#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegou ao fim

17-10-2014 | 11:42
Por Liga Nacional de Basquete

Primeira equipe latino-americana a atuar na pré-temporada da NBA, Flamengo encerra participação nos Estados Unidos com derrota para o Memphis Grizzlies

Chegou ao fim a passagem do Flamengo pelo melhor basquete do mundo. Na noite desta sexta-feira, no FedEx Forum, localizado no estado norte-americano do Tennessee, o time brasileiro disputou sua terceira e última partida na pré-temporada da NBA e acabou derrotado pelo Memphis Grizzlies, pelo placar de 112 a 72.

Primeira equipe da América Latina a fazer parte do calendário de pré-temporada da liga norte-americana na história, os atuais campeões mundiais encerraram sua participação em solo norte-americano depois de três jogos contra três times diferentes. Além do duelo frente à franquia de Memphis, os comandados do técnico José Neto também atuaram diante de Phoenix Suns e Orlando Magic.

No confronto desta sexta-feira, o Flamengo chegou a abrir 10 a 2 de frente nos minutos iniciais. Depois dos rivais reagirem, o clube rubro-negro voltou a se portar bem e empatou o placar em 36 a 36 durante o segundo quarto. Porém os norte-americanos conseguiram abrir boa vantagem ainda na primeira metade da partida e mantiveram o controle das ações durante o segundo tempo.

“Não me lembro de quando foi a última derrota do Flamengo por uma diferença tão grande. Mas sabemos que a experiência de ter vindo jogar aqui na NBA faz isso ficar um pouco de lado. Sabíamos do poder físico e defensivo do time do Memphis e vimos isso hoje em quadra. Eles não deixaram a gente jogar”, analisou o técnico flamenguista José Neto.

“Não perdemos nada aqui na nossa passagem pelos Estados Unidos, pelo contrário. Nós ganhamos em experiência, em qualidade e temos que ver tudo pelo lado positivo. Mesmo com uma derrota como essa que tivemos tem muita coisa que podemos levar para o bem e para a nossa temporada que está só começando”, completou o comandante rubro-negro.

Autor de 17 pontos, com direito a cinco bolas certeiras da linha de três pontos, o experiente ala Marcelinho Machado liderou o ataque flamenguista e deixou a quadra como o cestinha da partida. Com 14 e 13 pontos, respectivamente, o ala Marquinhos e o pivô norte-americano Jerome Meyinsse foram os outros bons pontuadores do time rubro-negro. Quem também merece destaque é o armador Gegê, responsável por nove pontos e seis assistências.

“Ninguém gosta de perder, ainda mais pela diferença que foi. O lado físico pesa muito quando você joga contra um time norte-americano e isso complicou muito nosso o trabalho. Eles tiveram o domínio dos rebotes. Mas a experiência foi muito boa, não só para o Flamengo mas como todo o basquete brasileiro”, declarou o cestinha Marcelinho.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

Pelo lado da poderosa equipe do Memphis, que esteve nos playoffs das quatro últimas temporadas da NBA, os principais atletas em quadra foram o pivô espanhol Marc Gasol, responsável por 15 pontos e oito rebotes, e o ala Tony Allen, com 14 pontos. Vindo do banco de reservas, o ala Quincy Pondexter também teve bom desempenho e marcou 13 pontos.

Flamengo se despediu da turnê pela NBA diante do Memphis Grizzlies (NBA/Divulgação)

Flamengo se despediu da turnê pela NBA diante do Memphis Grizzlies nesta sexta-feira (NBA/Divulgação)

Os dois primeiros minutos de jogo foram completamente dominados pelo Flamengo. Mesmo diante da principal formação da equipe norte-americana, o time carioca abriu boa vantagem nos instantes iniciais da partida. Primeiro Meyinsse apareceu bem no garrafão e marcou quatro pontos. Depois, Marcelinho Machado brilhou, acertou duas bolas de três pontos seguidas do mesmo lugar e fez com que a equipe brasileira colocasse 10 a 2 de frente.

Diante do início ruim de seus jogadores, o técnico David Joerger resolveu parar o jogo precocemente. E foi então que tudo mudou. Com muita energia tanto na defesa quanto no ataque, os donos da casa voltaram com tudo depois do tempo técnico e rapidamente viraram o jogo. No embalo de boas jogadas de Gasol e de rápidos contra-ataques, o esquadrão do Tennessee emplacou uma expressiva sequência de 25 pontos contra apenas dois dos rubro-negros e não só assumiu a ponta do marcador como abriu 15 pontos de frente (27 a 12).

Talentoso ala/pivô Zach Randolph fez boas jogadas no garrafão e deixou o jogo com dez pontos (NBA/Divulgação)

Talentoso ala/pivô Zach Randolph fez boas jogadas no garrafão e deixou o jogo com dez pontos (NBA/Divulgação)

No finalzinho do quarto, o Flamengo voltou a se portar bem e, com bolas de três pontos nas mãos de Gegê e Marquinhos, além de dois lances de Benite, diminuiu a desvantagem para sete pontos: 27 a 20. O bom final do primeiro período fez bem ao time brasileiro e a os atuais bicampeões do NBB voltaram com tudo para a segunda parcial.

Sem dar liberdade para o Memphis atacar e com boas tramas ofensivas organizadas por Gegê, que saiu muito bem do banco de reservas, o clube da Gávea rapidamente cortou a diferença para apenas um ponto (31 a 30), em pouco menos de quatro minutos. Na sequência, os flamenguistas até chegaram a empatar o placar (36 a 36), depois de dois tiros longos de Olivinha, mas os Grizzlies voltaram a dominar o jogo e tornaram a disparar na ponta.

Com seus principais jogadores de volta à quadra, o esquadrão norte-americano contou com boas jogadas da dupla Mike Conley e Marc Gasol e colocou uma sequência de 19 a 0 para cima dos brasileiros. No final das contas, após uma bola de três pontos de Courtney Lee no estouro do cronômetro, as equipes foram para os vestiários separadas por 21 pontos: 62 a 41 a favor dos Grizzlies.

O jogo seguiu dominado pelo Memphis na volta do intervalo. Com muitas dificuldades para atacar diante da forte defesa dos norte-americanos, o Flamengo não conseguiu igualar as ações e viu os rivais ampliarem a vantagem no placar. Pontuando bastante em contra-ataques, o Memphis Grizzlies levou a partida para o último período com 34 pontos de frente (88 a 54).

Na parcial final nada se alterou. O Flamengo até mostrou boas jogadas, mas do outro lado o time de Memphis não tirou o pé do acelerador e confirmou sua segunda vitória na pré-temporada da NBA com tranquilidade.

Confira os resultados do Flamengo na excursão pela pré-temporada da NBA:

– Flamengo 88 x 100 Phoenix Suns

– Flamengo 88 x 106 Orlando Magic

– Flamengo 82 x 112 Memphis Grizzlies