HOJE
Brilhou!
Por Liga Nacional de Basquete
Georginho, do Pinheiros, se destaca pela Seleção Brasileira Sub-19 e é nomeado entre os melhores em campeonato internacional realizado em Chicago (EUA)

Georginho é um dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro (Garrett Ellwood/FIBA 2014)
Na última semana, a cidade de Chicago, nos Estados Unidos, recebeu alguns dos melhores jogadores Sub-19 do planeta para o Nike Global Challenge. E um atleta brasileiro foi um dos grandes destaques da competição. Com ótimas atuações individuais, o ala/armador Georginho, do Pinheiros/SKY, foi o principal nome da Seleção Brasileira e acabou eleito para o All-International Team do torneio.
Integrante do Quinteto Ideal entre os jogadores estrangeiros (no caso, não norte-americanos), ao lado de Shang Gao (China), Jalen Poyser (Canadá), Ted Kapita (Pan-África) e Chimezie Metu (Pan-África), Georginho, de 18 anos, foi o quarto maior pontuador de todo o campeonato, com uma média de 20,8 pontos por jogo, e ainda figurou como o quarto melhor nas assistências, com 4,3 passes decisivos por partida. Além disso, foi o segundo atleta com mais arremessos de quadra convertidos: 34 no total (8,5 por duelo).
Destaque brasileiro e premiado ao final da competição, Georginho, de 1,94m de altura, disputou a última edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) pelo Pinheiros e, mesmo com então apenas 17 anos – o limite de idade da competição é de 22 anos -, teve bom papel na campanha que levou a equipe paulista ao terceiro lugar. O garoto também figurou no banco de reservas em alguns jogos do time pinheirense no NBB 6.

Georginho foi uma das revelações da LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)
Apesar do desempenho brilhante do jogador do Pinheiros, a Seleção Brasileira fechou o Nike Global Challenge com três derrotas e apenas uma vitória. Na estreia, diante dos Estados Unidos “Oeste”, os brasileiros foram superados pelo placar de 94 a 80. Na ocasião, Georginho brilhou e deixou a quadra com expressivos 34 pontos, com direito a um incrível aproveitamento de 71,4% nos arremessos de quadra (15 convertidos em 21 tentativas).
No dia seguinte, o time verde-amarelo voltou à quadra e sofreu novo revés. Desta vez contra o selecionado do Centro-Oeste dos Estados Unidos, o esquadrão nacional teve um desempenho superior ao jogo anterior, mas acabou derrotado por 97 a 94. Novamente Georginho foi o destaque brasileiro e, além de marcar 26 pontos, ainda garantiu oito rebotes e oito assistências.
Para fechar sua participação na fase de classificação (as oito equipes foram divididas em dois grupos), o Brasil encarou o Canadá e levou a pior, por 73 a 57. Georginho deixou a quadra com 13 pontos e oito rebotes, enquanto que o cestinha da equipe brasileira foi o armador Lucas Vezaro, do Paschoalotto/Bauru, com 20 pontos.
A única vitória da Seleção no torneio realizado entre os últimos dias 13 e 18 veio na despedida. Na disputa pelo sétimo lugar, o time que foi dirigido pelo técnico Pablo Costa venceu o selecionado da Pan-África, por 93 a 73, com 12 pontos e oito rebotes de Georginho. Novamente o cestinha brasileiro foi Vezaro, autor de 21 pontos.
Realizado desde 2007 – sempre com o limite de idade de até 19 anos -, o Nike Global Challenge já recebeu diversos jogadores que hoje brilham na NBA. Os cinco últimos escolhidos no Draft da liga norte-americana, Andrew Wiggins (2014 – Cleveland Cavaliers), Anthony Bennett (2013 – Cleveland Cavaliers), Anthony Davis (2012 – New Orleans Hornets), Kyrie Irving (2011 – Cleveland Cavaliers) e John Wall (2010 – Washington Wizards) desfilaram seus talentos no torneio em edições passadas.
Neste ano, a competição contou com a participação de quatro selecionados dos Estados Unidos, com os jogadores divididos por região (Leste, Oeste, Centro-Oeste e Sul), e quatro equipes internacionais: Brasil, Canadá, China e Pan-África. O título ficou com o time Estados Unidos “Oeste”.
Além de Georginho, outros cinco brasileiros foram eleitos para o All-International Team do Nike Global Challenge em anos anteriores: Vitor Benite (2009), Lucas “Bebê” Nogueira (2010), Henrique Coelho (2011), Deryk Ramos (2012) e Leonardo Demétrio (2013).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca