#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Cartão de visitas

02-12-2017 | 06:17
Por Liga Nacional de Basquete

Com “Osvaldo” na camisa, lituano Osvaldas Matulionis estreia pelo Bauru sendo cestinha da equipe no clássico contra Franca; confira os lances

O clássico deste sábado (02/12) no Ginásio Pedrocão não terminou da maneira que o Sendi/Bauru Basket gostaria – perdeu para o Sesi Franca, por 87 a 83. No entanto, mesmo com o resultado adverso, o torcedor bauruense recebeu uma grata e animadora surpresa: o ala lituano Osvaldas Matulionis, que deu um belo cartão de visitas ao basquete brasileiro.

Em sua estreia no NBB CAIXA, o inusitado reforço do Dragão correspondeu à altura e mostrou tamanha qualidade. Carregando nas costas o número 13 e o nome “Osvaldo”, como prefere ser chamado no Brasil, o lituano entrou em quadra no final do primeiro quarto e seu primeiro toque na bola já se transformou em uma bola de 3 pontos – sua principal característica.

+Confira como foi a vitória heroica do Franca sobre o Bauru no Pedrocão

Ao todo, Osvaldas ficou em quadra por 23 minutos e foi o cestinha da equipe ao lado de Alex Garcia, com 14 pontos (4/7 nas bolas de 3 pontos). Desses 14, nove deles foram no último quarto. Além da pontuação, o jogador roubou uma bola e deu um toco maravilhoso no pivô Rafael Mineiro ainda no primeiro tempo.

“Fico feliz pela estreia, ainda preciso mais de ritmo de jogo e entrosamento com o restante do time. Infelizmente não conseguimos uma vitória contra um adversário que, assim como nós, entrou para buscar o título. Vamos melhorar, corrigir os erros e tentar vencer já no próximo compromisso”, disse Matulionis que se tornou o primeiro lituano a jogar o NBB CAIXA.

Anunciado pelo Bauru no dia 13 de novembro, Matulionis chegou ao Brasil vindo de uma temporada na poderosa Liga ACB (Espanha), com a camisa do Obraidoro. Com passagem pelo basquete da Estônia no início de sua carreira profissional, o lituano de 26 anos ainda tem três anos de experiência na LEB Oro (segunda divisão da Espanha). Por último, passou pelo Excelsior Brussels, da Bélgica, antes de fechar com o Dragão.

Com a contratação de Matulionis, o NBB CAIXA teve sua vigésima nacionalidade diferente representada em quadra ao longo de sua história, sendo a quarta europeia. A competição já teve três sérvios, um espanhol e um austríaco – Jason Detrick, nascido na Alemanha e com nacionalidade austríaca, que defendeu o próprio Bauru em 2012/2013.

+Saiba mais: Antes do clássico, Franca anuncia armador Rafa Luz como novo reforço

Os demais países representados ao longo das dez edições do NBB CAIXA são Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Peru, Cuba, República Dominicana, Dominica, Porto Rico, Panamá, Bahamas, Nigéria, Gana, Jordânia e Austrália.

A atual temporada do NBB CAIXA contém 35 estrangeiros, sendo 27 norte-americanos, dois argentinos (Stefano Pierotti, do Bauru, e Enzo Cafferata, do Caxias), dois dominicanos (Ronald Ramon e MJ Rhett, ambos do Flamengo), um venezuelano (David Cubillan, do Flamengo), um bahamense (David Nesbitt, do Paulistano), um peruano (Kyle Fuller, do Paulistano) e um lituano (Osvaldas Matulionis, do Bauru).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.