HOJE
Agora é melhor de três!
Por Liga Nacional de Basquete
Final do NBB ganha novo formato e campeão da temporada 2014/2015 será definido em uma melhor de três jogos; decisão da competição segue na TV aberta

Agora, para levantar o troféu de campeão do NBB equipe precisará vencer dois jogos no playoffs decisivo (Luiz Pires/LNB)
A Final do NBB 7 será em uma melhor de três jogos. Na tarde desta terça-feira, em reunião realizada na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), na cidade de São Paulo (SP), a decisão do maior campeonato de basquete do país ganhou um novo formato. Agora, para ficar com o título da competição nacional, a equipe precisará vencer duas partidas na série decisiva.
Apesar da mudança na forma de disputa, a Final do NBB seguirá na televisão aberta. A TV Globo transmitirá ao vivo a segunda partida e também passará o terceiro e decisivo duelo caso necessário. Por sua vez, o canal SporTV transmitirá o primeiro confronto da decisão da temporada 2014/2015 da competição nacional.
Depois de ter suas três últimas edições decididas em jogo único, o NBB terá sua Final em três jogos pela primeira vez na história. A equipe de pior campanha fará a primeira partida em casa, enquanto que o time de melhor campanha sediará os duelos de números dois e três, este último caso necessário.
“É inegável o ganho para o basquete brasileiro. A emoção agora será multiplicada por três e tenho certeza de que teremos uma grande Final nesta temporada. Aliado a isso conseguimos manter a decisão do NBB na TV aberta, agora com a possibilidade de duas partidas ao vivo. Demos mais um passo para alavancar ainda mais a visibilidade do basquete dentro do nosso país e, como sempre, contamos com o apoio da TV Globo. Essa é uma decisão muito importante para a continuidade do crescimento do NBB”, declarou Cássio Roque, presidente da LNB.
Durante a reunião, que contou com a participação de todos os clubes, as 16 equipes pré-inscritas tiveram suas participações na temporada 2014/2015 do NBB confirmadas. Flamengo, Paulistano/Unimed, São José/Unimed, Mogi das Cruzes/Helbor, UniCEUB/BRB/Brasília, Winner/Limeira, Paschoalotto/Bauru, Vivo/Franca, Pinheiros/SKY, Unitri/Uberlândia, Basquete Cearense, Palmeiras/Meltex, Macaé Basquete, Liga Sorocabana e Minas Tênis Clube e o estreante Rio Claro disputarão o campeonato.

Finalistas da última temporada, Flamengo e Paulistano farão a abertura do NBB 7 (Ricardo Ramos/LNB)
Junto da mudança do formato da decisão e da confirmação dos participantes também ficou definida a primeira rodada do NBB 7. A abertura da competição será a reedição da última Final, entre o vice Paulistano/Unimed e o campeão Flamengo, em jogo isolado, no dia 1º de novembro (sábado), em sede ainda a ser definida. As outras sete partidas da rodada inicial, também já estipuladas, serão realizadas na semana seguinte, em data ainda a ser definida pelo Departamento Técnico da LNB.
A fórmula de disputa do campeonato segue a mesma. Os 12 melhores colocados na fase de classificação avançarão às Finais, que seguirá disputada a partir das oitavas de final, sempre em uma melhor de cinco jogos (com exceção da Final). As partidas de número 1, 2 e 5 acontecerão nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação e os jogos 3 e 4 ocorrerão sob o mando do time com campanha inferior.

Campeão da Liga Ouro, Rio Claro será o único estreante do NBB na temporada 14/15 (Luiz Pires/LNB)
A reclassificação das equipes a cada etapa dos playoffs também segue extinta e, assim como a última temporada, o chaveamento dos playoffs até a Final já estará definido ao término da fase de classificação. O último colocado da etapa inicial estará automaticamente rebaixado à Liga Ouro, Divisão de Acesso ao NBB,
Confira todos os jogos da primeira rodada do NBB 7*:
– 01/11 (sábado)
Paulistano/Unimed x Flamengo
– Data ainda a ser definida
Rio Claro Basquete x Palmeiras/Meltex
Winner/Limeira x Pinheiros/SKY
Liga Sorocabana x Macaé
São José/Unimed x Minas Tênis Clube
Mogi das Cruzes/Helbor x Unitri/Uberlândia
Vivo/Franca x Basquete Cearense
Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília
*Os horários dos jogos ainda serão definidos pelo Departamento Técnico da LNB, assim como o restante da tabela da fase de classificação
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca