HOJE
Como o Francavirou esse jogo?
Por Liga Nacional de Basquete
Após duro baque no primeiro quarto, Franca se recupera e vira de maneira incrível para cima do Flamengo; entenda como aconteceu
Começar um jogo de Finais vendo o adversário abrir 17 pontos logo no primeiro quarto em plena sua casa, sem dúvidas, é um baque muito grande. No entanto, isso não foi problema para o Sesi Franca Basquete.
Depois de perder o primeiro período por largos 32 a 15 – a maior diferença de um quarto na história das Finais do NBB CAIXA – em pleno Ginásio Pedrocão, a equipe reagiu de maneira incrível e mudou a história do Jogo 3, que terminou com vitória francana, por 77 a 71.
+Estatísticas, fotos e vídeos do Jogo 3: Franca 77 x 71 Flamengo
“Foi a atitude. Entramos mole, o Flamengo veio duro, e sabíamos que seria assim. No momento em que mudamos a atitude e todos entenderam o que era para ser feito, o que combinamos na sexta-feira, as coisas dão certo, é só cumprir o que foi combinado. Somos uma família e, quando todo mundo se junta, sabendo da sua função, nós vencemos”, disse Lucas Dias.
“Não começamos o jogo bem, muito longe do que fizemos no Jogo 2, mas a torcida nos apoiou desde o primeiro minuto. Eles (torcedores) fizeram uma grande festa e não desistiram da gente em momento algum. Isso é Franca”, concluiu o ala/pivô, que foi autor de um duplo-duplo de 18 pontos e dez rebotes na partida.
No primeiro período, o Flamengo imprimiu um ritmo alucinante e tomou conta das ações dos dois lados da quadra. Além disso, a mão estava calibradíssima. Foram sete bolas de 3 pontos convertidas em dez arremessadas (70% de aproveitamento), o que lhes rendeu uma larga vantagem de 17 pontos.
Até essa bola do armador Davi Rossetto, praticamente do meio da quadra, caiu no estouro do cronômetro. Essa foi para fechar a parcial com chave de ouro para os rubro-negros…
A recuperação francana depois do desastroso primeiro quarto veio logo na parcial seguinte. Mais intensa, a equipe do técnico Helinho Garcia contou com o brilho do armador Alexey, que saiu do banco e fez 11 pontos em 11 tentados e liderou a vitória do time no segundo quarto por 24 a 10.
+Alexey fatura pela 2ª vez seguida o prêmio de MVP da Galera, oferecido pela Budweiser
“A gente precisava de serenidade no ataque, sem perder a agressividade, e ser agressivo na defesa, sem cometer muitas faltas. Esse era o desafio. Os jogadores tiveram um empenho e uma personalidade incríveis. Tivemos um mérito grande nos rebotes, tanto de defesa quanto de ataque, para dar o segundo passo e ficar a uma vitória do título”, disse o técnico Helinho Garcia.
Depois de ir para o intervalo perdendo por apenas três pontos (42 a 39), o Franca seguiu pressionando e, empurrado por sua torcida, conseguiu liderar o placar pela primeira vez desde o primeiro ataque da partida somente restando 02:10 para acabar o terceiro período (55 a 54).
David Jackson virando o jogo para o @FrancaBasquete! 💥#FRAxFLA pic.twitter.com/xXmbfaQLF5
— NBB CAIXA (@NBB) May 25, 2019
Com a liderança do marcador nas mãos, a equipe da casa soube segurar a vantagem, mesmo com incessante pressão dos rubro-negros, que chegaram a virar o jogo na metade do último quarto. No final, vitória francana por 77 a 71 e uma festa incrível no Ginásio Pedrocão.
“Ganhar do Flamengo já é muito bom, ganhar com essa virada é sensacional. É muito importante, nos dá confiança. Mas como disse para eles, demos apenas o segundo passo, precisamos do terceiro passo para sermos campeões”, acrescentou o técnico do Franca, Helinho Garcia.
Fazendo um balanço geral da partida, constata-se que a defesa, sem dúvidas, fez a diferença para o Franca mudar a história do duelo. A equipe sofreu 32 pontos só no primeiro período, enquanto, sofreu 39 pontos nos três períodos seguintes.
“A defesa foi fundamental. Na hora que percebemos o que estávamos errando tivemos maturidade suficiente para fazer as coisas certas para reverter a desvantagem e sair com essa vitória que foi muito importante para nós”, analisou Lucas Dias.

Lucas Dias, grande destaque do Franca, apontou a importância da defesa para a mudança de cenário (Fotojump/LNB)
Agora, com 2 a 1 de vantagem, o Franca terá sua primeira chance de conquistar o título do NBB CAIXA no próximo sábado (01/06), no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, às 14h30, com transmissões ao vivo pela Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB CAIXA, este que ainda apresenta programetes de pré e pós-jogo de todas as partidas das Finais, com oferecimento da Budweiser.
“Sabemos que não acabou nada, só é campeão quem vencer três jogos. O Jogo 4 no Rio será o mais importante. Não podemos cometer os mesmos erros que cometemos hoje. Temos que mudar a atitude que tivemos no início da partida para o próximo sábado, pois será uma grande decisão”, ponderou Lucas Dias.
“Vamos pensar em um jogo de cada vez. Nosso foco agora é ir para o Rio buscar a terceira vitória e, consequentemente, o título. Sabemos das dificuldades, mas esse é um grande desafio, muito bom para nossa equipe, que assume e encara todos os desafios que tem pela frente de peito aberto”, finalizou o técnico Helinho Garcia.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca