#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Atingindo metas

02-04-2014 | 11:02
Por Liga Nacional de Basquete

Apostando na disciplina, Mogi das Cruzes alcança objetivos traçados pelo técnico Paco García e conquista classificação para as Finais do NBB pela primeira vez

Sexto maior reboteiro do NBB, Daniel Alemão é um dos destaques da campanha mogiana (Allan Conti/Divulgação)

Sexto maior reboteiro do NBB, Daniel Alemão é um dos destaques da campanha mogiana (Allan Conti/Divulgação)

O Mogi das Cruzes está em sua segunda temporada do NBB. Depois de debutar no maior campeonato de basquete do país na última edição, a equipe evoluiu o melhor aproveitamento de sua campanha e conquistou a inédita vaga para as Finais da competição nacional.

No NBB 2012/2013, o Mogi terminou a primeira etapa em 14º lugar e ficou de fora da fase de playoffs. No total, a equipe somou 11 vitórias e 23 derrotas (32,4% de aproveitamento). A estreia não foi com vaga no mata-mata, mas agradou. Porém, para a atual temporada, equipe buscava alçar voos mais altos.

Mantido no cargo, o técnico espanhol Paco García estipulou três metas para a equipe. E é com muito prazer que o treinador pode dizer que seus pupilos cumpriram tudo o que foi planejado.

“Nós marcamos três objetivos claros antes do começo do NBB6. Primeiro, queríamos garantir a permanência no campeonato, sem qualquer problemas e, depois, focamos em melhorar nossa classificação. Por último, miram aumentar o número de vitórias para levarmos a vaga para os playoffs. E é com muita satisfação que eu vejo que conseguimos bater todos esses alvos”, exaltou o espanhol.

“Tenho uma mentalidade de trabalho baseada em três princípios para sermos vitoriosos: disciplina, seriedade e trabalho. Passamos por momentos difíceis, mas tendo como fundamento esse pensamento estamos no caminho que determinamos”, completou o treinador.

Paco García ocupa o cargo de treinador do Mogi desde o início da última temporada (João Pires/LNB)

Paco García ocupa o cargo de treinador do Mogi desde o início da última temporada (João Pires/LNB)

Mogi entrou com o pé direito na atual temporada do NBB, vencendo o Vivo/Franca, na primeira rodada, por tranquilos 90 a 52. A boa fase se manteve em seus dez compromissos iniciais, quando o time acumulou seis vitórias e apenas quatro derrotas. Neste início, vale ressaltar o expressivo triunfo sobre o Uniceub/BRB/Brasília, por 85 a 78, fora de casa.

Mais para frente, no entanto, a situação se complicou para os mogianos. Com dificuldades para fechar os jogos, depois de passar boa parte deles na liderança, a equipe somou 14 reveses em 20 partidas e caiu na tabela de classificação. Um desses jogos que estavam na mão, mas escapou, foi diante do São José, que empatou o jogo no tempo normal, com Jefferson, e depois venceu o jogo na prorrogação, com uma cesta decisiva de Caio Torres.

“Nós perdemos muitos jogos na prorrogação e no último segundo. Por exemplo, contra o Minas, o Basquete Cearense e o São José. Quando chegamos tão perto de vencer uma partida, mas no final somos derrotados com tanta frequência, acaba gerando uma segurança no elenco”, avaliou Paco

“É a nossa força como time de diariamente tentar evoluir que nos levou a chegar nessa fase tão importante do NBB. Eu tenho muito orgulho de dizer que não são só os atletas, mas todos os envolvidos com a equipe, desde os dirigentes ao fisioterapeuta, que nos ajudam a, no final, atingirmos nosso objetivo”, exaltou o técnico mogiano.

Vitória sobre Brasília, fora de casa, foi um dos grandes feitos do Mogi na temporada (Brito Junior/Divulgação)

Vitória sobre Brasília, fora de casa, foi um dos grandes feitos do Mogi na temporada (Brito Junior/Divulgação)

Os últimos resultados do Mogi no NBB confirmam as palavras de Paco García. Disputando uma vaga direta com o adversário pela 12ª posição na fase de classificação, o time paulista enfrentou o Macaé Basquete, faltando três duelos para encerrar sua participação na primeira parte do campeonato.

Em casa, o time do Alto do Tietê venceu a equipe do Rio de Janeiro e se viu mais perto da tão sonhada vaga nos playoffs. Na partida seguinte, contra o Basquete Cearense, Mogi precisava de um triunfo para não ficar de fora dos 12 classificados e conseguiu.

Porém, mesmo com a classificação garantida, a equipe deu mostras de que pode jogar de igual para igual contra qualquer adversário. Na última terça-feira, a equipe recebeu o líder e atual campeão Flamengo e, com direito a fortíssima presença de sua torcida, conseguiu um expressivo triunfo – o primeiro da equipe diante do clube rubro-negro na história do NBB.

Ainda sem ter seu rival nas oitavas de final definido – a equipe pode cruzar com Pinheiros/SKY, São José/Unimed ou até mesmo Unitri/Magazine Luiza, Mogi aguarda para enfim desfrutar das Finais do NBB e para quem sabe acrescentar novos objetivos na lista do técnico Paco García.

Triunfo sobre o líder Flamengo veio já depois de a equipe ter assegurado a classificação (Cleomar Macedo/Helbor)

Triunfo sobre o líder Flamengo veio já depois de a equipe ter assegurado a classificação (Cleomar Macedo/Helbor)

Confira abaixo o calendário completo das Finais do NBB 2013/2014:

Oitavas de Final – de 6 a 21 de abril
Quartas de Final – de 25 de abril a 10 de maio
Semifinais – de 12 a 24 de maio
Final – 31 de maio