#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clima de decisão

14-04-2015 | 05:37
Por Liga Nacional de Basquete

A um passo da vaga nas quartas, São José torna a receber Paulistano no “caldeirão” Lineu de Moura, nesta quarta-feira, pelo Jogo 4 da série oitavas de final

O Vale do Paraíba está em clima de decisão. Com 2 a 1 de vantagem no playoff oitavas de final da sétima edição do NBB sobre o Paulistano/Unimed, o São José/Unimed está a um passo de conquistar a vaga nas quartas de final e pode alcançar seu objetivo nesta quarta-feira (15/04), no Jogo 4 da série, no “caldeirão” Lineu de Moura, às 20 horas (de Brasília).

Depois de duas partidas em São Paulo (SP) e uma vitória para cada equipe, o time comandado pelo técnico Luiz Augusto Zanon deu um passo à frente na corrida por um lugar na segunda fase do mata-mata ao levar a melhor no terceiro duelo, diante de seu fanático torcedor no incendiado Lineu de Moura, pelo placar de 85 a 74.

+Clique aqui e confira a matéria completa da vitória do São José sobre o Paulistano no Jogo 3 da série

Para dar um passo à frente no confronto, o esquadrão joseense contou com atuação decisiva do pivô Renan Lenz, que saiu do banco e liderou a virada da equipe da casa no terceiro quarto, autor de 13 pontos e seis rebotes. Quem também teve papel importante no triunfo da Águia do Vale foram os alas Dedé, Baxter e Betinho, com 18, 16 e 14 pontos, respectivamente.

“A série é muito igual, os times são muito parelhos, assim como o campeonato todo. A prova disso é que todos que tinham o mando de quadra perderam, tirando Franca. Ainda nos falta uma vitória. Se não ganharmos não vai adiantar nada o que fizemos. Vamos entrar no Jogo 4 com o mesmo espírito, como se estivesse 0 a 0”, comentou Betinho, do São José.

Com 2 a 1 de frente, São José pode fechar a série e avançar às quartas; Paulistano tentará levar a disputa para o Jogo 5 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Com 2 a 1 de frente, São José pode fechar a série e avançar às quartas; Paulistano tentará levar a disputa para o Jogo 5 (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

Se no São José o clima é de decisão, no Paulistano é mais ainda, pois a situação é de vencer ou dar adeus ao campeonato. Os atuais vice-campeões do NBB, que saíram atrás na série e agora precisarão mais uma vez de uma corrida de recuperação, precisam obrigatoriamente do resultado positivo para forçar a realização do Jogo 5, que acontecerá em sua casa.

“Precisamos jogar com o emocional, pois isso influi muito, ter mais cabeça e não deixar o nervosismo tomar conta de nós por estarmos com a corda no pescoço. Somos um time que jogou sempre no Jogo 5 ano passado, a gente gosta desse tipo de situação, somos aguerridos. Vamos de cabeça erguida e vamos ganhar quarta-feira”, comentou Pilar, do Paulistano.

+Clique aqui e confira o caminho completo que as equipes percorrerão até a decisão do NBB 7 

Como citou Pilar, o Paulistano viveu, na temporada passada, diversas situações de playoffs em cinco jogos e está ‘calejado’ na situação. No Campeonato Paulista 2013, a equipe do técnico Gustavo De Conti bateu a Liga Sorocabana nas quartas e o Pinheiros/SKY na semi por 3 a 2. Já no NBB 6, o time alvirrubro superou Franca nas quartas no Jogo 5 e o próprio São José na semi também por 3 a 2.

“Assim que acabou o Jogo 3 já estava pensando no que vou fazer no próximo. Agora não tem coisa mais importante na minha vida do que o jogo de quarta-feira. Ano passado passamos muitas dificuldades, todos os nossos playoffs foram com cinco jogos, desde o Paulista, todas as séries perdemos jogos em casa. Já estamos acostumados com isso”, comentou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

Holloway, do Paulistano

Paulistano, de Holloway, tentará levar a série para São Paulo novamente para decidir a vaga nas quartas em casa (Ale da Costa/Portrait)

Já a Águia do Vale está firme e forte na defesa de um tabu. Em toda sua trajetória no NBB, o São José nunca perdeu um jogo sequer de oitavas de final atuando no Ginásio Lineu de Moura e confirmou esta invencibilidade com o resultado positivo da última segunda-feira sobre o Paulistano. Até agora, são 13 partidas, com 13 triunfos joseenses no “caldeirão” em oitavas.

“A torcida tem uma importância gigantesca para nós. Só quem joga com torcida assim sabe a diferença que faz. Então, colocar quase 2.000 pessoas dentro do ginásio, jogando firme e duro como a gente tem jogado, às vezes a vitória pode até não vir, mas a gente é compensado em alguma hora”, declarou o ala da equipe joseense Betinho.

+Clique aqui e confira mais informações e curiosidades históricas sobre as oitavas de final do NBB

Se vencer a série contra os atuais vice-campeões do NBB e avançar às quartas, a Águia do Vale também estenderá outra escrita: a de nunca ter sido eliminada nas oitavas de final do NBB. Das quatro vezes em que participou da primeira fase do mata-mata, o time de São José dos Campos venceu todas, no entanto, sempre com o mando de quadra nas séries, o que não acontece nesta temporada.

Labbate, do Paulistano, e Renan Lenz e Caio Torres, do São José

Aqui não! São José nunca perdeu um jogo de oitavas de final de NBB no Lineu de Moura (Arthur Marega Filho/São José Desportivo)

“Eu espero ganhar esse Jogo 4. Quero que os jogadores se concentrem no que fizemos de bom no Jogo 3 e energizar o lado físico no sentido da vitória, sem euforia e nada conquistado. Temos que ganhar mais um jogo. Pressão é motivação. Agora temos dois jogos para ganhar um, eles tem dois para ganhar dois, mas o mais importante é o próximo”, disse o técnico Zanon.

Mas caso o clube alvirrubro da capital paulista que leve a melhor no duelo desta quarta-feira, a série oitavas de final irá para o Jogo 5, que está marcado para o sábado (18/04), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), casa do Paulistano – equipe de melhor campanha na fase de classificação e dona do mando de quadra na série – às 18 horas (de Brasília).

“Minha cabeça está somente no próximo jogo. Caso não tenhamos sucesso e formos eliminados, aí sim minha cabeça desliga, mas enquanto estivermos vivos, ela estará pensando no que fazer, nas coisas erradas que fizemos e o que podemos melhorar. Esse é o espírito do nosso time e é assim que vamos para o Jogo 4”, declarou o treinador do Paulistano.

Confira o calendário completo da série válida pelas oitavas de final do NBB 7:

Paulistano/Unimed (6º) 1 x 2 São José/Unimed (11º)
Jogo 1 – Paulistano 75 x 76 São José
Jogo 2 – Paulistano 72 x 67 São José
Jogo 3 – São José 85 x 74 Paulistano
Jogo 4 – 15/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 5* – 18/04 (sábado), às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo

*Se necessário