HOJE
Clima de decisão
Por Liga Nacional de Basquete
A um passo da vaga nas quartas, São José torna a receber Paulistano no “caldeirão” Lineu de Moura, nesta quarta-feira, pelo Jogo 4 da série oitavas de final
O Vale do Paraíba está em clima de decisão. Com 2 a 1 de vantagem no playoff oitavas de final da sétima edição do NBB sobre o Paulistano/Unimed, o São José/Unimed está a um passo de conquistar a vaga nas quartas de final e pode alcançar seu objetivo nesta quarta-feira (15/04), no Jogo 4 da série, no “caldeirão” Lineu de Moura, às 20 horas (de Brasília).
Depois de duas partidas em São Paulo (SP) e uma vitória para cada equipe, o time comandado pelo técnico Luiz Augusto Zanon deu um passo à frente na corrida por um lugar na segunda fase do mata-mata ao levar a melhor no terceiro duelo, diante de seu fanático torcedor no incendiado Lineu de Moura, pelo placar de 85 a 74.
Para dar um passo à frente no confronto, o esquadrão joseense contou com atuação decisiva do pivô Renan Lenz, que saiu do banco e liderou a virada da equipe da casa no terceiro quarto, autor de 13 pontos e seis rebotes. Quem também teve papel importante no triunfo da Águia do Vale foram os alas Dedé, Baxter e Betinho, com 18, 16 e 14 pontos, respectivamente.
“A série é muito igual, os times são muito parelhos, assim como o campeonato todo. A prova disso é que todos que tinham o mando de quadra perderam, tirando Franca. Ainda nos falta uma vitória. Se não ganharmos não vai adiantar nada o que fizemos. Vamos entrar no Jogo 4 com o mesmo espírito, como se estivesse 0 a 0”, comentou Betinho, do São José.

Com 2 a 1 de frente, São José pode fechar a série e avançar às quartas; Paulistano tentará levar a disputa para o Jogo 5 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)
Se no São José o clima é de decisão, no Paulistano é mais ainda, pois a situação é de vencer ou dar adeus ao campeonato. Os atuais vice-campeões do NBB, que saíram atrás na série e agora precisarão mais uma vez de uma corrida de recuperação, precisam obrigatoriamente do resultado positivo para forçar a realização do Jogo 5, que acontecerá em sua casa.
“Precisamos jogar com o emocional, pois isso influi muito, ter mais cabeça e não deixar o nervosismo tomar conta de nós por estarmos com a corda no pescoço. Somos um time que jogou sempre no Jogo 5 ano passado, a gente gosta desse tipo de situação, somos aguerridos. Vamos de cabeça erguida e vamos ganhar quarta-feira”, comentou Pilar, do Paulistano.
+Clique aqui e confira o caminho completo que as equipes percorrerão até a decisão do NBB 7
Como citou Pilar, o Paulistano viveu, na temporada passada, diversas situações de playoffs em cinco jogos e está ‘calejado’ na situação. No Campeonato Paulista 2013, a equipe do técnico Gustavo De Conti bateu a Liga Sorocabana nas quartas e o Pinheiros/SKY na semi por 3 a 2. Já no NBB 6, o time alvirrubro superou Franca nas quartas no Jogo 5 e o próprio São José na semi também por 3 a 2.
“Assim que acabou o Jogo 3 já estava pensando no que vou fazer no próximo. Agora não tem coisa mais importante na minha vida do que o jogo de quarta-feira. Ano passado passamos muitas dificuldades, todos os nossos playoffs foram com cinco jogos, desde o Paulista, todas as séries perdemos jogos em casa. Já estamos acostumados com isso”, comentou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

Paulistano, de Holloway, tentará levar a série para São Paulo novamente para decidir a vaga nas quartas em casa (Ale da Costa/Portrait)
Já a Águia do Vale está firme e forte na defesa de um tabu. Em toda sua trajetória no NBB, o São José nunca perdeu um jogo sequer de oitavas de final atuando no Ginásio Lineu de Moura e confirmou esta invencibilidade com o resultado positivo da última segunda-feira sobre o Paulistano. Até agora, são 13 partidas, com 13 triunfos joseenses no “caldeirão” em oitavas.
“A torcida tem uma importância gigantesca para nós. Só quem joga com torcida assim sabe a diferença que faz. Então, colocar quase 2.000 pessoas dentro do ginásio, jogando firme e duro como a gente tem jogado, às vezes a vitória pode até não vir, mas a gente é compensado em alguma hora”, declarou o ala da equipe joseense Betinho.
+Clique aqui e confira mais informações e curiosidades históricas sobre as oitavas de final do NBB
Se vencer a série contra os atuais vice-campeões do NBB e avançar às quartas, a Águia do Vale também estenderá outra escrita: a de nunca ter sido eliminada nas oitavas de final do NBB. Das quatro vezes em que participou da primeira fase do mata-mata, o time de São José dos Campos venceu todas, no entanto, sempre com o mando de quadra nas séries, o que não acontece nesta temporada.

Aqui não! São José nunca perdeu um jogo de oitavas de final de NBB no Lineu de Moura (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)
“Eu espero ganhar esse Jogo 4. Quero que os jogadores se concentrem no que fizemos de bom no Jogo 3 e energizar o lado físico no sentido da vitória, sem euforia e nada conquistado. Temos que ganhar mais um jogo. Pressão é motivação. Agora temos dois jogos para ganhar um, eles tem dois para ganhar dois, mas o mais importante é o próximo”, disse o técnico Zanon.
Mas caso o clube alvirrubro da capital paulista que leve a melhor no duelo desta quarta-feira, a série oitavas de final irá para o Jogo 5, que está marcado para o sábado (18/04), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), casa do Paulistano – equipe de melhor campanha na fase de classificação e dona do mando de quadra na série – às 18 horas (de Brasília).
“Minha cabeça está somente no próximo jogo. Caso não tenhamos sucesso e formos eliminados, aí sim minha cabeça desliga, mas enquanto estivermos vivos, ela estará pensando no que fazer, nas coisas erradas que fizemos e o que podemos melhorar. Esse é o espírito do nosso time e é assim que vamos para o Jogo 4”, declarou o treinador do Paulistano.
Confira o calendário completo da série válida pelas oitavas de final do NBB 7:
Paulistano/Unimed (6º) 1 x 2 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – Paulistano 75 x 76 São José
Jogo 2 – Paulistano 72 x 67 São José
Jogo 3 – São José 85 x 74 Paulistano
Jogo 4 – 15/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 5* – 18/04 (sábado), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca