#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Bicampeão!

24-05-2011 | 09:27
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília supera Franca em casa, por 77 a 68, e comemora diante de sua torcida o segundo título consecutivo do NBB

Jogadores festejam o bicampeonato do NBB (Cadu Gomes/LNB)

A festa brasiliense não tem hora para acabar. Diante de um Ginásio Nilson Nelson completamente lotado, o Uniceub/BRB/Brasília superou o Vivo/Franca, por 77 a 68, fechou a série final do NBB em 3 a 1 e comemora o bicampeonato consecutivo. O NBB é um capeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa e Penalty.

Guilherme Giovannoni foi o cestinha da partida com 17 pontos e se aproximou de um duplo-duplo, com nove rebotes. O ala/pivô também recebeu o prêmio de MVP das Finais, pelo desempenho demonstrado no decorrer dos playoffs do NBB. Do outro lado, Vitor Benite saiu de quadra como o maior anotador, com 16 pontos.

Com o nervosismo tomando conta das duas equipes, os ataques encontraram dificuldades diante das defesas. Mas jogando em casa, empurrado por seus torcedores, quem começou melhor foi o Brasília.

Se aproveitando dos erros nos arremessos do adversário e conquistando rebotes ofensivos, os brasilienses largaram na frente e logo abriram cinco pontos de diferença. Sem deixar os francanos se aproximarem, terminaram o primeiro período vencendo por 19 a 12.

E o segundo quarto foi mais uma vez dominado pelas defesas. Franca trocava passes, mas com os jogadores de Brasília sempre muito próximos, não conseguia encontrar arremessos equilibrados.

A torcida brasiliense foi ao delírio quando Nezinho lançou a ponte aérea completada por Lucas Tischer. Cravada e torcedores fazendo muito barulho. E foi nesse clima que Brasília foi para o intervalo, vencendo por 34 a 21.

A defesa sufocante do Brasília mais uma vez mostrou sua força no terceiro período e continuou limitando os francanos a um baixo aproveitamento ofensivo e a diferença chegou até a casa dos 20 pontos. Franca ainda conseguiu reduzir a desvantagem nos minutos finais, indo para o período final 13 pontos atrás, 51 a 38.

No último quarto, Franca ameaçou, chegou a reduzir a diferença para menos de dez pontos, mas o time da casa manteve o controle emocional e se segurou a frente.

O barulho da torcida só aumentou até o momento que soou a campainha anunciando o final do jogo. Brasília bicampeão do NBB e a festa no Nilson Nelson ficou completa.

Confira os resultados das Finais do NBB:

(1º) Vivo/Franca 1 x 3 Uniceub/BRB/Brasília (3º)
19/05 Brasília 92 x 72 Franca
21/05 Franca 75 x 80 Brasília
22/05 Franca 93 x 92 Brasília
24/05 Brasília 77 x 68 Franca