#JOGAJUNTO

Mais basquete

A vez do Franca

19-10-2015 | 01:01
Por Liga Nacional de Basquete

Em Quito (EQU), Franca abre trajetória na Liga Sul-Americana 2015, nesta terça-feira, diante do Guaros de Lara (VEN); partida será transmitida ao vivo pelo SporTV

Depois de Mogi das Cruzes/Helbor e UniCEUB/BRB/Brasília garantirem suas classificações à próxima fase da Liga Sul-Americana 2015, chegou a vez do Franca Basquete entrar em quadra na competição e tentar seguir o mesmo caminho. Nesta terça-feira (20/10), a equipe da Capital do Basquete abrirá sua participação no Grupo D enfrentando o Guaros de Lara (VEN), em Quito (EQU), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Quinto colocado no último NBB, o time francano volta a disputar um torneio continental depois de quatro temporadas. A última competição internacional do esquadrão do interior paulista foi a Liga das Américas 2012, disputada depois da conquista do vice-campeonato da terceira edição do nacional, na temporada 2010/2011. Na ocasião, Franca venceu apenas um dos três duelos em seu grupo e não avançou à fase seguinte.

No Grupo D, Franca tentará seguir o mesmo caminho que Mogi e Brasília e buscará a vaga na próxima fase da Liga Sul-Americana (Newton Nogueira/Divulgação)

No Grupo D, Franca tentará seguir o mesmo caminho que Mogi e Brasília e buscará a vaga na próxima fase da Liga Sul-Americana (Newton Nogueira/Divulgação)

Junto de francanos e venezuelanos, o Grupo D também conta com o Regatas de Lima (PER) e com o anfitrião UTE (EQU), adversário dos comandados de Lula Ferreira na quarta-feira (21/10), às 23h15 (de Brasília). O VT desta partida será exibido no SporTV na manhã da quinta-feira (22/10), às 11 horas. Depois, na quinta-feira, os brasileiros fecharão a primeira fase diante dos peruanos, às 21 horas (de Brasília), este ao vivo no Canal Campeão.

Além da vaga ao campeão, a Liga Sul-Americana também levará à Liga das Américas o brasileiro mais bem classificado. Isso acontece por conta da saída do Limeira, que terminou o último NBB em terceiro e tinha lugar garantido na “Libertadores do Basquete”. Ou seja, mesmo em caso de título de Mogi, Brasília ou Franca, o outro time do NBB mais bem classificado no torneio estará na próxima Liga das Américas.

Antes de entrar em quadra pelo torneio sul-americano, o Franca Basquete disputou um triangular com Liga Sorocabana e Jacareí para decidir quem seriam as duas equipes que permaneceriam na elite do Campeonato Paulista e qual cairia para a série A-2 da competição. Os comandados de Lula Ferreira terminaram a disputa em primeiro, com dois triunfos em dois jogos, o que os garantiu na série A-1 do Paulista 2016.

“Fizemos um bom triangular no Campeonato Paulista e conseguimos ajustar alguns detalhes que faltavam. Estamos cada vez mais entrosados e crescendo de produtividade. Sabemos da dificuldade da Sul-Americana e da qualidade dos adversários que vamos enfrentar, mas acredito que nossa equipe está pronta. Vamos dar nosso melhor em quadra e lutar para passarmos para a próxima fase”, comentou o pivô Thiago Mathias, do Franca.

Confira as datas e horários (de Brasília) de jogos do Franca no Grupo D da Liga Sul-Americana 2015:

Sede: Quito (EQU)

– 20/10 (Terça-feira)
21h – Franca Basquete x Guaros de Lara (VEN)
23h15 – UTE (EQU) x Regatas de Lima (PER)

– 21/10 (Quarta-feira)
21h – Guaros de Lara (VEN) x  Regatas de Lima (PER)
23h15 – Franca Basquete x UTE (EQU)

-22/10 (Quinta-feira)
21h – Regatas de Lima (PER) x Franca Basquete
23h15 – UTE (EQU) x Guaros de Lara (VEN)