#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Bom teste

19-09-2013 | 06:13
Por Liga Nacional de Basquete

Em preparação para o NBB 2013/2014, Basquete Cearense, Macaé e Minas disputam torneio amistoso na cidade de Campos (RJ)

Basquete Cearense, Macaé e Minas seguem na preparação para o NBB 2013/2014 (Montagem/LNB)

A cidade de Campos, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, será sede da Copa Interestadual de Basquete, quadrangular preparatório para a temporada 2013/2014 do basquete brasileiro. A partir desta sexta-feira, os participantes da sexta edição do NBB, SKY/Basquete Cearense, Macaé Basquete, Minas Tênis Clube, além do time anfitrião, disputarão um torneio amistoso com duração até o próximo domingo.

O sistema de disputa da competição é simples. Todas as equipes jogarão entre si em turno único e o campeão será aquele com o maior número de pontos ganhos. O primeiro jogo será entre Macaé e Basquete Cearense, na sexta-feira, às 18 horas (de Brasília). Na sequência, às 20 horas (de Brasília), ACF/Campos e Minas duelarão.

Apesar de ainda estarem no início de suas preparações para o NBB, os times querem usar o quadrangular para dar ritmo de jogo e entrosamento para seus jogadores. No caso do clube da capital mineira, o técnico Carlos Romano poderá colocar a equipe em quadra pela primeira vez desde que iniciou os treinamentos de pré-temporada. Sendo assim, o armador Elinho, o experiente ala/pivô Wanderson e o pivô norte-americano Jeff Agba debutarão com a camisa azul e branca.

“É muito importante fazermos estes jogos. Treinamos ataque, defesa, conjunto, mas é só disputando partidas que vamos alcançar o entrosamento e a química de jogo necessários. Os amistosos servirão para saber se estamos no caminho certo. A expectativa não é vencer o torneio, estou pensando no entrosamento da equipe. Gosto que meus times tenham uma identidade própria e é isso que vamos começar a fazer nesta série de partidas”, explicou o comandante argentino, que também fará sua estreia pelo Minas.

Enquanto isso, o esquadrão cearense terá nova oportunidade de ganhar ritmo de jogo. No início deste mês, a equipe comandada pelo treinador Alberto Bial realizou uma excursão pela Argentina e disputou oito amistosos. Com um elenco que mescla jogadores experientes e promessas do basquete brasileiro, que inclusive são destaques do time nordestino na disputa da LDB 2013, além de dois norte-americanos que nunca atuaram no país, o técnico sabe da importância deste período preparatório para o NBB.

“Tenho sentido uma química muito legal. O time ganha força. O Davi, o Victor e o Rômulo estão em uma evolução muito grande, e os veteranos, Matheus, Drudi e Felipe Ribeiro, estão levando para os mais jovens o que é o nosso conceito, o trabalho em equipe. Com a entrada dos americanos, estamos formando um time muito forte”, comentou Bial, que deverá contar com os serviços do pivô Devon Hardin, que ficou de fora de parte da turnê pela Argentina por conta de problema na região lombar.

Por sua vez, a agremiação macaense, que recentemente se sagrou campeão do Torneio Carioca 2013, poderá apresentar suas caras novas para a temporada 2013/2014. Estreante do NBB, o time carioca utilizará pela primeira vez o armador Fred, os alas Duda Machado e Márcio Dornelles e o ala/pivô Romário.

Confira a tabela completa do torneio (horários de Brasília):

– 20/09 (sexta-feira)
18h – Macaé Basquete x SKY/Basquete Cearense
20h – Campos x Minas Tênis Clube

– 21/09 (sábado)
18h – Minas Tênis Clube x Macaé Basquete
20h – Campos x SKY/Basquete Cearense

– 22/09 (domingo)
10h – Minas Tênis Clube x Basquete Cearense
12h – Campos x Macaé Basquete