HOJE
Acirrado
Por Liga Nacional de Basquete
Em partida decidida apenas na prorrogação, Brasília é derrotado pelo Defensor (URU) na abertura do Grupo D da Liga Sul-Americana
Acirrado. Assim pode ser definido o jogo que marcou a abertura do Grupo D da Liga Sul-Americana 2014. No início da noite desta terça-feira, no Ginásio Panela de Pressão, na cidade de Bauru (SP), o UniCEUB/BRB/Brasília acabou derrotado pelo Defensor (URU), pelo placar de 107 a 99, em partida decidida apenas na prorrogação.
Depois do revés na rodada inicial, o time brasileiro voltará à quadra nesta quarta-feira para medir forças com o Guerreros de Bogotá (COL), às 17h45, com transmissão ao vivo do SporTV 2. Por sua vez, a equipe uruguaia terá o anfitrião Paschoalotto/Bauru pela frente, às 20 horas (de Brasília), também ao vivo no SporTV 2.
Mesmo com a derrota de sua equipe, o ala/pivô Guilherme Giovannoni marcou expressivos 34 pontos e foi o cestinha da partida. Com 21 e 17 pontos, respectivamente, o ala Arthur e o pivô Cipolini também apareceram bem a favor do Brasília. Pelo lado do Defensor, o destaque ficou por conta do ala norte-americano Anthony Danridge, autor de 24 pontos e decisivo para o resultado positivo.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida
“Não soubemos controlar o ritmo no segundo tempo. Não conseguimos disparar na liderança e eles se mantiveram sempre na cola. No começo do último quarto eles tiveram um bom momento e conseguiram virar o jogo. Ainda conseguimos nos recuperar, mas bobeamos no final. Deixamos escapar a vantagem e aí não tinha mais tempo para nada”, declarou o cestinha Giovannoni.

Com destaque para Danridge, Defensor levou a melhor sobre Brasília na abertura do Grupo D (Marcelo Figueras/FIBA Américas)
O primeiro quarto foi completamente dominado pelo Brasília. Com destaque para os dez pontos anotados por Giovannoni, o time brasileiro mostrou boa produtividade em seu ataque e abriu vantagem logo nos minutos iniciais. Sem deixar o Defensor se sentir à vontade em quadra, os comandados do técnico José Vidal se apresentaram muito bem e conseguiram deixar a diferença a seu favor em dez pontos ao final da parcial inicial (28 a 18).
A partir do início do segundo quarto, o Defensor passou a se mostrar mais tranquilo e conseguiu a equilibrar as ações. Mas, do outro lado, o trio formado por Giovannoni, Cipolini e Arthur manteve o bom aproveitamento ofensivo do Brasília e a equipe conseguiu manter a liderança. Então, o confronto chegou à sua metade com Brasília na frente, por 44 a 41.
Logo na volta dos vestiários, Brasília contou com bolas certeiras de Cipolini e Isaac e ampliou a vantagem no placar (49 a 43). Durante praticamente todo o terceiro quarto, os brasileiros mantiveram o controle do jogo e chegaram até a abrir nove pontos de frente (60 a 51). Porém, no final do período, os uruguaios reagiram. Com uma sequência de 11 a 0 para cima do time candango, o Defensor conseguiu virar o jogo no último lance da parcial e chegou para os dez minutos finais de jogo com a liderança do placar pela primeira vez nas mãos (61 a 60).
Perder a ponta do marcador não fez bem ao Brasília e os representantes do Uruguai aproveitaram para deslanchar. Boas jogadas individuais da dupla de armadores Cabot e Garcia fizeram a vantagem do Defensor chegar aos nove pontos (75 a 66). Depois de passar por um momento ruim, os brasileiros contaram com a mão certeira de Arthur para reagir. Com duas bolas de três pontos seguidas do camisa 4, o time do técnico José Vidal reduziu o prejuízo para três pontos (75 a 72) e obrigou o técnico uruguaio a parar o jogo.
O time do Distrito Federal conseguiu até retomar a ponta do placar depois de dois lances livres de Fúlvio (77 a 76). Sem se abater com a rápida virada dos rivais, o Defensor contou com bons lances do pivô Wachsmann e voltou a ficar na frente (86 a 82). Principal jogador do Brasília na partida até então, Giovannoni chamou a responsabilidade e os brasileiros conseguiram reagir novamente. Com uma bola de três pontos, o ala/pivô deixou o placar em igualdade (88 a 88) a 19 segundos do fim. Os uruguaios até tiveram a chance de ganhar o jogo na última posse de bola, mas falharam e a decisão foi para a prorrogação.
No início tempo extra os uruguaios abriram quatro pontos de frente (92 a 88), mas Giovannoni brilhou novamente. O experiente jogador apareceu muito bem, os brasileiros marcaram sete pontos seguidos e roubaram a ponta do placar (95 a 92). Porém o Defensor dominou completamente os minutos finais e ficou com a vitória. Sem deixar Brasília pontuar, a equipe uruguaia mostrou mais tranquilidade e ainda aproveitou para garantir um triunfo por uma boa margem de pontos no final das contas (107 a 99).
Confira a tabela completa do Grupo D da Liga Sul-Americana 2014:
– Grupo D
Sede: Bauru – Brasil
21/10 (terça-feira)
UniCEUB/BRB/Brasília 99 x 107 Defensor Sporting (URU)
Paschoalotto/Bauru 88 x 63 Guerreros de Bogotá (COL) (Ao vivo no SporTV3)
22/10 (quarta-feira)
17h45 – Guerreros de Bogotá (COL) x UniCEUB/BRB/Brasília (Ao vivo no SporTV2)
20h – Paschoalotto/Bauru x Defensor Sporting (URU) (Ao vivo no SporTV2)
23/10 (quinta-feira)
17h45 – Defensor Sporting (URU) x Guerreros de Bogotá (COL)
20h – Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília (Ao vivo no SporTV3)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca