#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com confiança

Fortaleza B. C. / CFO FOR 81
x
88 Flamengo FLA
25
1ºQ
X
23
14
2ºQ
X
24
18
3ºQ
X
17
24
4ºQ
X
24

Ginásio Paulo Sarasate

3 de abril de 2014

Fora de casa, líder Flamengo segura reação do Basquete Cearense e encerra participação na fase de classificação com 26 vitórias na conta

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
81
X
88
81
PTS
88
7
A3C
15
28
A2C
16
4
LLC
11
42
RT
37
18
ASS
22

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Foram 26 vitórias e apenas seis derrotas. Definitivamente a fase de classificação do Flamengo foi de encher os olhos. E nesta quinta-feira, a equipe do Rio de Janeiro fechou sua participação na primeira fase da temporada 2013/2014 do NBB com chave ouro, ao bater o SKY/Basquete Cearense, fora de casa, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), por 88 a 81.

O destaque rubro-negro ficou por conta do ala Marcelinho Machado, que registrou 20 pontos e três assistências, seguido pelo jovem armador Gegê, que beirou um duplo-duplo ao anotar 17 pontos e nove assistências. Pelo lado nordestino, os maiores pontuadores foram o ala norte-americano Nick Williams, responsável por 20 pontos, e o ala/pivô Felipe Ribeiro, autor de um duplo-duplo de 17 e dez rebotes.

Agora, os líderes do NBB, classificados direto às quartas de final, terão uma pausa de aproximadamente um mês até realizarem sua primeira partida das Finais, contra o vencedor do duelo entre o 8º e o 9º colocado, Paschoalotto/Bauru e o próprio SKY/Basquete Cearense, respectivamente, série que terá início na próxima quarta-feira (09/04), no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas (de Brasília).

O início de jogo foi de superioridade do Flamengo, porém, o Basquete Cearense seguiu sempre na cola dos visitantes no placar. Mas quando o cronômetro apontou três minutos para o fim do primeiro quarto, os nordestinos viraram o placar, com boa participação dos norte-americanos Nick Williams e DeVon Hardin, e encerraram a parcial inicial do confronto na frente, por 25 a 23.

Mas a história do jogo mudou na segunda etapa. Ao começar o período fazendo 7 a 0, os cariocas retomaram a ponta do placar, e a partir daí, a vantagem não saiu mais das mãos rubro-negras. Com o jovem armador Gegê quente nas bolas de 3 pontos, o clube da Gávea fechou a primeira metade do encontro levando a melhor por 47 a 39.

O terceiro período foi truncado, mas apesar deste cenário, o Basquete Cearense foi pra cima e chegou a cortar o prejuízo para sete pontos (52 a 45). Porém, o Flamengo contou com mão quente do ala Marquinhos para ampliar ligeiramente sua vantagem e caminhar para o último quarto na frente por nove pontos (66 a 57).

Os cariocas começaram a parcial final administrando bem o resultado e mantendo a diferença na casa dos dez pontos. Porém, assim como na etapa anterior, os representantes da Região Nordeste não jogaram a toalha e foram à luta. Orquestrada por Felipe Ribeiro e Jimmy, o time de Fortaleza chegou a reduzir a diferença para apenas quatro pontos e colocar fogo no jogo (83 a 79), com pouco mais de um minuto para o fim.

Mas no ataque seguinte, Marcelinho Machado jogou um balde de água fria na reação do Basquete Cearense ao converter uma bola de 3 pontos e ampliar a diferença novamente para sete pontos (86 a 79). Os donos da casa até fizeram mais dois pontos, de novo com Felipe, e cortaram o prejuízo para cinco tentos (86 a 81), porém, Marcelinho novamente apareceu, sofreu uma falta e acertou os dois lances livres que deram números finais à bela vitória do líder Flamengo no fechamento da fase de classificação.