#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Agora é Mengão!

07-07-2016 | 04:48
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo anuncia Ricardo Fischer, ex-Bauru, e Humberto, que estava no Pinheiros, como primeiros reforços para próxima temporada

Apresentação de Humberto e Ricardo Fischer no Flamengo

Flamengo anunciou a chegada de Ricardo Fischer, ex-Bauru, e Humberto, ex-Pinheiros, nesta quinta-feira (Marcello Pires/Globoesporte.com)

O mercado está agitado pelos lados do atual tetracampeão do NBB CAIXA. Depois de anunciar três renovações na última semana, o Flamengo oficializou, nesta quinta-feira, seus primeiros reforços para a próxima temporada: o armador Ricardo Fischer, de 25 anos, ex-Bauru Basket, e o ala/armador Humberto, de 21, que estava no EC Pinheiros.

Aos 25 anos, Ricardo é um dos maiores potenciais da nova geração do basquete nacional e chega ao rubro-negro carioca após passagem consagrada por Bauru. Eleito o Melhor Armador da edição 14/15 do NBB CAIXA, o armador conquistou dois vice-campeonatos consecutivos da competição, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas um vice do Mundial de Clubes contra o poderoso Real Madrid (ESP) em 2015, com direito a bola da vitória no Jogo 1 da disputa.

Para complementar a consagração do jovem jogador, um triplo-duplo diante do New York Knicks em pleno místico Madison Square Garden (11 pontos, 10 rebotes e 10 assistências) durante a turnê que o Bauru fez na pré-temporada da NBA, quando também enfrentou o Washington Wizards. Tal momento ainda rendeu a Fischer uma convocação para a Seleção Brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de Toronto, também em 2015, no qual conquistou a medalha de ouro.

Na última temporada, Ricardo primou pela consistência. Com atuações muito regulares, o armador vinha comandando o Bauru para mais uma grande campanha no NBB CAIXA. Infelizmente, na semifinal da Liga das Américas, em confronto diante do próprio Flamengo, o jogador rompeu totalmente o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho direito e ficou ausente de todas as partidas de lá pra cá. Mesmo com apenas 23 jogos na maior competição do basquete nacional, o atleta foi indicado para o prêmio de Melhor Armador do campeonato, que acabou sendo dado para Davi Rossetto, do Solar Cearense.

“Queria primeiro agradecer a confiança da diretoria do Flamengo no meu trabalho. Tive uma lesão que infelizmente acontece na carreira de todo atleta, mas que foi um pouco séria. Estou recuperando e não vejo a hora de poder jogar com essa camisa. Enfrentei o clube em várias finais e sei do que a torcida rubro-negra é capaz de fazer. Sempre manifestei o meu desejo de jogar no Flamengo e desta vez deu certo. Estou muito feliz”, disse Ricardo Fischer, o mais novo armador do Flamengo.

Bauru entrará em quadra embalado por 5 vitórias seguidas, a última delas sobre o Caxias (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Após quatro temporadas com o Bauru, Ricardo Fischer é o mais novo reforço do Flamengo para temporada 2016/2017 do basquete (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Por sua vez, o jovem Humberto, de apenas 21 anos, teve a última temporada como afirmação de seu potencial. O jogador começou o NBB CAIXA 2015/2016 com poucas oportunidades, mas logo foi ganhando espaço e se tornou uma das peças chaves do Pinheiros ao fim do campeonato. Ao total foram 37 partidas realizadas pelo atleta, com médias de 8,4 pontos, 2,9 rebotes e 2,o assistências.

Algumas atuações ganharam grande destaque, como contra o próprio Flamengo, na fase de classificação, em que Humberto saiu de quadra com 25 pontos, seis rebotes e seis assistências. Outro jogo impressionante foi diante do Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, pelas quartas de final do NBB CAIXA, em que o Pinheiros jogava a vida na competição. O ala/armador chamou a responsabilidade e foi peça chave na vitória pinheirense, por 92 a 88, com 27 pontos (seu recorde no campeonato), cinco rebotes e três assistências.

Além do NBB CAIXA, Humberto tem passagem vitoriosa pela LDB. Foram quatro temporadas do jogador na competição sub-21 e após armargurar um terceiro lugar em 2013 e um quarto em 2014, o jogador, junto ao elenco pinheirense, conquistou o título na última edição do campeonato.

“Nunca escondi a minha vontade de jogar no Flamengo e estou muito feliz com essa oportunidade. Infelizmente ano passado a minha vinda acabou não acontecendo, mas desta vez deu tudo certo e hoje estou realizando um sonho”, falou o jovem ala/armador Humberto.

As duas contratações abriram a porta de entrada no rubro-negro carioca. Neste período de baixa temporada, o Flamengo também já anunciou a renovação de Marcelinho, Olivinha e JP Batista, e que não contará com Rafa Luz, Gegê, Jason Robinson e Meyinsse para próxima temporada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Humberto, do Pinheiros, e Sosa, do Minas

Um dos grandes talentos do basquete nacional, Humberto também foi apresentado como reforço rubro-negro (Ricardo Bufolin/ECP)