#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Agora é melhor de três!

12-08-2014 | 06:47
Por Liga Nacional de Basquete

Final do NBB ganha novo formato e campeão da temporada 2014/2015 será definido em uma melhor de três jogos; decisão da competição segue na TV aberta

Agora, para levantar o troféu de campeão do NBB equipe precisará vencer dois jogos no playoffs decisivo (Luiz Pires/LNB)

Agora, para levantar o troféu de campeão do NBB equipe precisará vencer dois jogos no playoffs decisivo (Luiz Pires/LNB)

A Final do NBB 7 será em uma melhor de três jogos. Na tarde desta terça-feira, em reunião realizada na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), na cidade de São Paulo (SP), a decisão do maior campeonato de basquete do país ganhou um novo formato. Agora, para ficar com o título da competição nacional, a equipe precisará vencer duas partidas na série decisiva.

Apesar da mudança na forma de disputa, a Final do NBB seguirá na televisão aberta. A TV Globo transmitirá ao vivo a segunda partida e também passará o terceiro e decisivo duelo caso necessário. Por sua vez, o canal SporTV transmitirá o primeiro confronto da decisão da temporada 2014/2015 da competição nacional.

Depois de ter suas três últimas edições decididas em jogo único, o NBB terá sua Final em três jogos pela primeira vez na história. A equipe de pior campanha fará a primeira partida em casa, enquanto que o time de melhor campanha sediará os duelos de números dois e três, este último caso necessário.

“É inegável o ganho para o basquete brasileiro. A emoção agora será multiplicada por três e tenho certeza de que teremos uma grande Final nesta temporada. Aliado a isso conseguimos manter a decisão do NBB na TV aberta, agora com a possibilidade de duas partidas ao vivo. Demos mais um passo para alavancar ainda mais a visibilidade do basquete dentro do nosso país e, como sempre, contamos com o apoio da TV Globo. Essa é uma decisão muito importante para a continuidade do crescimento do NBB”, declarou Cássio Roque, presidente da LNB.

Durante a reunião, que contou com a participação de todos os clubes, as 16 equipes pré-inscritas tiveram suas participações na temporada 2014/2015 do NBB confirmadas. Flamengo, Paulistano/Unimed, São José/Unimed, Mogi das Cruzes/Helbor, UniCEUB/BRB/Brasília, Winner/Limeira, Paschoalotto/Bauru, Vivo/Franca, Pinheiros/SKY, Unitri/Uberlândia, Basquete Cearense, Palmeiras/Meltex, Macaé Basquete, Liga Sorocabana e Minas Tênis Clube e o estreante Rio Claro disputarão o campeonato.

Finalistas da última temporada, Flamengo e Paulistano farão a abertura do NBB 7 (Ricardo Ramos/LNB)

Finalistas da última temporada, Flamengo e Paulistano farão a abertura do NBB 7 (Ricardo Ramos/LNB)

Junto da mudança do formato da decisão e da confirmação dos participantes também ficou definida a primeira rodada do NBB 7. A abertura da competição será a reedição da última Final, entre o vice Paulistano/Unimed e o campeão Flamengo, em jogo isolado, no dia 1º de novembro (sábado), em sede ainda a ser definida. As outras sete partidas da rodada inicial, também já estipuladas, serão realizadas na semana seguinte, em data ainda a ser definida pelo Departamento Técnico da LNB.

A fórmula de disputa do campeonato segue a mesma. Os 12 melhores colocados na fase de classificação avançarão às Finais, que seguirá disputada a partir das oitavas de final, sempre em uma melhor de cinco jogos (com exceção da Final). As partidas de número 1, 2 e 5 acontecerão nos domínios da equipe com melhor campanha na fase de classificação e os jogos 3 e 4 ocorrerão sob o mando do time com campanha inferior.

Campeão da Liga Ouro, Rio Claro será o único estreante do NBB na temporada 14/15 (Luiz Pires/LNB)

Campeão da Liga Ouro, Rio Claro será o único estreante do NBB na temporada 14/15 (Luiz Pires/LNB)

A reclassificação das equipes a cada etapa dos playoffs também segue extinta e, assim como a última temporada, o chaveamento dos playoffs até a Final já estará definido ao término da fase de classificação. O último colocado da etapa inicial estará automaticamente rebaixado à Liga Ouro, Divisão de Acesso ao NBB,

Confira todos os jogos da primeira rodada do NBB 7*:

– 01/11 (sábado)
Paulistano/Unimed x Flamengo

– Data ainda a ser definida
Rio Claro Basquete x Palmeiras/Meltex
Winner/Limeira x Pinheiros/SKY
Liga Sorocabana x Macaé
São José/Unimed x Minas Tênis Clube
Mogi das Cruzes/Helbor x Unitri/Uberlândia
Vivo/Franca x Basquete Cearense
Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília

*Os horários dos jogos ainda serão definidos pelo Departamento Técnico da LNB, assim como o restante da tabela da fase de classificação