#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Com autoridade

Flamengo FLA 98
x
64 Coop/São José Basketball SJO
21
1ºQ
X
18
22
2ºQ
X
17
29
3ºQ
X
10
26
4ºQ
X
19

Tijuca Tênis Clube

5 de maio de 2015

Liderado por Marquinhos, Flamengo tem 2º tempo arrasador, bate São José com folga no Jogo 5 e garante classificação para as semifinais do NBB 7

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
98
X
64
98
PTS
64
12
A3C
2
28
A2C
25
6
LLC
8
37
RT
28
22
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Flamengo está nas semifinais do NBB 7. Na noite desta terça-feira, a equipe carioca não deu chances ao São José/Unimed no Jogo 5 da série válida pelas quartas de final e se garantiu pela sétima vez em sete anos entre os quatro melhores do maior campeonato de basquete do país. Com um segundo tempo arrasador (55 a 29), o time carioca venceu o duelo decisivo por tranquilos 98 a 64 e agora terá o Winner/Limeira pela frente.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o time carioca foi para o intervalo com oito pontos de frente (43 a 35). Porém foi no terceiro quarto que a equipe rubro-negra garantiu seu triunfo. Depois de passar em branco nos 20 minutos inicias, Marquinhos voltou dos vestiários com a mão quente, marcou incríveis 20 pontos no período e a diferença no placar subiu para 27 pontos (72 a 45). Na parcial final, o clube da Gávea não diminuiu o ritmo e assegurou a classificação para as semifinais com folga.

“Foram dois tempos distintos. Não estava tão bem no primeiro tempo, mas o time estava indo bem. Mas no segundo tempo eu vim melhor e mais confiante. Consegui pegar o ritmo e depois que mão esquentou engatei uma boa sequência. Estou muito feliz por essa vitória, mas queremos mais”, disse Marquinhos.

Além de Marquinhos, que ainda marcou mais seis pontos no último quarto e totalizou 26 pontos, o Flamengo ainda contou com bons desempenhos dos argentinos Herrmann, autor de 20 pontos, e Laprovittola, com 14 pontos e nove assistências. Com um duplo-duplo de 13 pontos e dez rebotes, Meyinsse também se destacou. Pelo São José, o destaque ficou por conta do pivô Caio Torres, responsável por 14 pontos.

Agora, nas semifinais, o Flamengo terá o Winner/Limeira pela frente. O duelo terá início no próximo sábado, às 16 horas (de Brasília), no Ginásio Vô Lucato, no interior do Estado de São Paulo. Todas as partidas das semifinais terão transmissão ao vivo dos canais SporTV.

“Limeira vem fazendo uma grande campanha e terá o mando de quadra. Sabemos que será uma série muito difícil, já que Limeira tem grandes jogadores, como Nezinho, Jackson e Ramon. A partir de amanhã já vamos focar nesse confronto para tentar neutralizar as principais armas deles. Vamos com tudo para beliscar uma vitória lá em Limeira”, analisou o cestinha Marquinhos.

O jogo

O primeiro quarto foi intenso e dinâmico do início ao fim. Atuando com muita intensidade, o Flamengo contou com uma boa sequência de contra-ataques finalizados por Olivinha e largou na frente (8 a 3). No embalo de bons aproveitamentos de Baxter e Caio Torres, o São José rapidamente igualou as ações e chegou a virar o jogo (18 a 16). Porém os visitantes ficaram pouquíssimo tempo na liderança. Com uma sequência de 5 a 0 no minuto final, o time carioca retomou a ponta do marcador e fechou o período inicial com 21 a 18 de frente.

Uma “chuva” de bolas de três pontos. Foi assim que o Flamengo iniciou a segunda parcial. Os argentinos Herrmann, por duas vezes, Laprovittola, acertaram seguidos tiros de longa distância, levaram a vantagem dos donos da casa para oito pontos (30 a 22) e obrigaram o técnico rival Luiz Zanon a parar o jogo. Depois do pedido de tempo técnico de seu treinador, o São José passou a atacar com mais tranquilidade e, com destaque para Caio, passou a ter boa produção. Mas, do outro lado, Herrmann e Laprovittola seguiram muito bem e o time carioca foi para os vestiários ainda na frente por oito pontos (43 a 35).

Na volta dos vestiários, o Flamengo dominou completamente o jogo e deslanchou. Para isso, a equipe contou com o talento de Marquinhos. Até então zerado no jogo, o camisa 11 deu show e marcou expressivos 20 pontos no terceiro período, com direito a quatro bolas certeiras de longa distância, e comandou a alta produção rubro-negra. Enquanto isso, São José encontrou muitas dificuldades para pontuar diante da forte defesa dos flamenguistas. Desta maneira, a diferença no placar rapidamente subiu e, após vencer a parcial por 29 a 10, os anfitriões levaram o jogo para o último quarto com tranquilos 27 pontos de frente: 72 a 45.

Depois de “passar o carro” no terceiro quarto, o Flamengo não diminuiu o ritmo e aumentou ainda mais a vantagem no placar antes de confirmar a vitória. Marquinhos seguiu com a mão quente, Herrmann voltou a aparecer bem e a torcida rubro-negra fez a festa nas arquibancadas do Ginásio do Tijuca Tênis Clube.