#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Chegoua hora

13-04-2018 | 05:04
Por Liga Nacional de Basquete

Após classificação de forma incrível, Minas recebe o Flamengo neste domingo para início da série quartas de final

Após classificação emocionante do Minas Tênis Clube diante do Universo/Vitória, as quartas de final terão início neste sábado (14/02). No domingo (15), às 14 horas (de Brasília), os minastenistas receberão o Flamengo, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), com transmissão ao vivo dos Canais SporTV.

Após quatro partidas de imenso equilíbrio, Vitória e Minas chegaram ao Jogo 5 nas oitavas de final. Em uma verdadeira batalha, os comandados de Flávio Espiga conseguiram um resultado histórico. Após três prorrogações, os minastenistas bateram o rubro-negro baiano, por 117 a 111, em pleno Ginásio de Cajazeiras, e agora terão que enfrentar o carioca.

O Minas trabalhou muito para estar nesta situação, esses caras treinaram pra caramba. Quero dar os parabéns ao setor de fisiologia e pesquisa do Minas, que me ajudou muito durante toda a temporada. Quero fazer uma homenagem ao Paulinho, preparador físico, que fez o pessoal aguentar três prorrogações em um jogo cinco. Essa foi dele”, declarou Flávio Espiga, técnico do Minas.

Destaque para as grandes atuações de Roquemore (32pts, 6reb e 4ast), Wesley (24pts e 3reb), Gegê (16pts, 3reb e 6ast), Jefferson Campos (14pts, 4reb e 3ast) e Audrei (13pts e 5reb).

“Sabíamos que seria uma série muito igual. Eram o oitavo e nono colocados, times com campanhas iguais e havia muita coisa em jogo nessa quinta partida. Tanto nós, quanto o Vitória, deixamos tudo em quadra nesse confronto. Foi um grande jogo, de muita emoção e decidido depois de três prorrogações. Tivemos atitude e prevaleceu a força do nosso grupo, que teve muito ‘coração’ desde o começo, jogando contra uma grande equipe, contra a torcida, na casa do adversário. Agora é descansar um pouco e aproveitar esse momento, antes de pensar no Flamengo. Vai ser uma série dura, equilibrada, e vamos com o espírito de que cada jogo é uma decisão”, afirmou Gegê, um dos destaques do Jogo 5, com 16 pontos e seis assistências.

Com direito a três prorrogações, Minas bateu o Vitória no Jogo 5 e voltou às quartas de final após oito anos (Maurícia da Matta/EC Vitória)

Na fase de classificação, o Flamengo levou a melhor sobre os mineiros nos dois turnos. No primeiro, em Belo Horizonte, vitória carioca, por 83 a 76, com boas atuações de Marquinhos (19pts, 8reb e 4ast) e Olivinha (10pts e 10reb). Já no Rio de Janeiro, placar mais elástico para o rubro-negro, por 86 a 74, novamente com ótimas contribuições de Marquinhos (28pts e 5ast) e Olivinha (15pts e 5reb).

Na fase de classificação, o retrospecto rubro-negro como visitante foi invejável. Em 14 atuações na condição, o Fla venceu 12. As únicas derrotas foram diante do Paulistano/Corpore, por 72 a 67, na estreia da equipe carioca, e contra o Sesi/Franca Basquete, por 100 a 82, também no primeiro turno.

“Chegou a hora que todo mundo quer, a hora mais difícil. O Flamengo tem uma história de muitos títulos. É o meu primeiro ano aqui e espero, no mínimo, ser campeão. Acho que isso se faz diariamente, um jogo atrás do outro. Não adianta pensar no título sem ganhar o próximo duelo, então, a minha expectativa é que a gente esteja concentrado para chegar forte para o Jogo 1″, disse Pilar, ala do Flamengo.

Presentes em todas as edições da competição, Flamengo e Minas se enfrentarão pela primeira vez nos playoffs. As equipes têm nada mais nada menos do que os dois melhores aproveitamentos nas quartas de final entre os times que seguem na disputa. Enquanto o time mineiro tem 100% de aproveitamento na fase, com dois confrontos e duas classificações, a equipe carioca vem logo atrás, com oito classificações em nove oportunidades (83,3% de aproveitamento).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Pela fase de classificação, Flamengo venceu o Minas tanto em BH quanto no RJ (Staff Images/Flamengo)