HOJE
Análise:Mogi
Por Douglas Carraretto e Marcel Pedroza
Grupo reformulado, novo sistema e o antigo Shamell: confira a análise sobre o Mogi, atual vice-campeão do NBB CAIXA

Mogi se reformulou para a temporada 2018/2019 para ir em busca de seu primeiro título nacional (Luiz Pires/LNB)
Um Mogi das Cruzes/Helbor reformulado entrou em cena na temporada 2018/2019. Em relação ao ano anterior, rostos conhecidos como Tyrone, Larry Taylor, Jimmy e Caio Torres deixaram a equipe e deram lugar a seis novos atletas, que mudaram o ambiente e a tônica do grupo do técnico Guerrinha.
Os reforços foram o armador Arthur Pecos e o pivô JP Batista (ambos ex-Flamengo), o ala Gui Deodato (ex-Sendi/Bauru), o ala/pivô Luis Gruber (ex-Sesi Franca), o pivô João Pedro (ex-Sesi Franca) e o armador argentino Enzo Cafferata (ex-Caxias do Sul).
Nomes de inquestionável qualidade, com experiência em Seleção e Finais do NBB CAIXA (todos, com exceção de Cafferata, disputaram pelo menos uma decisão da competição). Grupo forte e apto para lutar pelo tão sonhado título nacional que bateu na trave no ano anterior.
Agora, o torcedor que estava acostumado a ver a bola ser dividida entre o “Big Three” formado por Larry, Shamell e Tyrone verá um esquema diferente dentro de quadra.
Provável quinteto titular:
Arthur Pecos – armador
Shamell – ala
Gui Deodato – ala
Gruber – ala/pivô
JP Batista – pivô
Suplentes:
Filipin – ala
Fabrício – ala/pivô
João Pedro – pivô
Cafferata – armador
José Carlos – ala/pivô
Lessa – armador
Lucas Santana – armador
As mudanças no elenco, inevitavelmente, mudaram a tônica do grupo. Ok, não há como negar que Shamell seguirá sendo uma referência dentro do elenco, mas, é bem provável que o atleta fique menos de tempo com a bola nas mãos e o jogo do Mogi fique mais coletivo – já que antes o jogo era todo concentrado no Big Three. São alguns destaques:
Armação
Um dos pontos chave dessa mudança é a armação. Arthur Pecos, por exemplo, tem um estilo de jogo mais veloz e intenso fisicamente em relação a Larry Taylor – até porque é 14 anos mais novo que o Alienígena. Além disso, Pecos move a bola de maneira mais rápida e não baseia tanto seu jogo no 1×1, como faz Larry, por isso, deixou mais dinâmico o ataque mogiano.

Armação com Arthur Pecos e Cafferata mudou o estilo de jogo do Mogi, que passará a ser mais coletivo nessa temporada (Antonio Penedo/Mogi Helbor)
No banco de reservas está o argentino Enzo Cafferata, que foi um dos candidatos ao troféu de Sexto Homem do último NBB CAIXA. Mesmo mostrando que sai bem do banco, o hermano pode muito bem jogar ao lado de Pecos e formar uma forte dupla na armação. Seus chutes de 3 pontos o credenciam a atuar como um “2” e o transformam em ponto de desafogo no ataque.
Fator JP
JP Batista é, sem dúvidas, o grande reforço do Mogi para a temporada 2018/2019 do NBB CAIXA. Seu impacto em quadra é enorme e casa completamente com a nova proposta de jogo “mais coletiva” do Mogi. Dono de uma incomparável leitura de jogo, o experiente jogador foi o pivô “5” com maior média de assistências da última temporada, com 2,7 por jogo.
Além disso, seu jogo de 1×1 é extremamente forte e seus recursos ofensivos são diversos, principalmente de costas para a cesta. Na temporada passada, JP foi o líder em bolas de 2 pontos convertidas no NBB CAIXA, com média de 5,1 por jogo (54% de aproveitamento).
View this post on Instagram
#VaiMogi Assista ao vivo pela TV FPB https://goo.gl/22KJxE. 💪🏀👊 #PaixãoQueSóCresce
Portanto, podemos concluir que JP também será um dos grandes criadores de jogadas do Mogi, que nesta temporada promete ser um time que joga mais sem a bola do que com a bola, com ataque mais dinâmico que prioriza a movimentação ao isolamento.
Shamell é Shamell
Por mais que o estilo de jogo do Mogi tenha mudado e Shamell fique menos tempo com a bola nas mãos, é impossível imaginar o novo dono da camisa 8 mogiana sem um papel de extrema liderança dentro do grupo.
Ele é daqueles atletas que, quando o jogo aperta, coloca a bola embaixo do braço e toma conta das ações. Maior cestinha da história do NBB CAIXA com 6.635 pontos, Shamell já deu inúmeras demonstrações que cresce nas horas decisivas – vide os 40 pontos no Jogo 4 contra o Flamengo que decretou a ida do Mogi à final do último NBB CAIXA.

Mesmo com as mudanças na tônica do time de Mogi, Shamell seguirá sendo uma grande referência (Fotojump/LNB)
O norte-americano de 38 anos vai para sua quinta temporada com a camisa do Mogi. Durante esse tempo em solo mogiano, conquistou um Campeonato Paulista, uma Sul-Americana e um vice-campeonato do NBB CAIXA e um da Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”.
Por isso, diante de toda a reformulação do elenco da equipe, Shamell será mais do que nunca o ícone, a referência, o homem de confiança do torcedor mogiano, que ainda está se acostumando com as novas caras e a nova tônica do time. Portanto, torcedor, fique tranquilo: o elenco mudou, a dinâmica do grupo também, mas o caldeirão Hugo Ramos seguirá sendo “La Casa de Shamell”.
Calendário do mês
13/10 (Sábado)
13h35 – Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo na Band e na ESPN
18/10 (Quinta-feira)
20h45 – Mogi das Cruzes/Helbor x EC Pinheiros – ao vivo no Bandsports
20/10 (Sábado)
19h – Mogi das Cruzes/Helbor x Basquete Cearense – ao vivo no Facebook
26/10 (Sexta-feira)
21h10 – Mogi das Cruzes/Helbor x Universo/CAIXA/Brasília – ao vivo no Fox Sports
30/10 (Terça-feira)
20h – Flamengo x Mogi das Cruzes/Helbor – ao vivo na ESPN
+Tabela de jogos completa do Mogi no NBB CAIXA
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca