#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Começou bem

04-06-2014 | 12:29
Por Liga Nacional de Basquete

No dia em que assumiu a presidência do Franca, Paulo Nocera anuncia permanências de Léo, Lucas, Jhonatan, Figueroa e Antônio para a próxima temporada

Nocera (ao centro) anunciou importantes renovações logo no discurso de sua posse (Newton Nogueira/Divulgação)

Nocera (ao centro) anunciou importantes renovações logo no discurso de sua posse (Newton Nogueira/Divulgação)

O primeiro dia do mandato de Paulo Nocera foi de alegria para a torcida do Franca Basquete. Nesta terça-feira, o novo presidente assumiu a posse do esquadrão do interior paulista e anunciou a renovação do contrato de cinco importantes peças para a próxima temporada: o armador argentino Juan Figueroa, os alas Léo Meindl, Jhonatan e Antônio e o ala/pivô Lucas Mariano.

Léo seguirá atuando em Franca por mais uma temporada (Newton Nogueira/Divulgação)

Léo seguirá atuando em Franca por mais uma temporada (Newton Nogueira/Divulgação)

Formados nas categorias de base da equipe e nascidos na cidade de Franca, os jovens Léo, Lucas e Antônio seguirão atuando “em casa”. Por sua vez, Figueroa e Jhonatan irão para a terceira temporada defendendo as cores do time do interior do Estado de São Paulo – ambos chegaram ao time antes da edição 2012/2013 do NBB.

“Fico muito feliz em poder atuar mais uma temporada em Franca. Nasci e cresci aqui e meu sonho sempre foi poder jogar e dar alegrias para a cidade. Conversei com os diretores e com o Lula e eles fizeram questão que eu ficasse mais uma temporada, e juntamente com a minha vontade chegamos em um acordo”, disse Léo Meindl.

“Vai ser muito importante continuar jogando por franca, pois tenho meus familiares que me dão forças e uma comissão técnica e física muito empenhada, que me ajuda a crescer cada ano que passa. Com o amadurecimento de alguns jogadores e algumas contratações vamos estar na briga por títulos”, completou o camisa 23 francano.

Dos cinco atletas renovados, apenas Antônio não terminou o NBB 2013/2014 como titular. Os outros quatro jogadores foram utilizados com frequência por Lula Ferreira no quinteto inicial e seguirão na equipe francana para as disputas do Campeonato Paulista 2014 e do NBB 2014/2014.

“Garantimos a permanência de jogadores importantes para nossa equipe, sempre com a orientação do técnico Lula Ferreira. A montagem do elenco está sendo feita com muito cuidado, pensando na tradição e grandeza do basquete francano. Esperamos trazer boas novidades em breve”, afirmou Paulo Nocera.

Time francano seguirá contando com jogadas entre Figueroa e Lucas no próximo NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Time francano seguirá contando com jogadas entre Figueroa e Lucas no próximo NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Titular durante toda a sexta edição do NBB, Lucas, de 20 anos, fechou a temporada 2013/2014 como o segundo maior pontuador da equipe, atrás apenas do pivô Paulão Prestes, seu companheiro de garrafão,  com média de 12,8 pontos por jogo, e ainda somou 3,8 rebotes por partida.

Quem também viveu um bom ano foi Léo. Eleito o Melhor Sexto Homem do NBB 2012/2013, o ala, de 21 anos, se firmou na formação inical da equipe francana e teve grandes atuações durante a temporada. No total, o jogador entrou em quadra em 38 partidas e foi o terceiro maior cestinha do time, com média de 11,9 tentos por partida.

Logo atrás da dupla de garotos, Jhonatan apareceu como o quarto maior pontuador do time na sexta edição do NBB, com 10,6 pontos por jogo, além de apanhar em média 3,8 rebotes por duelo. Por sua vez, Figueroa foi o grande “maestro” francano durante a competição e encerrou sua participação como o sétimo melhor no ranking de assistências de todo o campeonato nacional, com 5,3 passes decisivos por partida.

Enquanto isso, o mais novo entre todos os renovados, Antônio integra o elenco francano há duas temporadas e passou a ter bom tempo de quadra na reta final da fase de classificação e nos playoffs. O ponto alto do jovem jogador, de 20 anos, foi a boa participação no quinto e decisivo jogo das oitavas de final, frente ao Unitri/Magazine Luiza, em que anotou 11 pontos e foi importante para a classificação dos paulistas.

Além do quinteto, a equipe francana já havia confirmado a permanência do técnico Lula Ferreira. O contrato do treinador foi renovado por dois anos.

Um dos "queridinhos" da torcida francana, Jhonatan irá para sua terceira temporada na equipe (Newton Nogueira/Divulgação)

Um dos “queridinhos” da torcida francana, Jhonatan irá para sua terceira temporada na equipe (Newton Nogueira/Divulgação)