HOJE
Avanço
Por Liga Nacional de Basquete
Encontro realizado em Franca (SP) marca criação da Associação de Técnicos do Basquete Brasileiro (ATBB); Lula Ferreira será o presidente

ASBRATEC lutará por direitos e melhores condições de trabalhos dos técnicos do país (Divulgação)
O basquete brasileiro segue crescendo e agora ganhou mais uma melhoria. Os principais treinadores do país se uniram e criaram a Associação de Técnicos do Basquete Brasileiro (ATBB), que tem como maior objetivo defender os direitos trabalhistas dos profissionais da área.
A ideia de criar o órgão surgiu de uma conversa entre os profissionais que formam a diretoria: o atual técnico do Franca Basquete, Lula Ferreira, que será o presidente da ASBRATEC por dois anos, além do ex-atleta e técnico Carlos Rodrigues, o Carlão, Diretor Secretário da entidade, e Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, ex-treinador do Rio Claro no NBB 7, que será o Diretor Financeiro. O lendário ex-técnico Hélio Rubens Garcia será o embaixador da associação.
“Estou no basquete há mais de 40 anos e nós sempre lutamos por isso. O mundo moderno exige essa união, e através da associação vamos conseguir boas formas de trabalho para quem é empregado e também para quem emprega. A associação não vai lutar só para um lado, não vamos favorecer só os técnicos, mas o basquete brasileiro precisa entender que o técnico não pode ser tão vulnerável”, comentou Lula Ferreira.
Na última sexta-feira (31/01), o primeiro encontro da entidade foi realizado, na sede, em Franca (SP), e reuniu 15 técnicos e auxiliares que trabalham em equipes profissionais ou categorias de base do basquete nacional. Os profissionais discutiram questões ligadas as condições de trabalho dos treinadores, garantias contratuais, demissões, orientações para melhorar a formação dos técnicos e critérios para a contratação de estrangeiros.

Chuí, Lula Ferreira e Carlão formam o corpo diretivo da associação (Divulgação)
A ASBRATEC chega após uma sequência de encontros e reuniões que duraram cerca de seis meses. A iniciativa já tem apoio total de nomes fortes do basquete brasileiro como Luiz Zanon, técnico da Seleção Brasileira Feminina e do São José/Unimed, Jorge Guerra, o “Guerrinha”, técnico do Paschoalotto/Bauru, Demétrius Ferracciú, do Minas Tênis Clube, Régis Marrelli, do Palmeiras/Meltex, Flávio Davis, coordenador das categorias de base do Minas, Dedé Barbosa, técnico da Winner/Limeira, Alberto Bial, do Basquete Cearense, José Neto, do Flamengo, Léo Costa e Pablo Costa, comandantes do Macaé Basquete, Rinaldo Rodrigues, da Liga Sorocabana, Marcel de Souza, do Pinheiros/SKY, Gustavo De Conti, do Paulistano/Unimed e José Vidal, do UniCEUB/BRB/Brasília.
A entidade também vai se preocupar e investir na formação dos técnicos. “A associação vai ser muito forte. Vamos realizar encontros técnicos, palestras e cursos com o objetivo de capacitar melhor os profissionais da educação física em todos os sentidos”, acrescentou o Diretor Financeiro, Chuí.
“A associação é de fundamental importância para o nosso crescimento. Vamos poder brigar por direitos importantes, como cumprimento de contratos, participar de reuniões com as entidades que gerenciam o nosso basquete, e o principal, as garantias contratuais. Hoje o basquete está adquirindo a cultura do futebol, onde o técnico é mandado embora sem qualquer direito, e muitas vezes acaba culpado por aquilo que ele não é. Isso precisa mudar e o treinador de basquete precisa ser respeitado”, disse Régis Marrelli, técnico do Palmeiras/Meltex.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca