#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Avassalador

Flamengo FLA 91
x
69 Bauru Basket BAU
28
1ºQ
X
18
19
2ºQ
X
10
23
3ºQ
X
15
21
4ºQ
X
26

26 de maio de 2015

Com grande desempenho, Flamengo domina Bauru do início ao fim, vence Jogo 1 pela maior diferença da história da Final do NBB e larga na frente na briga pelo título

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
91
X
69
91
PTS
69
9
A3C
6
27
A2C
16
10
LLC
19
43
RT
31
23
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Atuando em casa, o Flamengo largou na frente na Final do NBB 7. Na noite desta terça-feira (26/05), o time rubro-negro não deu chances ao Paschoalotto/Bauru e dominou do início ao fim duelo disputado na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. No final das contas, os atuais bicampeões nacionais venceram a primeira partida da decisão da temporada 2014/2015 do maior campeonato de basquete do país, pelo placar de 91 a 69.

Com muita energia dos dois lados da quadra, o clube da Gávea não demorou a abrir vantagem e, em pouco menos de cinco minutos de jogo, colocou dez pontos de frente (18 a 8). Sem diminuir o ritmo, o esquadrão flamenguista foi para os vestiários com confortáveis 19 pontos na conta (47 a 28). Na segunda metade da partida, os comandados do técnico José Neto não deram chances de reação aos rivais e chegaram a colocar a diferença no placar na casa dos 30 pontos.

“Nosso time tem uma força coletiva muito grande e hoje não foi diferente. Fomos muito bem no ataque, mas mais do que isso fomos muito bem na defesa. Seguramos o ataque do Bauru o tempo todo e tivemos tranquilidade para atacar. Mostramos a força da nossa equipe e agora temos que nos concentrar no próximo jogo”, disse o flamenguista Marquinhos.

A vitória por 22 pontos de vantagem foi a maior da história da Final do NBB. Até então, o triunfo mais largo da decisão do principal campeonato de basquete do país era do próprio Flamengo, que na decisão do NBB 1, venceu o Jogo 3 da série contra o UniCEUB/BRB/Brasília por 21 pontos de diferença (99 a 78) – na ocasião o confronto decisivo foi disputado em uma melhor de cinco jogos.

Quatro atletas comandaram a alta produção o ataque flamenguista no duelo desta terça-feira. O cestinha foi Vitor Benite, com 16 pontos, seguido por Laprovittola, Marquinhos e Olivinha, que marcaram 15 pontos cada, – o quarteto foi responsável por 61 dos 91 pontos marcados pela equipe vencedora. O armador argentino ainda registrou sete assistências e cinco rebotes, enquanto que Olivinha e Marquinhos foram responsáveis por sete e seis rebotes, respectivamente.

Do lado bauruense, o armador Ricardo Fischer foi o atleta mais efetivo em quadra, com 20 pontos e oito assistências. Com um aproveitamento muito abaixo do apresentado durante todo o campeonato, o time do interior paulista converteu apenas seis das 23 bolas tentadas da linha de três pontos (26,1%) e 16 dos 38 arremessos que fez de dois pontos (42,1%).

A segunda partida da decisão do NBB 7 acontece no próximo sábado (30/05), às 10 horas (de Brasília), no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), com transmissão ao vivo da TV Globo e dos canais SporTV. Caso necessário, o decisivo Jogo 3 será disputado no dia 06/06 (sábado), também no Ginásio Neusa Galetti, novamente ao vivo na TV Globo e nos canais SporTV.

+ Confira informações sobre a venda de ingressos para o Jogo 2 da Final do NBB 7

“A nossa equipe pode render muito mais do que o que apresentamos hoje. Não fizemos um bom jogo e temos que entrar com outra postura para o jogo de sábado. Temos que estudar o time deles e conversar bastante para acertarmos o que não deu certo hoje (terça-feira”, disse o pivô bauruense Murilo Becker.

O jogo

A partida começou totalmente favorável ao Flamengo. Com uma bola de três pontos, Marquinhos inaugurou o placar logo no primeiro ataque do jogo. Bauru até virou o jogo, após marcar duas cestas seguidas, mas os donos da casa rapidamente recuperaram a liderança e começaram a abrir vantagem. Aplicando uma forte defesa e com rápidas saídas para os contra-ataques, a equipe comandada pelo técnico José Neto colocou a diferença no placar na casa dos dois dígitos (16 a 6), em pouco mais de quatro minutos jogados.

Após um pedido de tempo de seu treinador, Bauru passou a atacar melhor e com destaque para Ricardo Fischer e Murilo melhorou sua produção. Só que do outro lado, o time carioca seguiu com um alto aproveitamento ofensivo e manteve sua larga vantagem no placar. No embalo de Olivinha e Marquinhos – juntos, os dois jogadores marcaram 15 pontos nos dez minutos iniciais –, os atuais bicampeões chegaram a ter 13 pontos de frente (28 a 15) e fecharam o primeiro quarto com dez pontos a seu favor (28 a 18), após Hettsheimeir converter uma bola de três pontos praticamente no último lance da parcial.

No segundo período, a alta produção rubro-negra diminuiu, mas a equipe seguiu com uma forte defesa e teve caminho livre para seguir tranquilo em vantagem. Sem dar liberdade ao ataque bauruense e com o domínio absoluto dos rebotes – 14 sobras contra apenas cinco dos rivais –, o time carioca pouco a pouco foi aumentando a diferença no placar. Com apenas dois arremessos de quadra convertidos em 14 tentativas, a equipe paulista não conseguiu equilibrar as ações e viu os anfitriões fecharem a primeira metade do confronto com 19 pontos de frente (47 a 28).

A pausa para o intervalo não esfriou o ritmo intenso do Flamengo. Ainda sem dar espaços ao ataque bauruense e com Olivinha inspirado do outro lado da quadra, a equipe mandante seguiu avassaladora. Sem conseguir se encontrar em quadra, Bauru continuou sem apresentar um bom aproveitamento ofensivo não teve forças para reagir. Desta maneira, a partida chegou para seus dez minutos finais com as equipes separadas por largos 27 pontos: 70 a 43 para os rubro-negros.

Na parcial final, o ataque bauruense enfim teve um bom rendimento. Até então discretos no jogo, Alex e Hettsheimeir tiveram bons desempenhos e comandaram a subida de produção dos paulistas. Mas já era tarde demais e o Flamengo contou com a pontaria calibrada de Marcelinho e Benite para confirmar o largo triunfo com tranquilidade.

Confira o calendário completo da Final do NBB 7:

– Terça-feira (26/05)
Jogo 1 – Flamengo 91 x 69 Paschoalotto/Bauru

– Sábado (30/05)
10h – Jogo 2 – Paschoalotto/Bauru x Flamengo (Ginásio Neusa Galetti – Marília) – ao vivo na TV Globo e no SporTV

– Sábado (06/06)
10h – Jogo 3* – Paschoalotto/Bauru x Flamengo (Ginásio Neusa Galetti – Marília) – ao vivo na TV Globo e no SporTV