HOJE
Aprendizado valioso!
Por Liga Nacional de Basquete
Representantes dos clubes da LNB participam de palestra ministrada por executivo responsável pelo acompanhamento do trabalho extra-quadra das equipes da NBA

Donohue compartilhou as práticas do TMBO com representantes dos clubes brasileiros (Alex Tavares/LNB)
O NBB Marketing Summit 2016 não acabou após a pausa para o almoço. No período da tarde, Brendan Donohue, vice-presidente sênior do TMBO (Team Marketing & Business Operations) da NBA fez uma apresentação exclusiva para os representantes dos times afiliados à LNB (Liga Nacional de Basquete).
Criado em 1999, o TMBO é responsável por organizar todo o trabalho extra-quadra das equipes da NBA, D-League (Liga de Desenvolvimento da NBA) e WNBA. Dentro deste departamento, que conta com 35 profissionais, a liga norte-americana supervisiona e sugere novas práticas aos times, seja no âmbito do marketing, na venda de ingressos ou em ações durante as partidas.
Durante sua apresentação, Brendan falou sobre a execução da rotina diária do TMBO e mostrou boas práticas dos times da NBA aos representantes dos clubes brasileiros. Segundo o norte-americano, o compartilhamento das ações executadas pelas franquias é um dos motivos que faz com que as equipes e, consequentemente, a liga norte-americana cresçam cada vez mais.
“Nosso objetivo é proporcionar grandes experiências a quem vai assistir aos jogos. Famílias vão aos jogos, empresas comparecem, todos gastam seu dinheiro em cima do nosso produto. Por isso queremos que essa seja uma experiência maravilhosa a todos. É assim que conseguimos nossos parceiros e a NBA cresce como um todo”, disse Brendan.
Um dos casos mostrados pelo executivo da NBA foi do Detroit Pistons, um das mais tradicionais franquias da liga. No entanto, o time do Estado de Michigan não conquista bons resultados há anos, mas ainda assim é um dos que mais vende patrocínios locais ou nacionais e também está entre os melhores no faturamento de produtos licenciados em toda a liga.
“Não adianta nada termos um time de alto rendimento se não fizermos um bom trabalho fora da quadra também. Os números que vimos durante o evento são fantásticos. Tenho certeza que todos aqui vão sair daqui com a cabeça cheia de ideias. Dentro do nosso universo econômico faremos o possível e o impossível para melhorar”, exaltou Nilo Guimarães, diretor do Mogi das Cruzes/Helbor.

Durante sua apresentação, Donohue usou diversos vídeos para exemplificar as ações do TMBO (Alex Tavares/LNB)
Em sua segunda edição o NBB Marketing Summit contou com uma série de palestrantes. Se na parte da tarde o discurso de Brendan foi exclusivo para as equipes, no período da manhã cinco palestras foram ministradas para um público de mais de 400 pessoas, entre eles representantes de empresas multinacionais e agências de marketing.
“O basquete brasileiro é muito atrativo e eu fiquei muito feliz em participar deste evento. É muito bom ver a paixão do brasileiro por basquete e ver que a modalidade está se popularizando cada vez mais. É empolgante ver os clubes querendo melhorar suas estruturas, trazendo seus parceiros até aqui para aprender mais também. Certamente foi uma grande experiência”, completou vice-presidente sênior do TMBO da NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca