo no jogo novamente (47 a 46). Depois de uma verdadeira trocação de bandejas e bolas de 3 pontos,  Limeira recuperou a frente do marcador (59 a 54) e foi para o último quarto com cinco pontos de vantagem: 64 a 59.

Com corrida de 8 a 2 nos primeiros três minutos do quarto período liderada pelo armador Deryk, a equipe do técnico Jece Leite abriu 11 pontos de frente e passou a atuar com mais tranquilidade (72 a 61). Conseguindo administrar bem sua boa vantagem, os paulistas mostraram ampla tranquilidade e cabeça fria, chegaram a ter 16 pontos de frente (92 a 76) e fecharam o duelo com 15 pontos de vantagem, placar de 98 a 83.