Na partida que marcou a abertura das Finais do NBB 2013/2014, o Vivo/Franca conseguiu um grande feito. Neste domingo, mesmo atuando no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), o time do interior paulista dominou o Unitri/Magazine Luiza e venceu o primeiro confronto da série válida pelas oitavas de final da competição nacional, por 68 a 61.

Time de pior campanha na fase de classificação – os francanos ficaram em décimo, enquanto que os mineiros foram os sétimos -, a equipe dirigida pelo técnico Lula Ferreira “roubou” o mando de quadra logo no primeiro jogo do confronto e agora terá a oportunidade de fechar o duelo em seus domínios.

Antes da série rumar para o Ginásio do “Pedrocão”, no interior paulista, para as partidas de números três e quatro (se necessário), as equipes voltarão à quadra do Ginásio Sabiazinho para o segundo jogo, nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV. O vencedor do confronto enfrentará o Paulistano/Unimed, segundo colocado, nas quartas de final.

“Mantivemos nosso propósito que sempre foi o mesmo desde o início da temporada: defesa forte. Revertemos a situação e agora podemos fechar em casa. Mas não tem nada decidido. Vamos vir com tudo na terça-feira”, disse o ala francano Léo Meindl.

Para triunfar como visitante e largar na frente, Franca contou com um bom jogo coletivo e quatro atletas tiveram bons desempenhos. O pivô Paulão Prestes, grande destaque da campanha da equipe na fase de classificação, voltou a brilhar e registrou o único duplo-duplo da partida, com 12 pontos e 12 rebotes.

Além do jogador mais eficiente da etapa inicial do NBB, outros bons nomes do time paulista no jogo foram o armador argentino Juan Figueroa, autor de 12 pontos, cinco assistências e quatro rebotes, o ala Léo Meindl, cestinha da equipe, com 13 pontos, e o ala norte-americano Eddie Basden, que saiu do banco para anotar 11 tentos, com direito a uma sequência de três tiros de longa distância seguidos durante o segundo quarto.

“Fomos um time coletivo. Todos jogaram pelo time. Assim, conseguimos bons resultados. Mantivemos nosso lema: ‘Nenhum de nós é melhor que todos nós’. Temos que ir para o próximo jogo como se fosse o último, para garantir a vitória mais uma vez. E é isso que vamos fazer”, afirmou o técnico francano Lula Ferreira.

Pelo lado do esquadrão do Triângulo Mineiro, o armador Valtinho se destacou e foi o cestinha da partida, com 15 pontos, além de distribuir cinco assistências e apanhar cinco rebotes. Quem também teve um bom desempenho foi o ala Audrei, responsável por 13 pontos.

Lucas Mariano foi um dos importantes nomes da vitória francana em Uberlândia (Marco Aurélio/Fla Imagem)

Equipe do ala/pivô Lucas Mariano conquistou importante vitória atuando em Uberlândia (Marco Aurélio/Fla Imagem)

O primeiro quarto foi amplamente dominado pelo time visitante. Melhor na partida desde os primeiros minutos, os francanos não demoraram a colocar boa vantagem no placar. Com um ótimo aproveitamento ofensivo de seus principais jogadores, especialmente de Lucas Mariano, a equipe do técnico Lula Ferreira rapidamente colocou 14 a 6 de frente.

Sem apresentar um bom rendimento – foram apenas cinco acertos em 16 tentativas de arremessos de quadra –, os donos da casa não tiveram forças para equilibrar o jogo. Então, Franca conseguiu manter o bom desempenho e, depois de boas jogadas de Léo, Jhonatan e Paulão, fechou a parcial inicial com 11 pontos de vantagem: 23 a 12.

Logo no início do segundo período, Uberlândia tratou de evoluir seu nível de atuação e conseguiu reduzir a desvantagem no placar. Em menos de quatro minutos jogados na parcial, os donos da casa contaram com bons lances da dupla Day e Kurtz para baixar a diferença no marcador para apenas três pontos (28 a 25).

Mas Franca teve suas armas para recolocar boa margem de pontos a seu favor. Primeiro, Léo marcou quatro pontos seguidos e deu início à arrancada dos paulistas. Depois foi a vez de Basden roubar a cena. Com incríveis três bolas de três pontos certeiras praticamente em sequência, o norte-americano se destacou e fez com que os visitantes voltassem a ter vantagem de dígitos duplos (41 a 31).

Após o ótimo momento do camisa 13 francano, o jogo esfriou. Com baixos aproveitamentos e muitos erros, as equipes ficaram mais de dois minutos sem mexer no placar. A “seca” teve fim apenas no último lance da parcial, com Valtinho, que acertou dois lances livres e fez com que a diferença no marcador caísse para oito pontos (41 a 33) antes de os times partirem para o intervalo.

Assim como no quarto anterior, Uberlândia voltou a dominar as ações no início do terceiro período. Por duas vezes consecutivas, Valtinho serviu bem Cipolini, que com quatro pontos marcados baixou a vantagem dos rivais para quatro pontos (41 a 37). Depois disso, os representantes do interior paulista conseguiram segurar o ímpeto dos anfitriões e mantiveram o controle do confronto. Então, com Paulão e o reserva Socas apresentando um bom desempenho ofensivo, Franca conseguiu seguir na ponta do placar e levou dez pontos de frente para a última parcial: 56 a 46.

Atrás no marcador, Uberlândia fez de tudo para mudar o cenário do jogo. Valtinho e Audrei tentaram liderar uma reação da equipe, mas não conseguiram. Do outro lado, Franca mostrou muita calma para confirmar o importante resultado. Com destaque para Léo, o time do Estado de São Paulo garantiu a vitória e largou na frente na briga por uma vaga nas quartas de final.

Confira o calendário completo da série entre Uberlândia e Franca:

Jogo 1 – Uberlândia 61 x 68 Franca
Jogo 2 – 08/04 (terça-feira), às 19h15 – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 12/04 (sábado), às 16 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 14/04 (segunda-feira), às 20 horas – Ginásio Pedrocão, em Franca
Jogo 5* – 18/04 (sexta-feira), às 19 horas – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (ao vivo no SporTV)