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Aprendizado valioso!

20-09-2016 | 06:01
Por Liga Nacional de Basquete

Representantes dos clubes da LNB participam de palestra ministrada por executivo responsável pelo acompanhamento do trabalho extra-quadra das equipes da NBA

Donohue compartilhou as práticas do TMBO com representantes dos clubes brasileiros (Alex Tavares/LNB)

Donohue compartilhou as práticas do TMBO com representantes dos clubes brasileiros (Alex Tavares/LNB)

O NBB Marketing Summit 2016 não acabou após a pausa para o almoço. No período da tarde, Brendan Donohue, vice-presidente sênior do TMBO (Team Marketing & Business Operations) da NBA fez uma apresentação exclusiva para os representantes dos times afiliados à LNB (Liga Nacional de Basquete).

Criado em 1999, o TMBO é responsável por organizar todo o trabalho extra-quadra das equipes da NBA, D-League (Liga de Desenvolvimento da NBA) e WNBA. Dentro deste departamento, que conta com 35 profissionais, a liga norte-americana supervisiona e sugere novas práticas aos times, seja no âmbito do marketing, na venda de ingressos ou em ações durante as partidas.

Durante sua apresentação, Brendan falou sobre a execução da rotina diária do TMBO e mostrou boas práticas dos times da NBA aos representantes dos clubes brasileiros. Segundo o norte-americano, o compartilhamento das ações executadas pelas franquias é um dos motivos que faz com que as equipes e, consequentemente, a liga norte-americana cresçam cada vez mais.

“Nosso objetivo é proporcionar grandes experiências a quem vai assistir aos jogos. Famílias vão aos jogos, empresas comparecem, todos gastam seu dinheiro em cima do nosso produto. Por isso queremos que essa seja uma experiência maravilhosa a todos. É assim que conseguimos nossos parceiros e a NBA cresce como um todo”, disse Brendan.

Um dos casos mostrados pelo executivo da NBA foi do Detroit Pistons, um das mais tradicionais franquias da liga. No entanto, o time do Estado de Michigan não conquista bons resultados há anos, mas ainda assim é um dos que mais vende patrocínios locais ou nacionais e também está entre os melhores no faturamento de produtos licenciados em toda a liga.

“Não adianta nada termos um time de alto rendimento se não fizermos um bom trabalho fora da quadra também. Os números que vimos durante o evento são fantásticos. Tenho certeza que todos aqui vão sair daqui com a cabeça cheia de ideias. Dentro do nosso universo econômico faremos o possível e o impossível para melhorar”, exaltou Nilo Guimarães, diretor do Mogi das Cruzes/Helbor.

Durante sua apresentação, Donohue usou diversos vídeos para exemplificar as ações do TMBO (Alex Tavares/LNB)

Durante sua apresentação, Donohue usou diversos vídeos para exemplificar as ações do TMBO (Alex Tavares/LNB)

Em sua segunda edição o NBB Marketing Summit contou com uma série de palestrantes. Se na parte da tarde o discurso de Brendan foi exclusivo para as equipes, no período da manhã cinco palestras foram ministradas para um público de mais de 400 pessoas, entre eles representantes de empresas multinacionais e agências de marketing.

“O basquete brasileiro é muito atrativo e eu fiquei muito feliz em participar deste evento. É muito bom ver a paixão do brasileiro por basquete e ver que a modalidade está se popularizando cada vez mais. É empolgante ver os clubes querendo melhorar suas estruturas, trazendo seus parceiros até aqui para aprender mais também. Certamente foi uma grande experiência”, completou vice-presidente sênior do TMBO da NBA.