#JOGAJUNTO

LDB

4 de 5

UniCEUB/BRB LDB BRA 67
x
54 Campo Mourão LDB CMO
22
1ºQ
X
14
20
2ºQ
X
14
12
3ºQ
X
11
13
4ºQ
X
15

Praia Clube (Quadra 2)

31 de julho de 2015

Com mais uma grande desempenho de sua defesa, Brasília derrota Campo Mourão e assegura quarta vitória em cinco jogos disputados na LDB 2015

DOCUMENTOS:
Súmula
67
X
54
67
PTS
54
3
A3C
5
22
A2C
12
14
LLC
15
40
RT
40
12
ASS
9

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O UniCEUB/BRB/Brasília segue com grande campanha na LDB 2015. Na tarde desta sexta-feira (31/07), no Praia Clube, em Uberlândia (MG), a equipe da capital fgederal teve mais um grande desempenho defensivo e superou o Campo Mourão Basquete, pelo placar de 67 a 54. Esta foi a quarta vitória do time candango em cinco partidas disputadas no maior campeonato de base do basquete nacional (80% de aproveitamento).

Dono de uma das melhores defesas da competição, Brasília limitou seus rivais a 60 ou menos pontos em todas as suas quatro vitórias. Apenas na derrota para o Pinheiros, pela terceira rodada, que os comandados do técnico Ronaldo Pacheco sofreram mais do que 61 pontos – na ocasião o clube da capital paulista venceu por 72 a 55.

Junto da grande atuação defensiva, outro fator fundamental para o êxito dos candangos nesta sexta foi o desempenho do armador Bruno Felipe. Autor de 20 pontos, o jogador foi o cestinha da partida e ainda acumulou seis rebotes e três bolas recuperadas para garantir seu melhor desempenho na LDB 2015 até o momento. Vindos do banco de reservas, o armador Marcos Pitoco (15 pontos e cinco bolas recuperadas) e o pivô Coutinho (11 pontos e seis rebotes) também se destacaram pela equipe vencedora.

“A nossa defesa foi muito importante hoje e vai ser o campeonato todo. Apesar de alguns vacilos conseguimos colocar nossa boa defesa em prática e conquistamos mais uma importante vitória. Desde as duas últimas edições da LDB a gente pôde ver que nosso time não é um dos melhores ofensivamente, mas sempre está entre as melhores defesas. A defesa é o nosso grande trunfo na LDB e essa é a cara do Brasília”, disse Bruno.

“A gente sabia da importância de começar bem o campeonato e viemos para Uberlândia muito focados. Sabíamos que o jogo contra o Pinheiros iria ter um grau de dificuldade maior, mas que as outras partidas tínhamos totais chances de vencer. Nossa equipe é bastante homogênea e esse bom começo se deve bastante a isso”, completou o camisa 11 candango.

Mirando o topo: Brasília segue na parte de cima da tabela de classificação da LDB (João Neto/LNB)

Mirando o topo: Brasília segue na parte de cima da tabela de classificação da LDB (João Neto/LNB)

Do lado paranaense, o maior pontuador foi o ala Igor, com 16 pontos, seguido por Wesley, que marcou 14 pontos e ainda apanhou oito rebotes. Depois de vencer seus últimos dois compromissos, o time dirigido pelo técnico Emerson de Souza conheceu sua terceira derrota também em cinco partidas disputadas na quinta edição da LDB.

“Eles fizeram a parte deles na defesa e nós não. Estávamos desatentos em alguns lances e permitimos algumas cestas fáceis ao time deles, principalmente no garrafão. Mas agora é bola para frente e já vamos focar no jogo de amanhã (sábado) contra a Seleção. Queremos vencer para voltar a ficar com uma campanha de 50% de aproveitamento”, disse Igor.

Agora, Campo Mourão terá pela frente a Seleção Brasileira Sub-17, neste sábado, às 16 horas (de Brasília), enquanto que duelará com o anfitrião Praia Clube, às 18 horas.

+ Clique aqui e confira a tabela da primeira etapa da LDB 2015

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O jogo

O primeiro quarto foi amplamente dominado pelo Brasília. Inspirado nos minutos iniciais, Bruno Felipe marcou os sete primeiros pontos da equipe no jogo e os candangos largaram na frente. Com bons lances do ala Igor, o Campo Mourão até ameaçou os domínios dos rivais, mas Luiz e Coutinho, este vindo do banco de reservas, apareceram muito bem e os representantes da capital federal se mantiveram tranquilos em vantagem ao final da parcial inicial (22 a 14).

A partida ficou bastante dinâmica no segundo período. Mais ligado, o time paranaense passou a atacar com mais tranquilidade, só que do outro lado Brasília continuou a ter um bom desempenho. Com força coletiva – sete jogadores diferentes pontuaram na parcial –, o time dirigido pelo técnico Ronaldo conseguiu estabelecer a diferença no placar na casa dos dois dígitos e fechou os 20 minutos iniciais do confronto com uma diferença de 14 pontos a seu favor (42 a 28).

Em desvantagem no placar, Campo Mourão voltou com uma postura bastante agressiva para o terceiro quarto e, com uma forte defesa, deixou os candangos por mais de cinco minutos sem pontuar. Diante da intensa defesa dos rivais, Brasília abusou dos tiros de três pontos – foram nove tentativas sem sucesso do Brasília da linha de 6,75m praticamente seguidas – e a diferença no placar caiu para sete pontos (42 a 35). Só que a reação da equipe do Sul do país parou por aí.

Após o técnico Ronaldo Pacheco parar o jogo, Brasília voltou mais concentrado para a quadra e voltou a abrir boa vantagem. Com boas participações de Bruno Felipe e Pitoco, a equipe da capital federal voltou a dominar completamente as ações dos dois lados da quadra e partiu para o último quarto com 15 pontos de frente (54 a 39), depois de 12 pontos contra sete dos rivais na reta final do terceiro período.

A parcial final não foi boa para nenhuma das equipes. Com muitos erros nos arremessos e diversos desperdícios de bola, os dois ataques não conseguiram manter boa regularidade e o jogo ficou truncado. Diante deste cenário, Brasília conseguiu controlar o jogo com tranquilidade e garantiu sua quarta vitória no maior campeonato de base do basquete brasileiro.