#JOGAJUNTO

Rio 2016 / Seleção Brasileira

#BrasilÉHistória – 1960

28-07-2016 | 04:26
Por Liga Nacional de Basquete

Após duas edições dos Jogos Olímpicos em sexto lugar, Seleção Brasileira, comandada por Wlamir e Amaury, conquista o segundo bronze da história do basquete nacional

Depois de duas olimpíadas com resultados não tão agradáveis e a sexta colocação em Helsinque e Melbourne, a Seleção Brasileira volta a configurar no pódio olímpico do basquete mundial. Perdendo apenas na fase final do campeonato, Brasil fica com o bronze nas Olimpíadas de Verão de 1960, em Roma, após duas edições dos jogos. Wlamir Marques e Amaury Pasos escrevem um novo capítulo na história do esporte nacional.

Brasil 1960

Seleção Brasileira que participou do campeonato olímpico de Roma, em 1960 (Divulgação)

Em ambas as edições, mesmo com formatos diferentes, o time canarinho passou das duas primeiras fases, todavia, esbarrava e estancava na terceira fase de grupos quando encontrava a União Soviética, que ganhou a prata nas duas vezes, e os Estados Unidos da América, que foi duas vezes campeã. Nas duas Olimpíadas entre o primeiro e o segundo bronze conquistado, a equipe brasileira chegou na briga pelo quinto lugar e perdeu, ficando em sexto lugar.

Coordenados pelo novo técnico Togo Renan Soares, ou mais conhecido como “Kanela”, a equipe brasileira vinha embalada pela conquista do Campeonato Mundial, em 1959, e provou isso logo na primeira fase. Divididos em quatro grupos com quatro times cada, a Seleção ingressou no Grupo C, com URSS, México e Porto Rico, e não deu mole: venceu os três primeiros confrontos, batendo a pedra no caminho que eram os russos.

Confira os resultados dos jogos no Grupo C da Seleção Brasileira:

Brasil 75 x 72 Porto Rico – 26 de Agosto – Amaury 20 pontos
Brasil 58 x 54 União Soviética – 27 de Agosto – Amaury 15 pontos
Brasil 80 x 72 México – 29 de Agosto – Amaury 19 pontos

An scoring moment in an Olympic basketball match between Brazil and the USA on the Rome Olympics. The USA won the gold medal, beating Brazil in the final. (Photo by Central Press/Getty Images)

Última partida das Olimpíadas de 1960, quando o Brasil enfrentou os EUA (Créditos: Getty Images)

A fase semifinal foi composta por dois grupos, com quatro times cada. A Seleção ingressou no Grupo I, que tinha as seleções da Itália, Tchecoslováquia e Polônia. Novamente, o comboio canarinho comandado por Amaury e Wlamir não decepcionou e bateu as três equipes, colocando o time brasileiro como melhor ataque e segunda melhor defesa dos quatro elencos, e na última fase da competição, junto com a Itália, na segunda posição.

Confira os resultados dos jogos no Grupo I da Seleção Brasileira:

Brasil 78 x 75 Itália – 1 de Setembro – Amaury 20 pontos
Brasil 77 x 68 Polônia – 2 de Setembro – Wlamir 32 pontos
Brasil 85 x 78 Tchecoslováquia – 3 de Setembro – Amaury 25 pontos

No Grupo II, composto por EUA, URSS, Iugoslávia e Uruguai, os norte-americanos e os russos passaram de fase e na final, as equipes jogavam contra os adversários do outro agrupamento de times, portanto, não repetindo o duelo já feito por quem estava no mesmo conjunto de seleções na fase anterior.

O primeiro jogo da equipe brasileira aconteceu no dia 08 de setembro e foi a repetição do confronto na primeira fase, contra a União Soviética. O jogo que se iniciou às 21 horas e, no primeiro tempo, a equipe comandada pelo técnico Kanela anotou 32 pontos e abriu vantagem de quatro pontos diantes dos russos. Porém, na outra metade da partida a equipe do leste europeu anotou 36 tentos e, mesmo com Wlamir Marques anotando 25 pontos, terminou a partida na frente por apenas dois pontos (64 a 62).

Havia mais uma chance para o Brasil. O último jogo da competição seria com os Estados Unidos e a equipe só precisava vencer, mas a equipe comandada por Oscar Robertson, Jerry West e Jerry Lucas não deu chances e a nossa Seleção perdeu a partida, por 90 a 63. A Itália perdeu para a União Soviética, por 78 a 70, então o time comandado pelo técnico Kanela conquistou o bronze pela segunda vez na história do país.

Amaury, Algodão, Wlamir, Waldemar e Bispo. Titulares no começo das Olímpiadas (Divulgação)

Amaury, Algodão, Wlamir, Waldemar Blatskauskas e Bispo. Titulares no começo das Olímpiadas. Mais tarde Rosa Branca tiraria o veterano Algodão da titularidade (Divulgação)

Nesta edição, Wlamir Marques foi o quinto cestinha da competição, com 18,4 pontos por partida, e Amaury o sétimo, com 18,1. Respectivamente, os atletas anotaram 147 e 145 tentos totais em toda a Olimpíada e foram os dois únicos atletas da Seleção, neste campeonato, a anotar mais de dez pontos por partida. Além disso, esta foi a última partida e Olimpíada disputada por Algodão, que alcançou seu segundo bronze na história do torneio. Fernando Brobró, Moysés Blás, Waldemar Blatskauskas e Boccardo faziam parte do elenco olímpico pela última vez também.