#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Atuação imponente!

Coop/São José Basketball SJO 68
x
86 Flamengo FLA
18
1ºQ
X
25
11
2ºQ
X
22
22
3ºQ
X
20
17
4ºQ
X
19

Gin. Linneu de Moura

28 de abril de 2015

Com grande desempenho do início ao fim, Flamengo não dá chances ao São José, vence fora de casa e fica a uma vitória das semifinais do NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
68
X
86
68
PTS
86
5
A3C
11
23
A2C
22
7
LLC
9
30
RT
34
16
ASS
21

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Na noite desta terça-feira, o Flamengo não deu chances ao São José/Unimed e voltou a ficar em vantagem na série válida pelas quartas de final do NBB 7. Mesmo diante de um Ginásio Lineu de Moura completamente lotado pela torcida joseense, os rubro-negros tiveram uma atuação dominante do início ao fim, venceram por 86 a 68 e abriram 2 a 1 de frente no confronto.

A vitória flamenguista começou a ser construída logo no primeiro quarto. Depois de abrir 9 a 0 e ver os rivais reagirem, o clube da Gávea contou com um arremesso espetacular de Benite da quadra de defesa no último lance da parcial e abriu sete pontos de frente (25 a 18). Logo no início do segundo período, os visitantes estabeleceram uma diferença de dois dígitos no placar e não deram mais chances de reação ao esquadrão do Vale do Paraíba.

“Nossa defesa foi bem melhor em relação ao último jogo. Conseguimos parar um time que é muito poderoso, ainda mais atuando em casa. Não tenho dúvidas que o mérito da nossa vitória veio todo pela ótima defesa que fizemos”, disse o comandante rubro-negro José Neto.

“Cada lance tem sua importância, ainda mais nos playoffs. Nesta fase do campeonato você tem que acreditar em todas as bolas e o Vitor (Benite) fez isso. Foi uma bola muito importante e que nos deu moral para seguir atuando em um ritmo agressivo”, completou Neto, sobre o “lance mágico” de Benite.

Após marcar apenas dois pontos no primeiro tempo, Olivinha teve grande atuação na segunda metade do jogo e foi o cestinha da partida, com 21 pontos. Autor do grande lance da partida, Vitor Benite foi outro a ter boa atuação e deixou a quadra com 18 pontos. Do lado joseense, o principal pontuador foi Dedé, com 14 pontos.

Agora, com os cariocas em vantagem por 2 a 1, o confronto válido pelas quartas de final do NBB 7 segue na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), desta vez com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Quem passar da série entre Flamengo e São José medirá forças com o vencedor do duelo entre Winner/Limeira e UniCEUB/BRB/Brasília nas semifinais da atual temporada do maior campeonato de basquete do país.

“Até o último minuto do primeiro quarto, a gente estava bem. Mas ai eles fizeram uma sequência, que terminou com aquela bola do Benite e a partir do segundo período eles conseguiram controlar o placar. Eles foram muito bem no ataque e a gente sabia que não ia ser fácil. Agora é ver o que erramos e voltar com outra cabeça na quinta”, disse o pivô joseense Caio Torres, que ficou muito próximo de um duplo-duplo no jogo, com nove pontos e dez rebotes.

O jogo

A partida começou quente. Com destaque para Marquinhos, o Flamengo acertou seus quatro primeiros arremessos de quadra e, em menos de dois minutos de jogo, abriu 9 a 0 de frente. Só que São José respondeu na mesma moeda. Também com uma sequência de quatro arremessos convertidos, os donos da casa deixaram o placar em igualdade (9 a 9) pouco tempo depois.

A partir de então o jogo ficou lá e cá e as duas equipes chegaram a se alternar na ponta do marcador. Tudo indicava que o time carioca fecharia o primeiro quarto com quatro pontos de vantagem, mas Benite acertou um arremesso incrível de sua quadra de defesa e a diferença no placar subiu para sete pontos (25 a 18).

Embalado pelo lance espetacular de seu camisa 8, o Flamengo ampliou sua vantagem para 14 pontos (32 a 18) logo no início do segundo período, após marcar sete pontos em pouco mais de um minuto. A larga diferença a seu favor não acomodou o time carioca e os atuais bicampeões do NBB apresentaram uma forte defesa para limitar o ataque rival a apenas 11 pontos na parcial. Então, a equipe visitante teve caminho livre para seguir tranquila à frente e, com destaque para Marcelinho e Benite, fechou a primeira metade da partida com 18 pontos de frente: 47 a 29.

São José voltou mais ligado dos vestiários e passou a ter uma boa produção ofensiva, muito por conta de boas movimentações ofensivas. Só que do outro lado o Flamengo contou com a mão quente de Olivinha para administrar a larga vantagem a seu favor. Com direito a duas bolas de três pontos, o ala/pivô chamou a responsabilidade e marcou 11 dos 20 pontos da equipe no terceiro quarto. Desta maneira, o duelo chegou para seus dez minutos finais com as equipes separadas por 16 pontos: 67 a 51.

Com muita autoridade, o Flamengo mostrou muita categoria para frear qualquer tentativa de reação do São José. No embalo de sua fervorosa torcida, o time paulista chegou a esboçar que mudaria a história do jogo, mas os visitantes deram respostas rápidas e mantiveram a diferença no placar sempre na casa dos dois dígitos para confirmar a vitória com tranquilidade nos instantes finais.

Confira os resultados e os próximos jogos da série:

Jogo 1 – Flamengo 85 x 62 São José
Jogo 2 – Flamengo 76 x 82 São José
Jogo 3 – São José 86 x 68 Flamengo
Jogo 4 – 30/04 (quinta-feira), às 19h30, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro

*Se necessário