HOJE
Atingindo metas
Por Liga Nacional de Basquete
Apostando na disciplina, Mogi das Cruzes alcança objetivos traçados pelo técnico Paco García e conquista classificação para as Finais do NBB pela primeira vez

Sexto maior reboteiro do NBB, Daniel Alemão é um dos destaques da campanha mogiana (Allan Conti/Divulgação)
O Mogi das Cruzes está em sua segunda temporada do NBB. Depois de debutar no maior campeonato de basquete do país na última edição, a equipe evoluiu o melhor aproveitamento de sua campanha e conquistou a inédita vaga para as Finais da competição nacional.
No NBB 2012/2013, o Mogi terminou a primeira etapa em 14º lugar e ficou de fora da fase de playoffs. No total, a equipe somou 11 vitórias e 23 derrotas (32,4% de aproveitamento). A estreia não foi com vaga no mata-mata, mas agradou. Porém, para a atual temporada, equipe buscava alçar voos mais altos.
Mantido no cargo, o técnico espanhol Paco García estipulou três metas para a equipe. E é com muito prazer que o treinador pode dizer que seus pupilos cumpriram tudo o que foi planejado.
“Nós marcamos três objetivos claros antes do começo do NBB6. Primeiro, queríamos garantir a permanência no campeonato, sem qualquer problemas e, depois, focamos em melhorar nossa classificação. Por último, miram aumentar o número de vitórias para levarmos a vaga para os playoffs. E é com muita satisfação que eu vejo que conseguimos bater todos esses alvos”, exaltou o espanhol.
“Tenho uma mentalidade de trabalho baseada em três princípios para sermos vitoriosos: disciplina, seriedade e trabalho. Passamos por momentos difíceis, mas tendo como fundamento esse pensamento estamos no caminho que determinamos”, completou o treinador.

Paco García ocupa o cargo de treinador do Mogi desde o início da última temporada (João Pires/LNB)
Mogi entrou com o pé direito na atual temporada do NBB, vencendo o Vivo/Franca, na primeira rodada, por tranquilos 90 a 52. A boa fase se manteve em seus dez compromissos iniciais, quando o time acumulou seis vitórias e apenas quatro derrotas. Neste início, vale ressaltar o expressivo triunfo sobre o Uniceub/BRB/Brasília, por 85 a 78, fora de casa.
Mais para frente, no entanto, a situação se complicou para os mogianos. Com dificuldades para fechar os jogos, depois de passar boa parte deles na liderança, a equipe somou 14 reveses em 20 partidas e caiu na tabela de classificação. Um desses jogos que estavam na mão, mas escapou, foi diante do São José, que empatou o jogo no tempo normal, com Jefferson, e depois venceu o jogo na prorrogação, com uma cesta decisiva de Caio Torres.
“Nós perdemos muitos jogos na prorrogação e no último segundo. Por exemplo, contra o Minas, o Basquete Cearense e o São José. Quando chegamos tão perto de vencer uma partida, mas no final somos derrotados com tanta frequência, acaba gerando uma segurança no elenco”, avaliou Paco
“É a nossa força como time de diariamente tentar evoluir que nos levou a chegar nessa fase tão importante do NBB. Eu tenho muito orgulho de dizer que não são só os atletas, mas todos os envolvidos com a equipe, desde os dirigentes ao fisioterapeuta, que nos ajudam a, no final, atingirmos nosso objetivo”, exaltou o técnico mogiano.

Vitória sobre Brasília, fora de casa, foi um dos grandes feitos do Mogi na temporada (Brito Junior/Divulgação)
Os últimos resultados do Mogi no NBB confirmam as palavras de Paco García. Disputando uma vaga direta com o adversário pela 12ª posição na fase de classificação, o time paulista enfrentou o Macaé Basquete, faltando três duelos para encerrar sua participação na primeira parte do campeonato.
Em casa, o time do Alto do Tietê venceu a equipe do Rio de Janeiro e se viu mais perto da tão sonhada vaga nos playoffs. Na partida seguinte, contra o Basquete Cearense, Mogi precisava de um triunfo para não ficar de fora dos 12 classificados e conseguiu.
Porém, mesmo com a classificação garantida, a equipe deu mostras de que pode jogar de igual para igual contra qualquer adversário. Na última terça-feira, a equipe recebeu o líder e atual campeão Flamengo e, com direito a fortíssima presença de sua torcida, conseguiu um expressivo triunfo – o primeiro da equipe diante do clube rubro-negro na história do NBB.
Ainda sem ter seu rival nas oitavas de final definido – a equipe pode cruzar com Pinheiros/SKY, São José/Unimed ou até mesmo Unitri/Magazine Luiza, Mogi aguarda para enfim desfrutar das Finais do NBB e para quem sabe acrescentar novos objetivos na lista do técnico Paco García.

Triunfo sobre o líder Flamengo veio já depois de a equipe ter assegurado a classificação (Cleomar Macedo/Helbor)
Confira abaixo o calendário completo das Finais do NBB 2013/2014:
Oitavas de Final – de 6 a 21 de abril
Quartas de Final – de 25 de abril a 10 de maio
Semifinais – de 12 a 24 de maio
Final – 31 de maio
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca